Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Michael J. Fox Completa 62 Anos de Idade


Um dos mais populares astros das décadas de 1980 e 1990, Michael J. Fox ficou eternizado como Marty McFly, o rapaz que viaja para o futuro (e o passado) na trilogia De Volta Para o Futuro (Back to the Future).




Michael Andrew Fox nasceu em Edmonton, Alberta, no Canadá, em 09 de junho de 1961. Seu pai era militar, e sua mãe havia sido atriz, carreira que também seguiu Kelli Fox, irmã mais nova de Michael J. Fox.


A atriz Kelli Fox

A família do ator mudava de cidade constantemente, devido a carreira de seu pai, mas eles se fixaram em Vancouver em 1971, quando ele se aposentou. Em 1978 Michael J. Fox estreou na televisão canadense na série Leo and Me. O jovem ator conseguiu outros papéis na TV, e em 1979 se mudou para Los Angeles, querendo expandir sua carreira.


Michael J. Fox em Leo and Me


Seu primeiro papel nos Estados Unidos foi no telefilme Letters From Frank (1979). Na época, o ator usava o nome de Michael Fox, porém já havia um veterano ator com este nome, e o Screen Actors Guild (o sindicato dos atores) exigiu que ele adotasse outro nome artisticamente. Inicialmente ele pensou em Michael A. Fox, mas não achou muito sonoro, e acabou adotando o J., em homenagem ao ator Michael J. Pollard.

Sua estreia no cinema foi no filme Loucuras em Plena Madrugada (Midnight Madness, 1980), mas só voltaria às grandes telas dois anos depois, em Os Donos do Amanhã (Class of 1984).


Michael J. Fox em Loucuras em Plena Madrugada

Neste período também fez algumas participações em séries de televisão, e participou de 17 episódios da série Palmerston,, U.S.A (1980-1981). Em 1982 Michael teve a grande chance de sua carreira, quando foi chamado para viver Alex P. Keaton na série Caras e Caretas (Family Ties, 1982-1989). O ator só conseguiu o papel porque Matthew Broderick havia desistido do projeto. 

Após gravar o piloto, o produtor Brandon Tartikoff disse que Fox deveria ser substituído, porque  segundo ele, o ator nunca faria sucesso. Tartikoff declarou "este não é o tipo de rapaz que você vai ver o rosto em uma lancheira". Porém Michael não foi demitido, e se tornou um grande astro teen graças ao programa, que lhe rendeu três prêmios Emmy, em 1986, 1987 e 1988, e um Globo de Ouro, em 1989.


Michael J. Fox em Caras e Caretas


Michael J. Fox recebendo um Emmy


Após o enorme sucesso obtido pelo ator, Michael J. Fox mandou fazer uma lancheira com seu rosto e mandou para Tartikoff, e dentro escreveu uma singela dedicatória: "Para Brandon, coloque seus corvos aqui dentro. Amor e beijos Michael". Até a sua aposentadoria, Brandon Tartikoff manteve a lancheira em um lugar de destaque em sua sala.


Brandon Tartikoff  e sua lancheira

Enquanto gravava Caras e Caretas, Michael atuou nos filmes Lutando Pelo Futuro (High Scool U.S.A., 1983) e Um Acampamento Só Para Meninos (Poison Ivy, 1985). Ainda em 1985, Robert Zemeckis começou a produzir a super produção De Volta Para o Futuro (Back to the Future, 1985).

Inicialmente, ele convidou Zach Galligan, que acabara de protagonizar Gremlins (Idem, 1984), para o papel, mas o ator o recusou. Então ele iniciou as filmagens com o ator Eric Stoltz, que acabou sendo demitodo e Michael J. Fox foi chamado para substitui-lo.


E|ric Stoltz e Christopher Lloyd em De Volta Para o Futuro


Michael J. Fox e Christopher Lloyd em De Volta Para o Futuro


O filme fez um enorme sucesso, e rendeu a Michael uma segunda indicação ao Globo de Ouro. Michael foi considerado um dos maiores astros do ano, e deu início a uma bem sucedida carreira cinematográfica em Hollywood.

Ele repetiria o papel de Marty McFly nos filmes De Volta Para o Futuro II (Back to the Future II, 1989) e De Volta Para o Futuro III (Back to the Future Part III, 1990), que foram gravados simultaneamente.



Michael J. Fox e Christopher Lloyd em De Volta Para o Futuro II


Michael J. Fox e Christopher Lloyd em De Volta Para o Futuro III


Nesta época o ator também atuou em O Garoto do Futuro (Teen Wolf, 1985), cujo título brasileiro queria aproveitar a onde do sucesso de De Volta Para o Futuro, mesmo não tendo nenhuma relação com a obra. 


Em Luz da Fama (Ligh of Day, 1987), Fox contracenou com a cantora de rock Joan Jett, que estreava no cinema como atriz. Ele também atuou em O Segredo do Meu Sucesso (The Secret of My Success, 1987), que lhe rendeu muitas críticas positivas, e foi muito bem sucedido nas bilheterias.

