A cantora e atriz portuguesa Milita Meireles morreu no dia 27 de outubro, aos 93 anos de idade. Milita era integrante do famoso trio Irmãs Meireles, que era composto por suas irmãs Rosária e Cidália Meireles. O trio, que foi um dos nomes mais famosos do rádio português, também fez muito sucesso no Brasil, e chegou a ser contratado pela Rádio Record, em 1947, que as apresentava como grandes cartazes internacionais.
Emiloa Meireles Seabra nasceu na cidade do Porto, em 25 de setembro de 1928, e era a irmã do meio do trio. As Irmãs Meireles começaram a carreira em 1941, na Rádio Nacional de Lisboa, e logo se tornaram um dos grandes nomes do meio artístico português.
A fama das irmãs atravessou os oceanos, e elas fizeram turnês em diversos países, inclusive no Brasil, onde tiveram uma sólida carreira. O Trio também conquistou o cinema, e Milita foi a irmã que mais fez filmes, aparecendo sozinha ou com as outras Meireles nos filmes Um Homem ás Direitas (1944), O Diabo São Elas (1945), Os Vizinhos do Rés-do-Chão (1947), Aqui Portugal (1947) e Bola ao Centro (1947).
As Irmãs Meireles no filme Bola ao Centro
Milita teve também uma breve carreira solo, mas deixou de cantar quando a irmã Cidália Meireles deixou o trio para se casar. Cidália chegou a apresentar o programa Adega da Cidália, na TV Record.
Milita Meireles também se casou em 1952, com um empresário Ricardo Seabra, com quem teve três filhos. Após o casamento, ela se aposentou da vida artística definitivamente. Milita Meireles morreu no Rio de Janeiro, de causas naturais.
A morte de Milita Meireles nos foi informada pelo pesquisador português Paulo Borges, autor do livro Irmãs Meireles, os Rouxinóis de Portugal. Colaboraram também para está nota o pesquisador português Luís Miguel Ribeiro e a pesquisadora e editora brasileira Thais Matarazzo.
Para conhecer mais o trabalho de Thais Matarazzo, acesse aqui.
Com agradecimento especial aos pesquisadores portugueses Luis Miguel Ribeiro e Paulo Borges, especialista em cinema português. Eles são os donos do acervo fotográfico aqui apresentado.
Leia também: Morre a cantora e atriz Olivinha Carvalho, pioneira do rádio brasileiro
Leia também: Morre a atriz Joselita Alvarenga, a brasileira que foi casada com Raul Solnado
Leia também: Morre a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália
Veja também: Homenagem a Ruth de Souza
0 Comentários