Atriz Zienia Merton, de Espaço: 1999, morre aos 72 anos


A atriz Zienia Merton, que interpretou a doce a doce analista de sistemas Sandra Benes na série Espaço: 1999 (Space: 1999, 1975-1977) faleceu no dia 14 e setembro, aos 72 anos de idade.
 
Nascia em Myanmar (Burma), em 11 de dezembro de 1945, Zienia era filha de um inglês com uma nativa de Myanmar. Ela foi educada entre Bornéu, Singapura e Portugal, onde terminou seus estudos. Depois mudou-se para à Inglaterra, onde cursou a  escola Arts Education Trust, em Hertfordshire.
 
Ela estreou no cinema na ficção científica inglesa Masters of Vênus (1962), mas só começou a ganhar destaque no papel de Ping-Cho na série Doctor Who, que interpretou no ano de 1964.

Em Doctor Who

Em seguida atuou nos filmes ingleses Catch Us If You Can (1965) e Help! (Idem, 1965), o grande sucesso cinematográfico estrelados pelos Beatles. Ao lado de Gregory Peck atuou em A Grande Ameaça (The Chairman, 1969).

Com Gregory Peck em A Grande Ameaça
 
Também atuou em filmes como O Mundo dos Aventureiros (The Adventurers, 1970) e nas minisséries The Six Wives of Henry VIII  (1970) e Casanova (1971), ambas produzidas pela BBC.
 
Mas seu maior sucesso veio quando ingressou na série Espaço: 1999 (Space: 1999, 1975-1977), criada por Gerry e Sylvia Anderson, os criadores de Thunderbirds. Martin Landau e Barbara Bain (vindos de Missão Impossível, e casados na época) eram os astros da série.
 
 
Apesar do sucesso, o custo da série era alta, e cortes foram feitos na segunda temporada, o que acabou refletindo na audiência, fazendo a série ser cancelada.
 
Durante a série, o elenco se reuniu em dois longas metragens, derivados da mesma. São eles: Ataque Alienígena (Alien Attack, 1976) e Jornada Através do Sol Negro (Journey Through the Black Sun, 1976). Mesmo com o fim da série, ainda foram feitos dois telefilmes com os mesmos personagens, Destino Base Lunar (Destination Moonbase-Alpha, 1978) e A Princesa Cósmica (Cosmic Pincess, 1982). Em todos eles, Zienia Merton vestiu o uniforme de Sandra Benes.
 
Nos anos seguinte a atriz continuou atuando, geralmente fazendo participações especiais em séries de televisão.  Ela também atuou em filmes como O Céu na Terra (Heaven on Earth, 1998) e Mente Comigo (Lie With Me, 2004), este último estrelado por Andrew Lincoln, que mais tarde ficaria famoso como o Rick em The Walking Death.
 
Seu último trabalho como atriz foi na série Bruxos vs. Aliens (Wizards vs. Aliens) em 2013.
 
Em Bruxos vs. Aliens
 
Zienia Merton em foto recente
 
Elenco de Espaço: 1999. Da esquerda para a direita: Barry Morse (sentado), Nick Tate, Barbara Bain, Martin Landau, Prentis Hancock (sentado), Zienia Merton e Clifton Jones.
 
Zienia Merton faleceu em 14 de setembro de 2018, e sua morte foi divulgada nas redes sociais por seu agente Barry Langford, que não divulgou detalhes da causa de sua morte.
 
Leia também: O galã Bradford Dillman
 
Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

1 comentário:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil