Poucas atrizes conseguiram interpretar mulheres neuróticas e desequilibradas nas telas (e nos palcos) como Sandy Dennis. Ela conseguiu inclusive assumir o posto que anteriormente pertencia Geraldine Page, que assim como Dennis havia se formado no Actor's Studio.
Sandy personificava com perfeição os trejeitos e maneirismos que quase beiravam a loucura, e ganhou um Oscar graças as suas caracterizações fascinantes. Mas sua morte prematura roubou da indústria cinematográfica um talento inesquecível.
Sandra Dale Dennis nasceu em Hastings, Nebraska, em 27 de abril de 1937. Sandy Dennis descobriu a paixão pela atuação ainda na infância, e fez seus primeiros trabalhos como atriz atuando no teatro comunitário local.
Aos 19 anos de idade ela deixou o Nebraska para trás, para tentar a sorte nos palcos de Nova York. Na Big Apple ela aperfeiçoou seu talento tendo aulas de atuação com Uta Hagen, e depois conseguiu uma vaga no lendário Actor's Studio.
Em 1956 ela estreou na Broadway, e no mesmo ano fez seu primeiro papel na televisão. Mas foi no teatro que ela consolidou seu nome.
Em 1961 ela estreou no cinema, atuando em Clamor do Sexo (Splendor in the Grass, 1961), interpretando a amiga da protagonista do filme, vivida por Natalie Wood.
Mas apesar do sucesso em sua estreia em Hollywood, a atriz ficaria cinco anos sem aceitar nos trabalhos no cinema. Priorizando o teatro, Sandy foi aclamada por sua atuação em A Thousand Clows (1962-1963), que lhe rendeu seu primeiro prêmio Tony.
No ano seguinte, ganhou o segundo Tony por Any Wednesday (1964-1966), mas curiosamente quando as peças foram adaptadas para o cinema, Barbara Harris e Jane Fonda que acabaram ficando com os papéis que premiaram a atriz.
Eventualmente ela aparecia em alguma série de televisão, mas era nos palcos onde ela brilhava. Em 1965 ela foi uma das estrelas de The Three Sisters, onde contracenava com Geraldine Page, Kim Stanley e Shelley Whinters. A peça seria filmada posteriormente, com direção de Paul Bogart, repetindo o mesmo elenco original.
Sandy Dennis retornou ao cinema em Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Who's Afraid of Virginia Woolf?, 1966). Ela interpretava a frágil e neurótica Honey, a esposa de George Segal, e coadjuvava os astros Richard Burton e Elizabeth Taylor.
Por sua atuação ela recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, e também ganhou um Globo de Ouro, na mesma categoria. Mas Sandy Dennis não tinha ambições de se tornar uma estrela em Hollywood, e nem mesmo foi na cerimônia onde foi agraciada com um Oscar.
A atriz escolhia a dedo seus novos projetos, preferindo aceitar papéis fortes ao invés de escolher produções que tinham potencial para serem grandes sucessos de bilheterias. Ela ganhou o prêmio dos Críticos de Cinema de Nova York pelo seu trabalho seguinte, onde interpretou uma professora que desafia o sistema escolar em Subindo por Onde se Desce (Up the Down Staircase, 1967).
O filme também deu a Sandy Dennis o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Moscou.
Junto com a atriz Anne Heywood, Sandy estrelou o controverso Apenas Uma Mulher (The Fox, 1967), onde elas viviam um relacionamento homossexual, uma temática pouco abordada pelo cinema naquela época.
Ela ainda atuou em Por Toda Minha Vida (Sweet November, 1968), É Preciso Dizer Obrigado (A Touch of Love, 1969) e Uma Mulher Diferente (That Cold Day in the Park, 1969), um thriller sombrio dirigido por Robert Altman.
Na vida pessoal, Sandy Dennis viveu por mais de uma década com o músico Gerry Mulligan, que havia começado após seu relacionamento com a atriz Judy Holliday, que havia morrido de câncer no começo de 1965. Haviam rumores que ambos haviam se casado, mas a união nunca foi oficializada legalmente.
Ela chegou a engravidar de Mulligan, em 1965, mas perdeu o bebê em um aborto espontâneo.
Na década de 1970 a atriz começou a atuar em produções mais populares, e ao lado de Jack Lemmon fez um grande sucesso comercial com Forasteiros em Nova York (The Out of Towners, 1970). O papel rendeu a atriz uma nova indicação ao Globo de Ouro.
Mas a constante recusa de atuar em super produções fez com que os convites para Sandy Dennis diminuíssem. Ela apareceu em filmes menores, feitos para a televisão, e acabou fazendo Foi Deus Quem Mandou (God Told Me To, 1975), um filme de terror de baixo orçamento.
Produções como Mr. Sycamore (1975) e Nasty Habits (1977) tiveram lançamentos modestos, e nunca foram exibidos nos cinemas brasileiros.
Sandy então se voltou para o teatro, onde obteve sucesso novamente.
Em 1981 ela retornou ao cinema, fazendo um papel de apoio em As Quatro Estações do Ano (The Four Season, 1981). Depois, esteve excelente em James Dean, o Mito Sobrevive (Come Back to the 5 & Dime Jimmy Dean, Jimmy Dean, 1982), repetindo o papel que havia feito no teatro anos antes. O filme foi dirigido por Robert Altman.
Em 1980 a atriz havia iniciado um relacionamento com o ator Eric Roberts (irmão da atriz Julia Roberts), e viveu com ele até 1985.
Atuando cada vez menos, ela fez Lembranças do Passado (The Execution, 1985), feito para a televisão, e apareceu em algumas séries de TV.
Sandy ainda atuou em A Outra (Another Woman, 1988), dirigido por Woody Allen. E depois atuou no terror Força Demoníaca (976-EVIL, 1988), dirigido por Robert Englund (famoso por ter interpretado o personagem Freddy Krueger).
0 Comentários