Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Joe DeRita, o último dos Três Patetas




Joe DeRita foi o último integrante a ingressar no trio os Três Patetas, substituindo Joe Besser, que deixou o grupo em 1957, para cuidar a esposa doente. Nos filmes dos Patetas, ele foi chamado de Curly Joe, uma referência ao primeiro integrante a deixar o trio, Curly Howard.




Joseph Wardell nasceu na Filadélfia, em 13 de julho de 1909. Ele era filho da dançarina Florenz DeRita e o técnico de palco Frank Wardell. Criado nos bastidores do Vaudeville, ele ingressou nos palcos com sete anos de idade, na peça Peck's Bad Boy (1916), usando o sobrenome da mãe como nome artístico.





Joe tornou-se popular nos espetáculos burlescos a partir da década de 1920, mas só estrearia no cinema em 1943, quando atuou em Graças à Minha Boa Estrela (Thank Your Lucky Stars, 1943). A MGM gostou do seu desempenho, embora fosse um papel pequeno, e contratou para seu time de astros. 

Ele atuou, como comediante, em filmes como Esposas Solteiras (Doughgirls, 1944), E O Marinheiro Casou (The Sailor Takes a Wife, 1945), People Are Funny (1946), Moeda Traiçoieira (The French Key, 1946) e Herói Ginasial (High School Hero, 1946).





Durante a Segunda Guerra Mundial, ele ganhou grande popularidade viajando pelo mundo, ao lado de Bing Crosby, fazendo shows para entreter os soldados norte-americanos que lutavam no conflito.

De volta a Hollywood, DeRita foi contratado pela Columbia, o mesmo estúdio que produzia os filmes curtos de Os Três Patetas, para estrelar a sua própria série de filmes. Ele fez quatro curtas no estúdio, o primeiro deles Slappily Married (1946), produzidos até 1948.





Em 1946 Curly Howard, do trio original, sofreu um derrame, e precisou deixar o elenco para tratar de sua saúde. Jules White tentou convencer DeRita a ser "o novo Curly", mas ele recusou a oferta, dizendo que não queria imitar ninguém. Shemp Howard, irmão de Curly e Moe Howard foi então escalado, sendo posteriormente substituído por Joe Besser.

Ao deixar a Columbia, Joe DeRita retornou ao Burlesco, e até gravou um disco de piadas picantes em 1950. Eventualmente, ele voltou ao cinema, atuando em Águas Sangrentas (Coroner Creek, 1948) e Estigma da Crueldade (The Bravados, 1958), onde foi visto em um raro papel dramático.


Joe DeRita em Estigma da Crueldade

Em 1955 Shemp faleceu, e Joe DeRita foi convidado novamente para ingressar no trio, mas recusou o convite, e Joe Besser acabou ingressando nos Três Patetas, fazendo 16 curta-metragens com o "trio mais maluco do planeta".

Mas em 1958 a Columbia decidiu encerrar a produção dos curtas, que eram feitos desde 1934, e Joe Besser deixou o grupo. Mas as constantes reprises na televisão deram nova popularidade aos Patetas, que foram convidados para fazerem seu primeiro longa-metragem (eles haviam aparecido em outros filmes antes, mas como atores convidados), e agora o convite era para serem os protagonistas.

Moe Howard e Larry Fine convenceram DeRita a fazer parte do time. A semelhança física com Curly fez DeRita raspar a cabeça, e usar o nome de Curly Joe.

Curly Joe apareceu pela primeira vez no filme O Foguete Errante (Have Rocket - Will Travel, 1959).





DeRita atuou em outros filmes de Os Três Patetas, atuando ao todo em seis longa metragens. São eles: Branca de Neve e Os Três Patetas (Snow White and the Therre Stooges, 1961), Os Três Patetas Com Hércules no Olimpo (The Three Stooges Meet Hercules, 1962), Os Três Patetas em Órbita (The Three Stooges in Orbit, 1962), A Volta ao Mundo em Oitenta Risadas (The Three Stooges Go Around the Wolrd in a Daze, 1963) e Os Reis do Faroeste (The Outlaws is Coming, 1965).


Os Três Patetas Com Hércules no Olimpo


Branca de Neve e Os Três Patetas

DeRita nunca atuou em um curta metragem dos Patetas, mas ainda apareceu ao lado de Moe e Larry em participações especiais nos filmes 4 Heróis do Texas (4 For Texas, 1963) e Deu a Louca no Mundo (It's a Mad Mad Mad Mad World, 1963).


Os Três Patetas em Deu A Louca no Mundo



Ele também dublou seu personagem no desenho Os Patetas (The New 3 Stooges, 1965), que contava com os atores em carne e osso em pequenas esquetes cômicas exibidas antes da animação.


Os Patetas



Em 1970 Moe, Larry e Joe DeRita iniciaram uma nova produção dos Três Patetas. Mas Larry sofreu um AVC, e precisou deixar o elenco. Emil Sitka, antigo coadjuvante de diversos curta-metragens da Columbia foi chamado para substituir Larry Fine, mas o programa foi cancelado.



Joe DeRita, Moe Howard e Emil Sitka como Os Três Patetas

Em 1975 o mesmo trio também tentou fazer um novo filme, que acabou sendo feito pelos cômicos do Ritz Brothers, famosos comediantes da velha Hollywood, um tanto desconhecidos no Brasil.

Com o aval de Moe, que já estava doente, DeRita tentou montar Os Novos Três Patetas, e recrutou dois comediantes veteranos de vaudeville para o trio: Mousie Garner e Frank Mitchell (que havia trabalhado com Ted Healy, o criador de Os Três Patetas, e que havia feito uma peça como membro do trio em 1929). Mas o público não aceitou bem esta nova formação, que se apresentava em shows em Las Vegas.


Os Novos Três Patetas

Joe DeRita foi o o sexto e último Pateta (embora teoricamente Sitka tenha sido o último escalado), e foi também o último membro do trio a falecer. Ele morreu de pneumonia em 03 de julho de 1993, aos 83 anos de idade.


Joe DeRita e o pesquisador Steve Cox




Postar um comentário

0 Comentários