Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por onde anda? Joselito, o pequeno rouxinol


Nas décadas de 50 e 60, crianças prodígios espanholas conquistaram o mundo graças ao seu sucesso nos cinemas. Eram eles Pablito Calvo, Marisol e Joselito, o menino cantor, apelidado de "o pequeno rouxinol".


Joselito era o apelido do pequeno José Jiménez Fernández, nasceu em Beas de Segura, Jaén, Andaluzia, em 11 de fevereiro de 1943, embora algumas fontes digam que ele é de 1947. Na verdade, essa data foi inventada pelos estúdios para parecer que ele era mais novo. Quando estreou, Joselito tinha 13 anos, mas os estúdios afirmavam que ele tinha apenas 9. Essa obsessão em parecer mais novo perseguiu Joselito durante toda a sua carreira.

Descoberto como cantor por Luis Mariano, que o levou a se apresentar na França, Joselito foi apresentado ao filme em 1956 por Antonio del Amo, que o dirigiu em seu primeiro longa, O Pequeno Rouxinol (El pequeño ruiseñor, 1957), onde ganhou seu famoso apelido. Os estúdios de cinema espanhóis estavam procurando uma nova estrela infantil para seguir os passos de Pablito Calvo e fazer filmes folclóricos populares e populistas, que foram grandes sucessos de bilheteria na Espanha durante a ditadura de Franco.


O carismático menino, com uma privilegiada e potente voz, logo se tornou um grande sucesso. Ele retornou ao cinema em O Rouxinol das Montanhas (El ruiseñor de las cumbres, 1958). Joselito seguiu fazendo sucesso no cinema espanhol em filmes como Saeta, O Canto do Rouxinol (Saeta del ruiseñor, 1959) e  O Pequeno Coronel (El pequeño coronel, 1960).

Joselito em O Pequeno Coronel
 
Após fazer sucesso na Europa em filmes e discos, Joselito tentou triunfar na América. Ele mudou-se para o México, onde atuou em Os Dois Moleques (Los dos golfillos, 1961). Depois fez As Aventuras de Joselito (Aventuras de Joselito y Pulgarcito, 1960), ao lado do astro mirim mexicano Cesáreo Quezadas "Pulgarcito", que havia estrelado as produções infantis Aventuras do Pequeno Polegar (Pulgarcito, 1958) e Santa Claus (1959). Santa Claus, apesar do nome em inglês, é um estranho filme de natal mexicano, que anos mais tarde inspirou o meme onde o diabo tenta convencer uma menina.


Cesáreo Quezadas "Pulgarcito" e Joselito em As Aventuras de Joselito


Em 1961 ele atuou ao lado da estrela Libertad Lamarque em Sublime Recordação (Bello recuerdo,1961). Libertad, que era argentina, foi considerada a rainha do tango, mas deixou a Argentina rumo ao México porque anos antes esbofeteara uma atriz coajduvante durante uma filmagem. Essa atriz, de nome Eva Duarte, posteriormente viria a ser Evita Perón.

Joselito canta Granada, em Sublime Recordação


Joselito tentou carreira nos Estados Unidos, mas não foi bem sucedido, embora tenha feito muito sucesso ao se apresentar no programa de Ed Sullivan. Sem sucesso nos EUA, seguiu fazendo filmes no México, atuando ainda em O Cavalinho Branco (El caballo blanco, 1962) e O Segredo de Joselito (El secreto de Tomy, 1963).

 Joselito e Ed Sullivan

De volta a Espanha, atuou em Louca Juventude (Loca juventud, 1965). Joselito já tinha 22 anos, mas tinha que manter uma imagem infantil. As crianças do cinema espanhol deveriam permanecer assim o maior tempo possível. Além de usar uma imagem infantilizada, Joselito era mantido preso em seu quarto, só saindo para ensaios, e gravações, para que ele não pudesse conhecer garotas. O sucesso que ele fez foi sua prisão, pois o menino era tratado como propriedade dos empresários.

 O adolescente Joselito


Mas manter a imagem de criança de Joselito não fez grande efeito. Sua voz havia mudado, e o público parecia não estar mais interessado em seu repertório e estilo de filmes. Ele ainda fez mais alguns filmes, tentando conquistar o público adolescente, como La vida nueva de Pedrito de Andía (1965) e retornou ao México para filmar Joselito, Adorável Vagabundo (Joselito vagabundo, 1966), novamente ao lado de Cesáreo Quezadas "Pulgarcito" e também com Fernando Luján.

Pulgarcito também atuou com Marisol, em Um Anjo Desceu do Céu (Ha llegado un ángel, 1961), filmado no México.

Marisol e Joselito
Em 1969 Joselito tentou interpretar um personagem rebelde em Prisionero en la ciudad (1969), mas o filme não agradou ao público. Depois, ainda fez alguns trabalhos na televisão, mas desapareceu logo depois. Ele acabou se afastando dos cinemas ou gravações sonoras em 1969, aos 26 anos de idade. Estava cansado de ser um menino, com quase 30 anos.


