Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre a cantora portuguesa Nini Remartinez, aos 104 anos de idade


A cantora portuguesa Nini Remartinez, uma lenda do rádio lusitano, morreu no dia 20 de novembro, aos 104 anos de idade. Junto com a irmã Fernanda Remartinez, Nini formou a dupla Irmãs Remartinez, uma espécie de versão das Andrews Sisters portuguesas.

Nini morreu de causas naturais na Casa do Artista, onde residia há muitos anos.






Maria Carolina Remartinez nasceu em 10 de fevereiro de 1917, e vinha de uma família de artistas, e era filha do maestro Francisco Remartinez, que chegou a trabalhar com Maurice Chevalier. Ela começou a estudar canto em 1934, e em 1940 estreou ao lado da irmã na Emissora Nacional, formando o primeiro conjunto feminino do rádio português. 





Mais tarde, com colaboração de Luís Piçarra e do maestro argentino Carlos Flores, integrou um quarteto feminino ao lado das estrelas Maria da Graça e Milú. A dupla com a irmã foi desfeita com a morte de Fernanda, em 1955, mas Nini ainda fez parte do coro da Emissora Nacional até 1966. Depois, trabalhou em departamentos administrativos da emissora.


Fernanda Remartinez, Maria da graça, Nini Remartinez e Milú

Em 1945 Nini foi eleita a Melhor Cançonetista do Rádio e no ano seguinte fez sua única incursão no cinema, aparecendo em um número musical em Ladrão, Precisa-se! (1946).

Em 2015, eu Diego Nunes, autor desta página, tive o prazer de entrevista Nini Remartinez na Casa do Artista

Nini Remartinez e eu

Nini Remartinez aos 104 anos de idade





Com agradecimento especial ao pesquisador português Luis Miguel Ribeiro 


Postar um comentário

0 Comentários