Morreu no dia 13 de fevereiro o oficial inglês Richard Churchill, aos 99 anos de idade. Churchill era o último dos sobreviventes da fuga do campo de concentração de Stalag Luft III, considerado pela Luftwaffe como o mais seguro do gênero.
Richard e os outros prisioneiros de origem militar, considerados as maiores ameaças ao regime nazista, organizaram em 1944, um plano para cavarem um túnel para a fuga de todos os 250 prisioneiros do campo. Porém, cálculos errados, e a claustrofobia de um prisioneiro impediu a fuga de todos, e apenas 76 conseguiram escapar. Mas 50 dos homens que fugiram, foram abatidos pelos nazistas, e 11 recapturados. Richard fazia parte do grupo de 15 homens que conseguiram fugir.
Richard Churchill, após o fim da guerra, mostrando o túnel por onde eles fugiram
A história foi contada em um livro escrito por Paul Brickhill e inspirou o filme Fugindo do Inferno (The Great Escapade, 1963), protagonizado por Steve McQueen e dirigido por John Sturges.
O filme foi romanceado, e os nomes dos personagens foram alterados, e muitos deles eram mesclas de diversos prisioneiros. Embora nos créditos da obra indiquem que "é uma história verídica, ainda que os personagens representem pessoas
reais, e o tempo e lugares comprimidos, todos os detalhes da fuga são
exatamente como ocorreram".
Cena do filme Fugindo do Inferno
O filme valoriza a participação dos prisioneiros norte-americanos, mas não havia nenhum americano na fuga original, pois eles haviam sidos separados e enviados a outro campo. A perseguição de moto, com Steve McQueen, também não aconteceu. Ela foi incluída a pedido do ator.
A pedido dos sobreviventes, alguns detalhes foram omitidos, como a ajuda dos países dos prisioneiros, que enviaram mapas e ferramentas escondidas para auxiliarem na fuga. Ao final do filme, ele é dedicado "à memória dos 50".
Em 2007 os 7 últimos sobreviventes da grande fuga se reuniram em Stalag. Com a morte de Richard Churchill, todos eles agora são história.
Alguns dos sobreviventes, de volta a Stalag Luft III
Richard Churchill, aos 99 anos
Leia também: Curt Lowens, o ator que salvou crianças do Holocausto
0 Comentários