Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A família cinematográfica de Mark Harmon


Em 2011 o ator Mark Harmon foi eleito o ator mais popular da televisão norte-americana, por seu papel como o agente especial Leroy Jethro Gibbs, da série NCIS: Investigações Criminais (NCIS: Naval Criminal Investigative Service), que estreou em 2003.

Harmon, que começou a carreira na televisão como modelo em comerciais, e em 1986 foi eleito pela Revista People como o homem mais sexy do mundo, é hoje talvez o mais conhecido dentre sua família, formada por um clã de atores. Abaixo, conheça um pouco sobre cada um deles.


Elyse Knox (1917-2002)

Sua mãe, Elyse Knox, foi a primeira integrante da família a estrear no cinema, no filme Invisível Trovador (Wake Up and Live, 1937).


Foi contratada da Paramount e Universal, e fez 39 filmes entre 1937 a 1949. Seu papel mais famoso é o da mocinha do filme A Tumba da Múmia (The Mummy's Tomb, 1942). Também interpretou a namorada de Joe Palooka em uma série de filmes B feitos pela Monogram.

Elyse Knox e Lon Chaney Jr. em A Tumba da Múmia

Ela começou a namorar Tom Harmon ainda na Paramount, mas o relacionamento acabou quando ele foi lutar na Segunda Guerra Mundial. Elyse chegou a se casar com outro homem em 1942, mas divorciou-se e casou-se com Harmon em 1944. Seu vestido de casamento foi feito com o tecido do paraquedas que salvou a vida de Tom, após uma queda de avião durante o conflito. O casal teve três filhos, Kelly, Kristin e Mark Harmon, todos atores.

Elyse Knox, Tom Harmon e o vestido de casamento da atriz

Elyse Knox faleceu em 15 de fevereiro de 2012, aos 94 anos de idade.

Mark Harmon e Elyse Knox

Tom Harmon (1919-1990)

O pai de Mark Harmon, Tom, foi um lendário jogador de futebol americano dos Estados Unidos, jogando pela Universidade de Michigan. Em 1940, foi eleito o melhor jogador norte-americano.


Ele era tão famoso e popular no começo da década de 40, que a Columbia o contratou para estrelar um filme semi-biográfico, Harmon of Michigan (1941). 


Após atuar neste filme, ingressou na Força Aérea e foi lutar na Segunda Guerra Mundial. Sobreviveu a dois aviões abatidos, e em uma das vezes, ficou por dias perdido sozinho em uma selva. O paraquedas que ele usou para salvar-se do desastre, feito de seda, foi usado para confeccionar o vestido de noiva de Elyse Knox, com quem contracenou em Gentleman Joe Palooka (1946), filme que marcou seu retorno ao cinema após a Guerra.

Harmon fez 14 filmes entre 1941 e 1984, incluindo a comédia O Filhinho de Papai (That's My Boy, 1951), estrelado pela dupla Dean Martin e Jerry Lewis. Após parar de jogar, tornou-se um dos mais famosos comentarias e narradores esportivos dos Estados Unidos.

Tal como o pai, Mark Harmon começou a carreira como jogador de futebol americano.

Mark e Tom Harmon

Kristin Nelson (1945-2018)

A filha mais velha do casal, Kristin Harmon, passou a adotar o nome artístico de Kristin Nelson quando se casou com o astro adolescente Ricky Nelson, cantor de rock que ficou muito popular ao atuar na série The Adventures of Ozzie and Harriet (1963-1966), que era estrelada por seus pais, também atores. Kristin também atuou na série.

Ricky e Kristin Nelson

Embora tenha atuado na televisão até a década de 70, Kristin fez um único filme, Amor e Beijos (Love & Kisses, 1963), também ao lado do marido.


Kristin tornou-se pintora após deixar a carreira de atriz. Ela é mãe da atriz Tracy Nelson (1963); dos gêmeos Matthew e Gunnar Nelson (1967), que se tornaram cantores; e do ator Sam Nelson (1974).

Kristin Nelson faleceu em 27 de abril de 2018, aos 72 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. Ela e Mark Harmon não se falavam desde 1985, quando Ricky Nelson faleceu em um acidente de avião, e seu irmão entrou com o pedido de custódia do sobrinho Sam (então com nove anos de idade), alegando que ela era uma mãe negligente, usuária de drogas.

Sam, Tracy, Gunnar e Matthew Nelson

Kelly Harmon (1948)


Talvez a menos sucedida dos Harmon na carreira artística, Kelly Harmon é mais conhecida por interpretar a personagem Sunny Hayward na série Bay City Blues (1983-1984).

Michael Nouri e Kelly Harmon em Bay City Blues

 Nos Estados Unidos, ela também é popular por ter sido por muitos anos, a garota propaganda das balas Tic-Tac. Entre 1969 e 1972, ela foi casada com John DeLorean, o inventor do carro DeLorean, eternizado na trilogia De Volta Para o Futuro (Back to the Future). Atualmente, ela é designer de interiores em Los Angeles.

Kelly Harmon

Os Harmon

Mark Harmon (1951)

Mark Harmon nasceu em 02 de setembro de 1951, e é o mais novo entre os irmãos. Ele começou a carreira como jogador de futebol americano, como o pai, e tornou-se modelo devido a a sua beleza.


Ele estreou como ator em 1973, atuando em um episódio da série Ozzie's Girls, estrelados por Ozzie e Harriet Nelson (sogros de sua irmã Kristin). Após fazer muitas participações na televisão, estreou no cinema em um pequeno papel no filme Raízes da Ambição (Comes a Horseman, 1978), estrelado por James Caan e Jane Fonda. No ano seguinte destacou-se em Dramático Reencontro no Poseidon (Beyond the Poseidon Adventure, 1979).

Mark Harmon em Dramático Reencontro no Poseidon

Na década de 80 estrelou filmes como a comédia Curso de Verão (Summer School, 1987), e o filme de ação Mais Forte que o Ódio (The Presidio, 1988). Também contracenou com Elizabeth Taylor em Doce Pássaro da Juventude (Sweet Bird of Youth, 1989).

Mark Harmon em Curso de Verão

Elizabeth Taylor e Mark Harmon em Doce Pássaro da Juventude

Nos anos seguintes sua carreira teve altos e baixos, e muitos trabalhos na televisão, alguns não muito bem sucedidos. Após atuar em Sexta-Feira Muito Louca (Freaky Friday, 2003), recebeu o convite para atuar em NCIS: Investigações Criminais (NCIS: Naval Criminal Investigative Service), que ainda esta no ar, e o trouxe de volta ao estrelato.

Em 2018 a atriz Pauley Perrette deixou a série, alegando ter sido agredida pelo ator nos bastidores. A emissora deu o caso por encerrado sem muitas explicações.

Mark Harmon e Pauley Parrette

Os fãs de cinema antigo ainda podem ver em NCSI o veterano ator David McCallum, de filmes como Fugindo do Inferno (The Great Escape, 1963) e astro da série O Agente da UNCLE. (The Man from U.N.C.L.E., 1964-1968), interpretado Donald Mallard.

David McCallum

Casado desde 1987 com a atriz Pam Dawber, da série Morky & Mindy (1978-1982), Mark é pai do escritor Ty Harmon (1992) e do ator Sean Harmon (1988), que interpretou seu personagem quando jovem, em NCIS.

Robin Williams e Pam Dawber em Morky & Mindy

Sean Harmon em NCIS

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Percebo que ele tem algum problema no joelho, mas que não o impede de andar bem rápido e até correr.

    ResponderExcluir