Morre a atriz Sônia Guedes, aos 86 anos


Morreu no dia 03 de junho a atriz paulista Sônia Guedes, uma das mais premiadas atrizes do teatro, televisão e cinema brasileiro.


Sônia Oliveira Guedes nasceu em Santo André, em 22 de novembro de 1932. Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo em 1967 em Artes Cênicas, e em canto e piano pelo Conservatório Musical de Santo André, sua carreira de atriz começou quando trabalhou, por quatorze anos no teatro amador e de rua. Na década de 1970, estreou na televisão, no programa Vila Sésamo.

Na televisão, Sônia Guedes despontou como Elza, a mãe de Regina Duarte em Malu Mulher (1979) na Globo. De lá para cá colecionou sucessos como Razão de Viver (1983) no SBT e Barriga de Aluguel (1990) na Globo.
Nos últimos anos a atriz brilhou em papeis importantes de novelas como Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, onde interpretou a dona Matilde, mãe do personagem de José MayerCoração de Estudante (2002), como Madalena.
Ainda no SBT, onde atuou em novelas como As Pupilas do Senhor Reitor (1995), Esmeralda (2004) e Chiquititas (2014), seu último trabalho na televisão.
No cinema, estreou em Noite em Chamas (1977), e atuou nos filmes A Hora da Estrela (1985), Corpo (2007), Antes que Seja Tarde (2007), Histórias que Só Existem Quando Lembradas (2012), A Navalha do Avô (2013), Circo da Noite (2013) e Amor no Divã (2016).

Nascido num dos principais polos industriais do Brasil, ajudou a fundar o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Também foi uma das fundadoras do Centro Popular de Cultura (CPC) e do Grupo Teatro da Cidade de Santo André (GTC). Em 2009, a escrito Adélia Nicoleti lançou sua biografia: "Sonia Guedes - Chá das Cinco".
A causa da morte da atriz não foi revelada.
Sônia Guedes como a Margarida de Esmeralda (Reprodução: SBT)
Sônia Guedes como a Margarida de Esmeralda (Reprodução: SBT)

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil