Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o breve Norton Nascimento


Norton Nascimento foi um talentoso ator brasileiro, que partiu cedo demais, aos 45 anos de idade. Destaque na televisão, teatro e no cinema, ele também foi um atleta, e foi um grande porta-voz e incentivador da doação de órgãos no país.


Norton Nascimento nasceu em Belém, no Pará, em 04 de janeiro de 1962. Ele começou a carreira como jogador profissional de basquete, profissão que o levou para São Paulo. Além de jogar, ele deu aulas do esporte por muitos anos, alguns deles conciliando sua carreira de ator.

Em 1981 ele atuou em sua primeira novela, Os Imigrantes (1981), na TV Bandeirantes. Ele retornou a TV em Sinhá Moça (1986), e depois atuou em De Corpo e Alma (1992). Mas só chamaria a atenção do público no ano seguinte, após atuar na minissérie Agosto (1993) e na novela Fera Ferida (1993).

Camila Pitanga e Norton Nascimento em Fera Ferida

Além do talento, a beleza do ator chamou a atenção, promovendo ela ao posto de galã. Em 1995, na novela A Próxima Vítima (1995), ao lado de Antonio e Camila Pitanga, Lui Mendes, Zezé Motta e Isabel de Filardis, foi pioneiro a apresentar uma família de origem negra de classe média na televisão brasileira.

A Próxima Vítima

Norton ainda faria novelas como As Filhas da Mãe (2001), A Padroeira (2001), e atuaria em séries e programas como Você Decide, O Fim do Mundo (1996), Malhação, Sai de Baixo, Chiquinha Gonzaga (1999), Aquarela do Brasil (2000), todas na Rede Globo


No teatro, atuou em peças como A Gaiola das Loucas (1994), Samba Valente de Assis (1995), Orfeu da Conceição (1996), Othelo (2000) e Adão e Eva (2007). No auge da fama, também lançou um CD como cantor.

Norton Nascimento como Assis Valente

Norton Nascimento e Camila Pitanga em Orfeu da Conceição


No cinema, estreou em Carlota Joaquina - Princesa do Brasil (1995), de Carla Camurati. Ainda atuou em Drama Urbano (1998), Até que a Vida nos Separe (1999) e Araguaia - A Conspiração do Silêncio (2004).

Norton Nascimento nos bastidores de filmagens de Carlota Joaquina


Sua carreira sofreu um baque em 2003, devido a saúde fragilizada do ator. Em dezembro de 2003 ele precisou se submeter a um transplante de coração, para corrigir um aneurisma de aorta. Ao todo Norton Nascimento ficou internado por 52 dias, e precisou de 73 doações, que além do coração, incluíam sangue, plaquetas e plasma. Após o transplante, passou a fazer campanhas e ministrar palestras sobre a importância da doação de órgãos. "Doar é Amar", dizia ele.

O ator voltou a atuar algum tempo depois, e fez mais uma novela, Maria Esperança (2007), no SBT. Mas em 21 de dezembro de 2007 ele teve uma falência cardíaca, após sofrer uma infeção pulmonar. Norton Nascimento morreu com apenas 45 anos de idade, deixando órfão três filhos de seu primeiro casamento.





Veja também: A História de Chica Lopes


Veja também:  Claudia Magno, A Menina do Rio
Veja Também: Shazan, Xerife & Cia
Veja também: Raul Gil já foi ator

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários