Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Ex ator mirim Jon Whiteley, vencendor do Oscar Juvenil, morre aos 75 anos de idade


Morreu no dia 19 de maio o ator Jon Whiteley, vencedor do Oscar Juvenil (o Oscarette), de 1954. Whiteley tinha apenas dez anos de idade quando recebeu o Oscar especial para crianças (categoria que existiu entre 1934 e 1961), pelo seu trabalho em Os Raptores (The Kidnappers, 1953). Ele dividiu o prêmio com seu colega de elenco, Vincent Winter, que tinha sete anos na época.

Leia mais sobre o Oscar Juvenil aqui.


Vincent Winter e Jon Whiteley em Os Raptores

Jon Whiteley nasceu na Escócia, em 19 de fevereiro de 1945. Ele estreou no cinema em Devoção de Assassino (Hunted, 1952), onde interpretou um menino vítima de maus tratos, que foge junto com Dirk Bogarde.

Dirk Bogarde e Jon Whiteley em Devoção de Assassino

No ano seguinte, atuou em Os Raptores (The Kidnappers, 1953), filme que lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator Juvenil

O menino ator ainda apareceria em mais três filmes, O Tesouro de Barba Rubra (Moonfleet, 1955), O Seu Primeiro Crime (The Wapon, 1956) e O Jardineiro Espanhol (The Spanish Gardener, 1956). Em todos os seus trabalhos no cinema, interpretou personagens com forte carga emocional. Em O Seu Primeiro Crime, interpretou um menino que precisava viver com a culpa e o julgamento da sociedade após matar o seu melhor amigo acidentalmente, enquanto brincava com a arma de seu pai.

Jon Whiteley em O Seu Primeiro Crime

Preocupada com os papéis para qual o filho era escalado, e querendo que ele terminasse os estudos, sua mãe o proibiu de continuar atuando.

Whiteley terminou os estudos, e tornou-se um respeitado historiador de arte, trabalhando por anos em um museu em Oxford, na Inglaterra. Seu doutorado foi baseado na obra do pintor francês Paul Delaroche.

Jon Whiteley era casado com a historiadora Linda Whiteley, e tinha dois filhos. A causa da morte do antigo e talentoso ator mirim, não foi divulgada.




Leia também:  Oscarette, o Oscar Juvenil

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários