Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Fisiculturista e ator Franco Columbu morre aos 78 anos de idade


Francesco "Franco" Columbu, o fisiculturista italiano eleito Mr. Olympia em 1976 (um ano após Arnold Schwarzenegger receber o título), faleceu na Itália, no dia 30 de agosto, aos 78 anos de idade.

Nascido em 07 de agosto de 1941, na Sardenha, Itália, começou a carreira como boxeador, mas progrediu como atleta no levantamento de peso, e posteriormente fisiculturismo, sendo eleito Mr. Olympia em 1976 e 1981.


Em 1977 ele disputou a primeira competição de Homem Mais Forte do Mundo, ficando em quinto lugar. Grande amigo de Arnold Schwarzenegger, que ele conheceu em 1965. Ambos foram encorajados pelo guru do fisiculturismo Joe Weider a mudarem para os Estados Unidos em 1969. Com Arnold, nos EUA, teve uma empresa de marcenaria, antes de alcançarem a fama. Ele foi padrinho do casamento do ator com Maria Shriver.


Como o amigo Arnold, Columbu também tornou-se ator, porém com uma carreira muito menos bem sucedida. Ele estrou no cinema no filme O Guarda-Costas (Stay Hungy, 1976), que também tinha Arnold Schwarzenegger no elenco.

Franco Columbu, Jeff Bridges e Arnold Schwarzenegger em O Guarda-Costas

Em 1982 ele retornou ao cinema, novamente trabalhando com Schwarzenegger  em Conan, O Bárbaro (Conan the Barbarian, 1982). Ele ainda trabalhou em outros filme do amigo, como O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984) e O Sobrevivente (The Running Man, 1987).

Franco Columbu em Conan, O Bárbaro

Sem Arnold, trabalhou em filmes mais desconhecidos, como Fist Fight: Na Jaula da Morte (Last Man Standing, 1987). Também interpretou o homem forte em Pee-Wee: Meu Filme Circense (Big Top Pee-Wee, 1988).

Franco Columbu em Pee-Wee: Meu Filme Circense

Nos anos seguintes, estrelou em filmes de ação de baixo orçamento, muitos deles feitos na Europa. Em Beretta's Island (1993), feito na Alemanha, e produzido por ele mesmo, atuou ao lado de Ken Kercheval, e contou com a participação do amigo Arnold Schwarzenegger.


Em 1993 Arnold o homenageou no filme O Último Grande Herói (Last Action Hero, 1993). Embora Columbu não atue na produção, os letreiros "Um Filme de Franco Columbu" aparecem nos créditos iniciais de Jack Slater IV (um filme dentro do filme).

Seu último trabalho no cinema foi One More Round (2015), considerado pelo site IMDB como "a versão cristã de Rocky, o Lutador". No elenco, ainda outro fortão, Kevin Sorbo, que viveu o Hércules na série da década de 90.

Kevin Sorbo e Franco Columbu

Baixinho, medindo apenas 1,65, ele sofreu diversas lesões durante os campeonatos de força. Como consequência, em 1977 formou-se em quiropraxia, e paralelamente a carreira, criou diversos programas e chegou a patentear equipamentos para melhorar o desempenho dos atletas, e evitar as lesões corporais.

Franco Columbu sofreu um ataque cardíaco enquanto nadava na costa de San Teodoro, na Sardenha, que o levou a se afogar. Ele foi socorrido, mas faleceu enquanto era transportado de helicóptero para um hospital. Ele tinha 78 anos de idade.

Arnold Schwarzenegger fez um pronunciamento lamentando a morte do amigo de longa data.



Postar um comentário

5 Comentários

  1. muito bonito a misade verdadeira arnold e franco

    ResponderExcluir
  2. Esses atores de cinema brucutus e fisiculturistas de Hollywood são completamente iníquos e inconsequentes na vida real além de todos eles sem exceção terem uma reputação e uma conduta moral bastante duvidosas também sendo que os atores musculosos e bombados junto com os modelos eróticos masculinos que trabalham no cinema pornô e posam nus para revistas adultas são infinitamente mais íntegros e honestos do que todos eles reunidos de uma só vez por incrível que pareça.

    ResponderExcluir