Apesar dos sucessivos fracassos dos últimos anos, ele  não deixou totalmente a vida artística, tornando-se empresário do ramo musical. 

O adulto Joselito teve uma vida complicada. O antigo menino prodígio tornou-se viciado em heroína, e segundo a imprensa espanhola, chegou a trabalhar como mercenário em guerras na África, afirmação que ele nega. Em 1990 Joselito foi preso em Angola por tráfico de armas, sendo condenado a cinco anos de prisão.

Joselito cumpriu dois anos da pena, na Espanha, e foi libertado por bom comportamento. Em 2008 tentou retomar sua carreira, participando de um reality show na chamado Supervivientes: Perdidos en Honduras, onde celebridades eram largadas no meio da selva para tentarem sobreviver. 

Retornou ao cinema após 30 anos, atuando em Um Filme Muito Espanhol (Spanish Movie, 2009).

 Joselito em Um Filme Muito Espanhol

Ele ainda faria mais dois filmes, El mundo es nuestro (2011) e Torrente 4 (2012), além de participar de alguns programas de televisão.


Atualmente, está completamente aposentado. Sóbrio, Joselito agora vive em sua casa em Utiel, Valência.


Joselito, atualmente

Joselito e o apresentador José Manuel Parada



 Joselito cantando Donde Estará Mi Vida



Veja também: Tributo a Cary Grant


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

17 Comentários

  1. Na década de 60 minha família, descendentes de espanhóis, curtiram muito Joselito é Marisol.

    ResponderExcluir
  2. assisti muitos filmes de Joselito na década 60 no cine Tivoli em casa amarela. Recife/Pé.

    ResponderExcluir
  3. assisti muitos filmes de Joselito na década de 60 no cine rivoli em casa amarela Recife Pe

    ResponderExcluir
  4. A vida de um bom artista infantil,não se torna fácil havendo quem o explore de maioritário.Depois com confiança em si,faz de tudo de bom e mau,foi o que aconteceu com Joselito,passando por maus bocados.Hoje lá vive em sua casa,sita em Valência-Espanha.

    ResponderExcluir
  5. Joselito. Que saudades dos filmes na 60. Um jovem cantor. Voz maravilhosa. Desejo saúde para ele e muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  6. Complementando. ... filmes decada de 60...

    ResponderExcluir
  7. Eu honestamente quando criança só vi dois dele e por isto não o conhencia direito .os filmes " O cavalinho Branco" e o Filme " O vagabundo" e depois na INTERNET eu consegui assistir os filmes k:O Pequeno Rouxinol , O Rouxinol das Montanhas, O Pequeno Coronel , Escuta a Minha Canção , El Falso Herdeiro e Saeta . Para mim todos são muito bons e talves ele deixou de fazer sucesso por culpa dos próprios empresários que na ganancia de querer lucrar acabaram com a galinha dos ovos de ouro ao não deixarem ele crescer e o povo não teve de acostumar nem com o jovem e muito menos com o adulto . Para foi isto que acabou com a sua carreira .

    ResponderExcluir
  8. Eu pensei que ele já tinha falecido. Mas está com 78 anos. Foi um verdadeiro fenômeno quando era criança.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou assim se um filme ou um artita ou uma musica me conquistar. Esta música ou filme ou um artista pode passar muitos anos eu continuou gostando do mesmo jeito. Joselito é para mim um destes artistas . Já vi vários filmes com ele mas sempre como criança , unico filme dele como jovem foi Adoravel Vagabundo .Eu agora assistir pela internet . Com o nome de Falso Herdeiro . Dizem que é o mesmo mas como não sei se é verdade gostaria de saber se é. Eu era muito criança na época. Gostaria de mandar um recado para ele se ele ainda estiver encarnado ( vivo )que ele foi o primeiro idolo do cinema em minha vida . E que Deus e Jesus o abençoe e lhe de muita saúde e vida longa . Fique com Deus .

    ResponderExcluir
  10. Tenho saudades dos filmes com Joselito, Marisol e Ceci, ou Cici Imperatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O apelido da Imperatriz era Sissi.
      Bons tempos. Tempos da ingenuidade, da inocência, da ternura...

      Excluir
  11. Estudava no colegio interno de freiras na cidade de Itabira.

    ResponderExcluir
  12. Joselito fez parte da minha adolescência. Curti a maioria dos seus filmes na minha terra no sul de Minas Gerais com sua voz maravilhosa. Inesquecível. Carlos Alberto - Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  13. Saudades dos filmes do Joselito com a sua voz única. Muitas saudades. Betto - Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  14. JOSELITO, PABLITO CALVO... Uau! Bons tempos em que o cinema espanhol atordoava o mundo com seus dramalhões de cunho religioso.
    Parabéns pelo artigo acima.

    ResponderExcluir
  15. Assisti a um filme de Joselito ,ainda na década de 60 , achei muito legal ,erdirecionado

    ResponderExcluir