Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Henry Thomas, o Elliott de ET (1982)



Aos 11 anos de idade Henry Thomas ficou famoso como o Elliott, o menino que desenvolve uma bonita amizade com ET, no clássico E.T.: O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982), dirigido por Steven Spielberg.



Henry Jackson Thomas Jr. nasceu em San Antonio, Texas, em 09 de setembro de 1971. Ele nasceu em uma família pobre, moradora de uma área rural do Texas, e decidiu que queria ser ator após ver uma matéria na televisão falando sobre a profissão.

Ele convenceu sua mãe a levá-lo em uma adição aberta, e conseguiu seu primeiro papel no filme O Maltrapilho (Raggedy Man, 1981), estrelado por Sissy Spacek.


Sissy Spacek, Henry Thomas e Carrey Hollins Jr. em O Maltrapilho

Sem nunca ter estudado atuação, o menino demonstrou um talento natural, e acabou indicado ao Young Artist Award, um prêmio dedicado a atores mirins.

Ele também acabou chamando a atenção do produtor Steven Spielberg, que procurava um menino para estrelar seu novo filme, E.T.: O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982).

Spilberg escalou Thomas, e o filme fez um enorme sucesso, tornando-se um clássico da história do cinema. A amizade de Thomas e ET comoveu o mundo, e o jovem ator foi indicado a um Bafta, um Globo de Ouro e venceu o Young Artist Award daquele ano.

Outra jovem atriz despontou nesta produção, a pequena Drew Barrymore, que se tornaria uma das estrelas da nova geração de Hollywood.


Henry Thomas e Drew Barrymore em E.T.: O Extraterrestre


Henry Thomas em E.T.: O Extraterrestre


O enorme sucesso do filme fez de Thomas um astro instantâneo. Além de receber muitos convites para atuar em novos filmes, as pessoas se aglomeravam em frente a sua casa, e sua caixa de correio foi roubada diversas vezes. Além disto, ele teve problemas na escola, e sofria assédio de mulheres bem mais velhas, e chegou mesmo a receber algumas ameaças de morte. Seus pais então acharam que era hora de ele se afastar um pouco até a poeira baixar.



Drew Barrymore, Henry Thomas, Robert MacNaughton e Steven Spilberg com a Princesa Diana


Dois anos depois Henry Thomas retornou ao cinema, sem tanto alarde como antes, atuando no belo mas pouco visto Meu Filho, Meu Filho (Misunderstood, 1984), contracenando com o veterano Gene Hackman. No mesmo ano, atuou também em Os Heróis Não Têm Idade (Clak & Danger, 1984), que lhe valeu sua terceira indicação ao Young Artist Award.


Henry Thomas e Gene Hackman em Meu Filho, Meu Filho


Thomas seguiu atuando bastante, mas nunca mais repetiu o sucesso alcançando com E.T.: O Extraterrestre. O ator atuou em Uma Aventura e Tanto (Frog Dreaming, 1986), Assassinato em Primeiro Grau (Murder One, 1988) e foi dirigido por Milos Forman em Valmont - Uma História de Seduções (Valmont, 1989).


Henry Thomas em Valmont - Uma História de Seduções



Em 1990 ele interpretou o jovem Norman Bates em Psicose 4: A Revelação (Psycho IV: The Beginning, 1990). E em 1998 chegou a ser cotado para viver novamente o personagem no remake do filme, mas Vince Vaughn acabou ficando com o papel.



Anthony Perkins, Henry Thomas e Olivia Hussey em Psicose 4: A Revelação 


Henry Thomas chegou a ingressar na faculdade, cursando filosofia e história, mas abandonou o curso para se dedicar a carreira de ator. Mas apesar de um longo currículo, poucos de seus filmes receberam o destaque merecido.

Foram poucos os cinéfilos que perceberam a presença do ator em Lendas da Paixão (Legends of Fall, 1994), produção que ajudou a promover Brad Pitt ao estrelato.



Henry Thomas e Brad Pitt em Lendas da Paixão



Nesta época atuou em filmes como Fogo no Céu (Fire in the Sky, 1993), Sonhos Divididos (Curse of the Starving Class, 1994), Golpe em Hollywood (Hiikacking Hollywood, 1997) e Jogo Suicida (Suicide Kings, 1997).

Em 1997, ao lado de Robin Tunney, protagonizou Niagara, Niagara (1997). Anos mais tarde, em 2011, ele interpretaria seu irmão na série O Mentalista (The Mentalist). O ator também fez vários telefilmes, e foi novamente indicado ao Globo de Ouro por seu trabalho em Acusação (Indictment: The McMartin Trial, 1995).




Henry Thomas e Robin Tuney em Niagara, Niagara


Henry Thomas e Robin Tunney em O Mentalista


Na década de 1990 ele também montou uma banda, The Blue Heelers, onde além de cantar, também compunha as canções. Ele emplacou algumas de suas composições na trilha sonora de alguns filmes, como Lendas da Paixão e Niagara, Niagara.




Henry Thomas teve papéis coadjuvantes em filmes como Espírito Selvagem (All the Pretty Horses, 2000) e Gangues de Nova York (Gangs of New York, 2002), de Martin Scorsese.


Leonardo Di Caprio e Henry Thomas em Gangues de Nova York


Em 2004 o ator protagonizou o terror A Casa dos Pássaros Mortos (Dead Birds, 2004). Nos anos seguintes, atuaria em diversos outros filmes do gênero, muitos deles dirigidos pelo diretor Mike Flanagam.

Com o diretor, atuou em Ouija: Origem do Mal (Ouija: Origin o Evil, 2016), Jogo Perigoso (Gerald's Game, 2017) e Doutor Sono (Doctor Sleep, 2019), uma espécie de continuação do clássico O Iluminado.

Thomas interpretava o barman do Hotel.


Henry Thomas em Doutor Sono


Com Mike Flanagan ele também trabalhou na série A Maldição da Residência Hill (The Haunting of Hill House, 2018), da Netlix. O ator também esteve na continuação A Maldição da Mansão Bly (The Haunting of Bly Manor, 2020) e em Missa da Meia-Noite (Midnight Mass, 2021).


Henry Thomas em A Maldição da Residência Hill


Seus outros créditos recentes também incluem os filmes Querido John (Dear John, 2010), A Semente do Mal (Don't Look Up, 2009) e Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre (To All the Boys: Always and Forever, 2021), além da série Grip and Eletric (2016), da qual também foi produtor.

Recentemente também foi protagonista de Crawlspace (2022).


Henry Thomas em Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre 


Henry Thomas em  Crawlspace


Henry Thomas foi casado com a atriz Kelly Hill (entre 2000 e 2002) e com a atriz Marie Zielcke (entre 2004 e 2007), com quem teve uma filha. Ele também tem dois filhos com sua atual namorada, Annalee, com quem vive atualmente no Oregon.


Em 2019 Henry Thomas protagonizou um comercial natalino, onde ele e ET se reencontravam muitos anos depois. O comercial, emocionante, pode ser visto aqui.



Drew Barrymore, Steven Spielberg e Henry Thomas celebrando os 40 anos do filme E.T.: O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982)



Veja também: Eles Interpretaram ET, o Extraterreste





Postar um comentário

0 Comentários