Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Jane Fonda anuncia que está com câncer, e faz quimioterapia há seis meses


A atriz Jane Fonda, de 84 anos de idade usou seu Instagram no dia 02 de setembro para anunciar que foi diagnosticada com câncer há seis meses, e está em tratamento para combater a doença. Jane está fazendo quimioterapia, e tem linfoma de Hodkin, um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático.

"Este é um câncer muito tratável. 80% das pessoas sobreviveram, então me sinto com muita sorte", escreveu a atriz.

Atualmente Jane está no elenco da série da Netflix Grace e Frankie, ao lado da atriz Lily Tomlin.



Em sua publicação, a filha de Henry Fonda fez um longo texto onde declarou ser privilegiada por ter plano de saúde, e aproveitou para manifestar seu ativismo, uma característica que a acompanhou por toda a sua carreira:

"Também tenho sorte porque tenho seguro de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos. Percebo, e é doloroso, que sou privilegiada. Quase todas as famílias na América tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo e isso não está certo."

"Também precisamos falar muito mais não apenas sobre curas, mas sobre causas para que possamos eliminá-las. Por exemplo, as pessoas precisam saber que os combustíveis fósseis causam câncer. O mesmo acontece com os pesticidas, muitos dos quais são baseados em combustíveis fósseis, como o meu."

"Estou fazendo quimioterapia há 6 meses e estou lidando muito bem com os tratamentos e, acredite, não vou deixar nada disso interferir no meu ativismo climático."

"O câncer é um professor e estou prestando atenção nas lições que ele guarda para mim. Uma coisa que já me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar a comunidade para que não estejamos sozinhos. E o câncer, junto com minha idade --quase 85-- definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades"

"Estamos vivendo o momento mais consequente da história humana porque o que fazemos ou não fazemos agora determinará que tipo de futuro haverá e não permitirei que o câncer me impeça de fazer tudo o que puder, usando todas as ferramentas na minha caixa de ferramentas e isso inclui continuar a construir esta comunidade Fire Drill Fridays e encontrar novas maneiras de usar nossa força coletiva para fazer mudanças."

"As eleições de meio de mandato estão se aproximando, e elas estão além das consequências, então você pode contar comigo para estar lá junto com você enquanto aumentamos nosso exército de campeões climáticos."


O ator Peter Fonda, irmão de Jane, faleceu em 2019, vítima de câncer.

Postar um comentário

0 Comentários