Todos estes filmes foram feitos ao mesmo tempo em que o ator gravava a série Caras e Caretas.


Michael J. Fox em O Garoto do Futuro


Joan Jett e Michael J. Fox em Luz e Fama


Michael J. Fox no cartaz de O Segredo do Meu Sucesso




Em 1988 o ator contracenou com Tracy Pollan (que interpretava sua namorada em Caras e Caretas) no filme Nova York - Uma Cidade em Delírio (Bright Lights, Big City, 1988). Eles se tornariam um casal na vida real, casando-se ainda em 1988.

Com a esposa, Michael voltou a morar no Canadá, onde criou os quatro filhos do casal, que permanece unido até os dias de hoje.



Casamento de Michael J. Fox e Tracy Pollan



Michael também estrelou Aprendiz de Feiticeiro (The Hard Way, 1991) e Dr. Hollywood: Uma Receita de Amor (Doc Hollywood, 1991), e foi muito elogiado pelo seu papel no drama Pecados de Guerra (Casualties of War, 1989).

Também fez seu primeiro trabalho como dublador, em A Incrível Jornada (Homerward Bound: The Incredible Journey, 1993), da Disney.


Seann Penn e Michael J. Fox em Pecados de Guerra



Em 1991 Michael J. Fox foi diagnosticado com Mal de Parkinson, e o médico lhe advertiu que "ele ainda tinha dez bons anos de trabalho", antes de sua saúde se deteriorar. O ator então aceitou muitos projetos, atuando em Um Talento Muito Especial (Life With Mikey, 1993), Por Amor ou Por Dinheiro (For Love or Money, 1993), Os Caminhos do Rio (Where the Rivers Flow North, 1993), Os Puxa-Sacos (Greedy, 1994), A Sangue Frio (Coldblooded, 1995) e Sem Fôlego (Blue in the Face, 1995). Ele também dublou a sequência de A Incrível Jornada II: Pedidos em São Francisco (Homerward Bound II: Lost in San Francisco, 1996).


Kirk Douglas e Michael J. Fox em Os Puxa-Sacos


Fox também assumiu a voz do ratinho Stuart Little no infantil O Pequeno Stuart Little (Stuart Little, 1996) e teve um papel coadjuvante em Marte Ataca! (Mars Attacks!, 1996), de Tim Burton. E em 1996 fez seu último grande papel no cinema, interpretando um homem com poderes psíquicos em Os Espíritos (The Frighteneres, 1996).



Michael J. Fox em Os Espíritos


Em 1996 o ator voltou ao horário nobre da televisão, protagonizando a série Spin City (Idem, 1996-2002), na Rede ABC. Fox interpretava o vice prefeito de Nova York, e ganhou um Emmy pelo papel, além de três Globos de Ouro. Foi durante a terceira temporada do programa que o ator revelou ao público que tinha Mal de Parkinson, e no ano seguinte, anunciou que deixaria o programa devido ao estado de sua saúde, embora ainda tenha feita participações especiais no programa.

Quando Fox deixou o elenco fixo, o ator Charlie Sheen entrou na série, para tentar compensar a saída do ator na trama.





Michael J. Fox não parou de trabalhar, mas reduziu seus papéis drasticamente, de forma a poupar esforços. Ele dublou Atlantis: o Reino Perdido (Atlantis: The Lost Empire, 2001), e todas as sequências de Stuart Little. No cinema, só faria participações especiais, aparecendo nos filmes Viagem Sem Destino (Interstate 60: Episodes of the Road, 2002), Annie (Idem, 2014) e A Gente Se Vê Ontem (See You Yesterday, 2019), um filme que falava sobre viagem no tempo.


Michael J. Fox em  A Gente Se Vê Ontem 


Na televisão, fez participações em diversas séries, como Scrubs, Justiça Sem Limites (Boston Legal), Esquadrão Resgate (Rescue Me), Designated Survivor e The Good Wife. Ele também estrelou The Michael J. Fox Show, em 2012, que foi cancelado após 15 episódios, devido ao estado de saúde do ator.


Michael J. Fox em Scrubs


Micahel J. Fox em The Michael J. Fox Show



Micharl J. Fox escreveu quatro livros, onde conta a sua história e a sua luta contra o Mal de Parkinson, doença que ele virou uma espécie de porta voz informal. O ator também fez palestras e campanhas de arrecadação de fundos para a pesquisa da cura, e ajuda as pessoas que não possuem condições financeiras de pagar o tratamento.

Recentemente, ele foi visto andando com o auxílio de uma bengala.


Michael J. Fox em família


Chistopher Lloyd e Michael J. Fox





Michael J. Fox atualmente, e maquiado para parecer envelhecido em de Volta Para o Futuro








Veja também: As Mais Belas Atrizes dos Anos 80, Antes e Depois





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários