Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o crítico de cinema Rubens Edwald Filho, aos 74 anos de idade


O jornalista e crítico de cinema Rubens Edwald filho faleceu no dia de 19 de junho, aos 74 anos de idade.

Nascido na cidade de Santos, Rubens se formou pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e começou a despontar como crítico de cinema a partir da década de 70, tendo colaborado com diversos veículos de comunicação impressos e televisivos.

Autor de uma vasta bibliografia, tornou-se uma das maiores referências cinematográficas brasileiras. Desde 1985 também é comentarista da entrega anual do Oscar.

Pouca gente sabe, mas o jornalista também é dramaturgo e trabalhou ocasionalmente como ator. Além de ter escrito o roteiro de filmes como A Árvore dos Sexos (1977) e Elas São do Baralho (1977), ele também é autor de novelas. Junto com Silvio de Abreu, escreveu o roteiro de Éramos Seis (1977), novela exibida pela TV Tupi. Em 1994, quando a obra ganhou um remake no SBT, Rubens ganhou um Troféu Imprensa e um prêmio da APCA (Associação Paulista de Criticos de Arte) pela readaptação da obra. 

Ele também é o autor da novela Gina (1978), exibida pela Rede Globo em 1978, e de Drácula, Uma História de Amor (1980), última novela da TV Tupi. Com o fechamento da emissora, em 21 de julho de 1980, a novela saiu do ar, após ter apenas quatro capítulos exibidos. Três dias depois do fim da emissora, a novela foi levada ao ar pela TV Bandeirantes, agora reescrita com o nome Um Homem Muito Especial (1980), com praticamente o mesmo elenco.


Como ator, Rubens estreou no filme A Herança (1970), e participou de obras como Independência Ou Morte (1972) e o polêmico Amor Estranho Amor (1982), com a apresentadora Xuxa, em começo de carreira.

 Rubens Edwald Filho (ao lado de Tarcisio Meira), em Amor, Estranho Amor

Rubens Edwald Filho estava internado desde o dia 28 , quando sobreu um desmaio. Ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Samaritano, onde passou por um tratamento cardiólogico e das fraturas decorrentes da queda.


Rubens Ewald Filho é internado em estado grave em São Paulo
Jornal Tribuna 2ª Edição

00:00/00:23

Postar um comentário

0 Comentários