Morre o ator Albert Finney, aos 82 anos de idade




Morreu no dia 07 de fevereiro o ator inglês Albert Finney, cinco vezes indicado ao Oscar, aos 82 anos de idade.


Albert Finney nasceu em Salford, Inglaterra, em 09 de maio de 1936. Desde pequeno ele sonhava em ser ator, e estreou nos palcos ingleses aos 19 anos de idade, interpretando Brutos, em Júlio César, de Shakespeare.

O ator foi descoberto no teatro pelo diretor Tony Richardson, que o convidou para estrear no cinema em Vida de Solteiro (The Entertainer, 1960). Este foi o inicio de uma longa e bem sucedida carreira, que durou mais de 60 anos. Em seu segundo filme, Tudo Começou Num Sábado (Saturday Night, Sunday Morning, 1960) lhe valeu excelentes críticas e um prêmio no Festival de Mar del Plata. 

Em 1963 o ator protagonizou As Aventuras de Tom Jones (Tom Jones, 1963), que lhe valeu sua primeira das cinco indicações ao Oscar, embora nunca tenha recebido nenhum prêmio da Acadêmia.

 Albert Finney em As Aventuras de Tom Jones


Finney seria indicado pela segunda vez como o detetive Hercule Poirot em Assassinato no Expresso Oriente (Murder on the Orient Express, 1974). Suas outras indicações foram por O Fiel Camareiro (The Dresser, 1983), À Sombra do Vulcão (Under the Vulcano, 1984), e Erin Brocovich, Uma Mulher de Talento (Erin Brockovich, 2000). Embora nunca tenha ganhado um Oscar, recebeu mais de 25 prêmios ao longo de sua carreira.

Albert Finney em Assassinato no Expresso Oriente

No cinema, destacou-se ainda em filmes como Gumshoe, Detetive Particular (Gumshoe, 1971), Os Duelistas (The Duelists, 1977), A Chama que não se Apaga (Shoot The Moon, 1982), Ajuste Final (Miller's Crossing, 1990) e Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (Big Fish, 2003). Ele também foi diretor, tendo dirigido dois filmes.

Finney também trabalhou muito na televisão, e em 2002 levou um prêmio Emmy de melhor ator ao interpretar Winston Churchill em The Gathering Storm (2002).


Albert Finney como Churchill em The Gathering Storm

Finney foi casado com a atriz Jane Werham, e com a musa do cinema francês Anouk Aimée.

Em 2012 atuou em 007 - Operação Skyfall (Skyfall, 2012), que acabou sendo seu último trabalho no cinema. A causa da morte do ator não foi revelada, mas desde 2011, ele lutava contra um câncer no rim. Albert Finney faleceu em 07 de fevereiro de 2019.


Albert Finney em 007 - Operação Skyfall

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
 

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil