Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o cantor Lucho Gatica, o rei do bolero, aos 90 anos


Morreu no dia 13 de novembro o cantor chileno Lucho Gatica, considerado o "rei do bolero".

Luis Enrique Gatica Silva, mais conhecido como Lucho Gatica, nasceu 11 de agosto de 1928, em Rancagua, no Chile. Gatica lançou seu primeiro disco em 1949, aos 21 anos de idade, e gravou mais de 90 canções ao longo de sua carreira.

Em 1951 a gravação de Me Importas Tú tornou-se um mega sucesso em toda a América Latina, abrindo muitas portas para o Gatica. Ele seguiu isso com Contigo en la Distancia de 1952. Gatica gravou sua versão de Bésame Mucho  de Consuelo Velázquez em 1953, ano em que produziu mais dois álbuns, Las Muchachas de la Plaza España  e Sinceridad, que se tornou outro sucesso.

Em 1957, Gatica mudou-se para o México, um país que seria de grande importância em sua vida. No México, ele lançou No me Platiques Más, Tú me Acostumbraste e Voy Apagar la Luz, que foi lançado em 1959.Em 1956, as canções de Gatica foram gravadas na América do Norte em álbuns de LP pela primeira vez pela Capitol Records. Três álbuns foram lançados em 14 meses pela Capitol. O terceiro desse grupo com Capitol foi El Gran Gatica, que contou com canções como Somos , 'Sabrá Dios e Si me Comprendieras. Um dos três discos de Lucho Gatica lançados em 1958 foi uma coletânea de grandes sucessos; o terceiro foi chamado Envenenados . Ele também gravou uma música intitulada Encadenados.


 Lucho Gatica e Elvis Presley

Gatica teve mudanças importantes em sua vida pessoal depois de chegar ao México pela primeira vez. Decidiu tornar-se residente permanente daquele país norte-americano e casou-se com a atriz portorriquenha Mapita Cortés.

 No México, também tornou-se astro do cinema, estreando em No Me Platiques Más (1956). Ao todo fez 15 filmes no país.



Gatica tambem fez sucesso no Brasil, onde fez diversos shows. O cantor também se apresentou diversas vezes como atração internacional nos programas de televisão, cantando nas TVs Tupi, Record e Excelsior.

Correio da Manhã, 31 demaio de 1964

Gatica e Mapita Cortês tiveram dois filhos chamados Luis e Alfredo. Luis passou a se tornar uma estrela de telenovela e rock durante os anos 1980 e Alfredo (Alfie) tornou-se um empresário da música. Gatica se casou novamente com uma mulher americana e teve uma filha chamada Lily também. Um dos últimos lançamentos conhecidos de Gatica foi Recuerdos de Amor, de 1963.

Luis Gatica

Em 2008 Lucho Gatica  também recebeu uma estrela no na Calçada da Fama de Hollywood, por sua contribuição musical.Gatica morreu no México em 13 de novembro de 2018, aos 90 anos de idade.


Lucho Gatica no filme Que seas feliz (1956)



Leia também: A Atriz Eva Perón
Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários