Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Phillips Holmes, o galã que não teve tempo de virar astro


Em 10 anos, o ator Phillips Holmes atuou em quase 50 filmes, estrelando alguns deles. Loiro e de olhos claros, o ator despontava em Hollywood em papéis de homens românticos e fragilizados, mas sua morte, aos 35 anos de idade, interrompeu sua carreira em franca ascensão.



Phillips Raymond Holmes nasceu em 22 e julho de 1907 em Grand Rapids Michigan. Filho dos atores Taylor Holmes e Edna Phillips, ele e seus irmãos (que também se tornaram atores) frequentemente eram enviados para morar com parentes, devido as inúmeras viagens dos seus pais. Após se formar na escola, viajou para à Europa para fazer seus estudos universitários na Inglaterra e França. Nesta época, também fez parte da equipe de remo da universidade, que lhe valeu um físico atlético. De volta aos Estados Unidos, terminou a faculdade em Princenton.

Quando criança, Phillips atuou no teatro na peça The Great Necker, ao lado de seu pai. Aos 12 anos de idade ele estreou no cinema, atuando em Uneasy Money (1918), filme estrelado por seu progenitor. Em 1925 retornou ao cinema, atuando como figurante em Her Market Value (1925), novamente ao lado de seu pai famoso.

O ator Taylor Holmes

Em Princenton, ele ingressou no grupo teatral The Triangle Club, que o levou a atuar em Napoleon Passes (1927), no Metropolitan Opera House. Em 1928 ele retornou ao cinema, desta vez como adulto, atuando em um destacado papel em O Leão da Turma (Varsity, 1928), estrelado por Charles 'Buddy' Rogers.

Com Mary Brian em O Leão da Turma

A Paramount gostou de seu desempenho, e lhe ofereceu um contrato. Mas seus primeiros papéis foram sem importância, muitas vezes nem creditado, como no filme O Crime do Estúdio (The Studio Murder Mystery, 1929), estrelado por Neil Hamilton. O ator fez uma boa transição para o cinema falado, e começou a se destacar gradativamente. Seus papéis melhoraram a partir de A Volta de Sherlock Holmes (The Return of Sherlock Holmes, 1929) e O Perfeito Conquistador (Pointed Heels, 1929).

Phillips Holmes, William Powell e Fay Wray em O Perfeito Conquistador

Em 1930 co-estrelou Only the Brave (1930), ao lado de Gary Cooper. O filme nunca foi exibido no Brasil. Depois estrelou Noivado de Ambição (The Devil's Holliday, 1930) e Céu Roubado (Stolen Heaven, 1930), ambos ao lado de Nancy Carroll.

Com Nancy Carroll em Céu Roubado

Em 1931 estrelou Uma Tragédia Americana (An American Tragedy, 1931), considerado seu melhor papel. No filme, ele interpretava um rapaz apaixonado por Frances Dee, mas que havia engravidado a ingênua personagem de Sylvia Sidney, a quem abandonara.

Cartaz de Uma Tragédia Americana

Após o sucesso do filme, ele estrelou Não Matarás (Broken Lullaby, 1932) e Mulheres Suspeitas (Two Kinds of Women, 1932). Então foi contratado pela MGM, o maior estúdio de Hollywood. Lá, seu primeiro filme foi Injustiça (Nigh Court, 1932), com Anita Page e Mary Carlisle. Também estrelou O Segredo de Madame Blanche (The Secret of Madame Blance, 1933) e Lição Ao Mundo (Men Must Fight, 1933), novamente ao lado de Mary Carlisle. Mas todos eram produções menores do estúdio, que ainda testavam sua popularidade.

Em 1934 recebeu a sua grande chance como protagonista de Naná (Nana, 1934), a grande aposta do produtor Samuel Goldwyn. Goldwyn havia contratado a atriz russa Anna Sten, e ficou dois anos preparando a sua estreia hollywoodiana. Lançada como "A Nova Greta Garbo", Sten não atendeu as expectativas do estúdio, e não gerou interesse do público. O filme foi um grande fracasso, e Sten se tornou uma grande piada em Hollywood.

Phillips Holmes e Anna Sten em Naná

Holmes foi demitido do estúdio, sendo contratado então pela Fox, onde atuou em Paixão de Zíngaro (Caravan, 1934), com Loretta Young, mas o estúdio não renovou seu contrato. Ele passou então a trabalhar como freelancer, sem repetir o sucesso de antes. 

Na mesma época do fracasso de Naná, ele se envolveu em um acidente de carro que feriu gravemente Mae Clarke, sua colega de elenco no filme. Clarke sofreu uma fratura no maxilar e teve cortes faciais, ficando meses sem poder trabalhar. A atriz então processou o colega, pedindo 21.500 dólares (cerca de 500 mil dólares nos dias de hoje) de indenização. Mae alegou que o ator dirigia bêbado. O processo foi encerrado quando ele concordou em pagar suas despesas médicas. Porém, o escândalo abalou ainda mais sua carreira, e culminou em uma crise nervosa que afastou o ator ainda mais.

Holmes retornou ao teatro, e passou a trabalhar em filmes menores, sem contrato fixo com estúdios. Seu melhor filme neste período foi em uma comédia dos Batutinhas, chamado O Grande Generalzinho (General Spanky, 1936).

Com 'Spanky' McFarland em O Grande Generalzinho

Sem convites para atuar em Hollywood, mudou-se para à Inglaterra onde atuou em The Dominant Sex (1937) e Housemaster (1938), ambos estrelados por Diana Churchill.

Em 1939 envolveu-se em outro escândalo, ao namorar a socialite e eventual atriz Libby Holman. Bissexual assumida, e viúva de um milionário da indústria do tabaco, Libby era famosa no Jet Set norte-americano, e o deixou para se casar com Ralph Holmes, seu irmão.

Ralph Holmes também era ator (bem como a irmã deles, Madeleine Taylor Holmes), mas não teve uma carreira tão bem sucedida como a do irmão, tendo atuado apenas no seriado Império Submarino (Undersea Kingdom, 1936), da Republic Pictures.

Ralph Holmes

Sem trabalhos no cinema, ambos os irmãos Holmes se alistaram na Força Aérea do Canadá, no final de 1941, para lutarem na Segunda Guerra Mundial. Após se formar na escola de pilotos, Phillips e seis colegas foram transferidos, para iniciarem seus serviços militares em uma base aérea. Porém, em 12 de agosto de 1942, durante a transferência, o voo onde estavam os jovens pilotos colidiu contra uma montanha, matando todos os passageiros a bordo.

Phillips Holmes tinha apenas 35 anos de idade.

Ao retornar da guerra, em 15 de novembro de 1945, Ralph Holmes cometeu suicídio no apartamento de Libby, tomando uma overdose de barbitúricos, três anos após a morte de seu irmão. Ralph tinha 30 anos.

Phillips Holmes

Veja também: Mães e Filhas Atrizes
Veja também: Tributo a Rita Moreno

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Mas a carreira dele já estava em declínio e 35 anos era uma idade avançada na época para ser ator de cinema...

    ResponderExcluir