Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o ator e dublador João Ângelo, aos 81 anos de idade


Morreu no dia 13 de julho o ator e dublador paulista João Ângelo, conhecido por emprestar sua voz para Don Marshall em Terra de Gigantes e DeForrest Kelly em Star Trek. Ele tinha 81 anos de idade, e a causa da morte não foi divulgada.






Nascido em Marília, em 07 de agosto de 1939, João Ângelo se mudou para São Paulo aos 9 anos de idade. Aos 15 anos estreou no teatro na capital paulista, depois foi contratado por Alexandre Memo, ingressando na Companhia Memo e Martini de teatro circense. Aos 17 fez parte do Teatro Experimental do Negro de São Paulo (TENSP). 

Nessa ocasião, para se sustentar, teve diversos empregos. Trabalhou no jornal Estadão, foi laboratorista de fotografia para a Lutz Ferrando, foi programador de produção por dois anos na empresa de carros, VEMAG, e até servente de pedreiro. Em todo esse período nunca largou o teatro.

Em 1963 ele estreou na televisão, fazendo pequenos papéis nos teleteatros da TV Tupi. Na Excelsior, fez parte do humorístico Os Três Mosqueteiros (1963), e passou também pelas TVs Record, Bandeirantes e Cultura, onde apresentou aulas ministradas pelo SENAI.

 

No cinema, atuou nos filmes, As Trapalhadas de Dom Quixote e Sancho Pança (1977), A Deusa de Mármore (1978), Diário de Uma Prostituta (1979), Os Três Boiadeiros (1979), O Porão das Condenadas (1979), Ato de Violência (1980), Aluga-se Moças 2 (1983), e As Taras das Sete Aventureiras (1983).


João Ângelo começou a dublar na Ibrasom, em 1964 e em 1967 migou para a AIC, onde dublou séries e desenhos como A Feiticeira, Daniel Boone, Viagem ao Fundo do Mar, Perdidos no Espaço, Jeannie é Um Gênio e Pica Pau.

 


João Ângelo, Flávia Narciso e Antônio Moreno (Anos 2000)



Seu período de maior atuação no estúdio é de 1967-71. Nos anos de 1970, também ingressa na Álamo, Odil Phono Brasil e BKS. Em 1978 criou a Com-Arte, uma cooperativa de dubladores que dublou muitos programas exibidos pela TVS/SBT. A cooperativa existiu até 1983, quando a TVS criou dois estúdios fixos no local, Elenco e Maga.

 

João Angelo (2015)



João Ângelo emprestou sua voz para atores como Ernest Borgnine, Morgan Freeman, Anthony Quinn, Joe Mantegna, John Wayne, Richard Pryor, Burt Lancaster e Humprey Bogart, entre outros.

 

Em séries, foi Dr. Leonard McCoy em Jornada nas Estrelas (1ª Dublagem) (2ª e 3ª Temporadas), Dan Erikson em Terra de Gigantes, Murdoch Lancer em Lancer, Maurice em A Feiticeira (3ª e 5ª Temporadas), Dr. Bombay em A Feiticeira (4ª à 7ª Temporada), e General Winfield Schaeffer em Jeannie é Um Gênio (2ª, 4ª, 5ª e 6ª Temporadas).

 


Em desenhos, foi Darkseid em Superman: A Série Animada, Dr. Leonard McCoy em Star Trek: A Série Animada, Pai do Andy Panda em Andy Panda, Kariwa Hennya em Samurai X, Sage/Hakurei em Os Cavaleiros do Zodiaco - The Lost Canvas, e Professor Charles Xavier / Professor X em Wolverine e Os X-Men.

 





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

1 Comentários