Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre Dick Dale, o "rei da surf music", aos 81 anos de idade


Dick Dale, considerado pela revista Rolling Stones um dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos morreu no dia 16 de março, aos 81 anos de idade. Líder da banda "Dick Dale and His Del Tones", ele é mais conhecido pelas novas gerações de cinéfilos como o autor de Misirlou, que faz parte da trilha sonora de Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994), de Quentin Tarantino. A música também foi usada como base para a música Pump It, do conjunto Black Eyed Peas.


Richard Anthony Monsour nasceu em Boston, Massachussets, em 04 de maio de 1937. Ele aprendeu piano aos 09 anos de idade, e aprendeu a tocar guitarra sozinho, sendo um dos pioneiros da surf music, antes de bandas como os Beach Boys. Sendo por isto, aclamado como o criador deste gênero musical.



Ele foi o pioneiro no uso de efeitos de reverberação portáteis, criando uma assinatura sonora para instrumentais de surf, dando a nítida sensação de que a música flui em ondas, como se estivesse a surfar pelo ar. Em 2004, foi considerado o 74º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Em 1960 Dale apareceu imitando Elvis Presley em Adorável Pecadora (Let's Make Love, 1960), ao lado de Marilyn Monroe.

 Dick Dale e Marilyn Monroe em Adorável Pecadora

Seu estilo musical era perfeito para os filmes da "turma da praia", e ele, com sua banda, apareceram tocando em filmes como Swingin' Affair (1963), A Praia dos Amores (Beach Party, 1963) e Quanto Mais Músculos Melhor (Muscle Beach Party, 1969). Os dois últimos estrelados pela dupla Annette Funicello e Frankie Avalon.

 Jody McCrea, Dick Dale, Joh Ashley, Frankie Avalon e Annette Funicello
em Quanto Mais Músculos Melhor

Com a explosão do rock britânico, o gênero perdeu força, e o artísta parou de gravar em 1965. Na década de 80 ele reencontrou Annette e Avalon no filme De Volta à Praia (Back to the Beach, 1987). Dale ainda atuaria nos filmes The Treasure (1990) e No Calor do Verão (Local Boys, 2002).

Com a inclusão de Misirlou nos filme de Tarantino, ele voltou a fazer shows na década de 90, continuando até poucos anos atrás. Embora Dick Dale tenha anunciado sua aposentadoria em 2015, devido a problemas de saúde, ele voltou a fazer shows até 2018.

O guitarrista tinha diversos problemas de saúde, como diabetes, problemas renais e na coluna. Em 2018 ele declarou que também estava com câncer.  Dick Dale faleceu em 16 de março de 2019, aos 81 anos de idade. Sua morte foi confirmada pelo baixista Sam Bolle, que tocava com ele nos últimos anos.

Dick Dale em 2018

Curta nossa página no Facebook


Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários