Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Luiz Guimarães, pioneiro da TV brasileira, morre aos 93 anos de idade


Morreu o ator, apresentador, produtor e executivo Luiz Guimarães, o Guima, pioneiro da televisão brasileira. Ele tinha 93 anos de idade.



Nascido na Polônia, seu verdadeiro nome era Leib Schefler, em 1928. Em 1948, já naturalizado brasileiro, ele começou a trabalhar nas rádios Tupi e Difusora, e em 18 de setembro de 1950 estava presente na inauguração da TV Tupi, a primeira da América Latina.

Luiz Guimarães fez parte do elenco da emissora, atuando nos primeiros teleteatros do canal, ainda em 1950. 



Luiz Guimarães nos teletreatros da TV Tupi

Em 1951 ele foi contratado pela TV Paulista, ainda em fase de implantação, e também esteve presente na inauguração do canal, o segundo do país. Na Paulista, foi ator de muitos programa Teledramas, e posteriormente passou a apresentar programas, como Você Conhece a Sua Cidade?, o primeiro programa jornalístico a fazer denúncias de problemas dos bairros paulistanos.



Na emissora, protagonizou as novelas Madrugador (1953) e O Tigre (1953), ao lado de Gaetano Gherardi. Também foi o astro da série O Invisível (1953).




Na segunda metade da década de 1950 passou para de trás das câmeras, atuando como produtor e posteriormente foi executivo de TV, tornando-se o diretor de programação da TV Paulista. Em 1973 foi para a Rede Globo, onde foi nomeado diretor-geral de programação, ele também comandou o projeto Telecurso 2º Grau. Em 1981 tornou-se diretor adjunto da vice presidência de operações, na época ocupado por Boni. Luiz Guimarães ficou na Globo até 1988.

Depois, ainda trabalhou na TV Gazeta, e mais tarde apresentou o programa Prazer Em Conhecê-lo, na Rede Vida, ao lado dos veteranos Idalina de Oliveira e Brancatto Jr.



Luiz Guimarães, Laura Cardoso, Brancatto Jr., e Idalina de Oliveira




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nós já sabemos que Luiz Guimarães nasceu em agosto de 1928. Em que dia ele nasceu? Estou fazendo esta pergunta porque estou listando os famosos que morreram em 2022, porque minha mãe também morreu no ano passado, no dia 1º de maio, de infecção urinária.

    ResponderExcluir