Nicolas Roeg, diretor de O Homem que Caiu na Terra e Convenção das Bruxas, morre aos 90 anos


Morreu no dia 23 de novembro, aos 90 anos, o cineasta e diretor de fotografia Nicolas Roeg.

Nicolas Jack Roeg nasceu em 15 de agosto de 1928, em Londres, Inglaterra.

Roeg estreou no cinema como câmera no filme Londres à Meia-Noite (Calling Bulldog Drummond, 1951), uma produção feita pelos estúdios ingleses da MGM. Após alguns anos trabalhando no estúdio, chamou a atenção do diretor David Lean, que o contratou como assitente de direção de fotografia de Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962), clássico estrelado por Peter O'Toole. Lean ficou contente com o seu trabalho, e o chamou para ser o diretor de fotografia de Dr. Jivago (Dr. Zhivago, 1965), mas ele e Lean se desentenderam durante as filmagens, e Nicolas Roeg foi demitido após filmar algumas cenas.

Em 1970 Roeg já era um veterano no cinema quando estreou na direção em Performance (Idem, 1970), filme estrelado pelo cantor Mick Jagger e Anita Pallenberg. A Warner Bros. ficou chocada quando viu o filme, repleto de cenas de sexo e violência, e seguraram seu lançamento durante anos.

Roeg então foi trabalhar na Austrália, onde fez A Longa Caminhada (Wakabaut, 1971). Na Inglaterra, dirigiu Inverno de Sangue em Veneza (Don't Look Now, 1973), estrelado por Julie Christie e Donald Sutherland fez grande sucesso mundial.

Novamente dirigindo um astro do rock, realizou O Homem Que Caiu na Terra (The Man Who Fell to Earth, 1976). Durante as filmagens de Bad Timing - Contratempo (Bad Timing, 1980), conheceu a atriz Theresa Russell, protagonista da obra, com que viria a se casar. Ela atuaria nos filmes subsequentes do diretor.

 Nicolas Roeg dirigindo David Bowie em O Homem Que Caiu na Terra

Seus filmes, geralmente com uma abordagem fragmentada e uma narrativa desconexas não agradaram a crítica, e ele teve problemas de distribuição e financiamentos. Apenas o filme Convenção das Bruxas (The Witches, 1990), estrelado por Anjelica Huston, conseguiria fazer sucesso comercial novamente.

 Anjelica Huston em Convenção das Bruxas

O último trabalho de Nicolas Roeg foi o documentário The Film That Buys the Cinema (2014).


Leia também: O galã Bradford Dillman

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube


0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil