Eugenia Clinchard, a estrela mirim dos primórdios do cinema e avó de Rebecca de Mornay


Eugenia Clinchard nasceu na Califórnia em 05 de julho de 1904. Aos três anos de idade começou a trabalhar em espetáculos de Vaudeville.




Um dia o ator Broncho Billy Anderson viu sua apresentação, e a contratou para atuar em seus filmes. Broncho Billy foi um ator, cineasta, roteirista e produtor da era do cinema mudo. Atuou em mais de 500 filmes e foi o primeiro artista a ter seu nome incluído nos créditos iniciais de um filme, em O Grande Roubo de Trem (The Great Train Robbery, 1903), primeiro filme de Western da história.

Anderson era sócio do Essanay Studios, e contratou a menina para atuar em seus filmes. Eugenia estreou no cinema no filme Papa's Letter (1911), fazendo o papel de um menino chamado Johnny.

Ela fez 11 filmes, todos com o astro que a revelara, geralmente fazendo papéis de meninas doces e adoráveis.

Aos dez anos, foi atropelada durante as filmagens de Broncho Billy's Christmas Spirit (1914). Preocupado com a saúde da menina, seu pai a retirou da vida artística. Eugenia Clinchard nunca mais atuou.


 Eugenia morrendo no filme Broncho Billy and the Sheriff's Kid (1913)

Carta de Papa's Letter (1911), onde interpretou um menino

Eugenia terminou seus estudos, e posteriormente se casou. Teve dois filhos e dedicou-se a vida doméstica. Durante toda sua vida, viveu dos aluguéis dos imóveis que comprou com o dinheiro ganho com o cinema. Seu filho, Wally George, tornou-se uma personalidade radiofônica, propagador de opiniões polêmicas e controversas. Wally chegou a fazer alguns poucos filmes também.

A filha de Wally é a atriz Rebecca de Mornay, que ficou famosa ao estrelar Negócio Arriscado (Risky Bussines, 1983) ao lado do estreante Tom Cruise. Rebecca também é bastante lembrada por seus papéis em A Mão Que Balança o Berço (The Hand that Rocks the Cradle, 1992) e Os Três Mosqueteiros (The Three Musleteers, 1993).

Eugenia Clinchard faleceu em 15 de maio de 1989, aos 84 anos de idade.

Eugenia e o bebê Wally
Tom Cruise e Rebecca de Mornay em Negócio Arriscado

Assista Eugenia em um trecho de

Broncho Billy and the Rustlers Child (1913) 


0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil