Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

N!xau, de Os Deuses Devem Estar Loucos, o camponês da Namíbia que se tornou astro do cinema


Em 1980 o diretor alemão Jamie Uys dirigiu Os Deuses Devem Estar Loucos (The Gods Must Be Crazy, 1980), que fez muito sucesso mundialmente. O filme mostrava história de Xixo, um bosquímano do Kalahari (cuja tribo não tem nenhum contato ou conhecimento além desta), que encontra uma garrafa de Coca-Cola, jogada de um avião, e pensa ser um presente dos deuses.





Xixo, ou Xi, era interpretado por N!xau, um camponês bosquímano da Namíbia, nascido em 16 de dezembro de 1944.  O ponto de exclamação no seu nome (que foi grifado erroneamente no filme, o correto era G!Kau), é uma forma de expressar a fonética da pronúncia, com um clique dental vocal.

N!xau também era um homem simples, com pouco contato externo. Ele só havia visto três homens brancos em sua vida, antes de conhecer o diretor alemão. Para atuar no filme, aceitou o modesto cachê de 300 dólares, mas sem saber o valor do dinheiro, deixou as notas que recebeu serem levadas embora pelo vento.


O sucesso do filme fez de N!xau famoso, e apresentou ele para o mundo. Em 1989 Jamie Uys o procurou para atuar na sequência, mas desta vez N!xau já havia aprendido o valor do dinheiro, e pediu 80 mil dólares, dinheiro usado para construir uma casa de alvenaria com água encanada. Assim, ele protagonizou Os Deuses Devem Estar Loucos 2 (The Gods Must be Crazy II, 1989), e conseguiu comprar uma fazenda com o seu salário, garantindo assim uma vida melhor para ele e sua família de seis filhos.


N!xau ainda atuaria nas sequências Os Deuses Devem Estar Loucos 3: Crazy Safari (Fei Zhoy he Shang, 1991), Os Deuses Devem estar Loucos 4: Loucuras em Hong Kong (Heung Gong wun fung Kwong, 1993) e Os Deuses Devem Estar Loucos 3: Trapalhadas Na China (fei Zhou Chao Ren, 1994). Os três últimos, feitos por estúdios chineses.


Após deixar o cinema, N!xau viveu em sua fazenda, plantando milho, banana e feijão, além de criar algumas cabeças de gado. Ele morreu vítima de tuberculose, enquanto caçava, em 05 de julho de 2003. Sem documentos que comprovassem sua real data de nascimento, acredita-se que ele tinha 58 anos de idade.


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Esse filme os deuses devem estar loucos foi um dos melhores que assisti
    O ator é simplesmente sensacional (n!xau)

    ResponderExcluir
  2. Comédia sensacional ... nunca ri tanto na vida ... e olha que eu era um cara sério ...

    ResponderExcluir
  3. Vi esse filme no cinema. Demais. Ri muito. Não sabia que teve continuação

    ResponderExcluir