Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Robert Redford Completa 87 Anos de idade


Considerado pela revista inglesa Empire (especializada em cinema) como o 29º maior astro do cinema de todos os tempos, Robert Redford é um dos mais talentosos e belos atores da segunda era de ouro de Hollywood. Com mais de 60 anos de carreira, Redford consagrou-se não como galã, mas provou o seu talento como ator, e também tornou-se um diretor renomado e premiado.




Charles Robert Redford Jr. nasceu em Santa Monica, Califórnia em 18 de agosto de 1936. Robert Redford teve quatro irmãos, e sua mãe Martha Hart era prima do ator Robert Young (o astro da série Papai Sabe Tudo).

Quando ainda era muito jovem, a família do ator se mudou para Los Angeles, onde Robert se tornou um jovem problemático, tendo sido preso na adolescência por roubar calotas de um carro. Atlético, Redford ganhou uma bolsa de estudos para frequentar a Universidade do Colorado, mas foi expulso após 1 ano e meio de curso, por mau comportamento e bebedeira.

Enquanto estava na universidade, ele interessou por pintura, e teve aulas no Pratt Institute do Brooklyn e na American Academy of Dramatic Arts de Nova York, e após ser expulso, viajou para a França, Espanha e Itália, para aperfeiçoar seus dons artísticos.

Na década de 1950 Redford ingressou no teatro, e fez sua estreia na Broadway em Tall Story (1959), em um pequeno papel. Anos mais tarde, ele fez um enorme sucesso na pela Barrefoot in the Park (1963) de Neil Simon.

Em 1960 ele estreou na televisão, na série Maverick (Idem) e no mesmo ano fez um papel não creditado no filme Até os Fortes Vacilam (Tall Story, 1960), primeiro filme que fez ao lado de Jane Fonda (que também estreava no cinema).


Robert Redford em Maverick

Nos anos seguintes o ator apareceu em diversas séries de TV, tendo inclusive recebido sua primeira indicação ao Emmy em 1963, por sua participação especial na série Alcoa Premiere. E teve papéis em filmes como Obsessão de Matar (War Hunt, 1962) e Situação Crítica Porém Jeitosa (Situation Hopeless - But Not Serius, 1965).


Robert Redford em Obsessão de Matar

Por seu filme seguinte, À Procura do Destino (Inside Daisy Clover, 1965), que ele estrelou ao lado de Natalie Wood, o ator recebeu o Globo de Ouro de Ator Revelação do ano. No ano seguinte, o casal voltou a contracenar em Esta Mulher é Proibida (This Property is Condemned, 1966), e ainda em 1966 o ator voltou a contracenar com Jane Fonda em Caçada Humana (The Chase, 1966), que ainda tinha o astro Marlon Brando no elenco.

Esta Mulher é Proibida também marcou o inicio da parceria do ator com o diretor Sydney Pollack, com quem faria alguns dos seus trabalhos mais famosos.


Robert Redford e Natalie Wood


Maron Brando, Jane Fonda e Robert Redford


Redford e Jane Fonda voltaram a contracenar no romântico Descalços no Parque (Barefoot in the Park, 1967), que fez um enorme sucesso de bilheteria. Redford já havia sido o astro da versão teatral do texto, 4 anos antes.

Ele também chegou a ser cotado para ser o astro de A Primeira Noite de Um Homem (The Graduate, 1967), mas o diretor Mike Nicholson achou que ninguém ficaria convencido que o belo ator tivesse problemas para conquistar as mulheres.



Robert Redford e Jane Fonda em Descalços no Parque


Preocupado com o rumo de sua carreira, e com medo de ser estigmatizado como um galã, ele passou a recusar diversos convites para o cinema, tentando escolher papéis melhores e mais desafiadores. O ator só retornou ao cinema 2 anos depois, quando encontrou a chance que procurava em Butch Cassidy (Butch Cassidy and Sundance Kid, 1969), de George Roy Hill.

Redford interpretava Sundance Kid, e ao lado de Paul Newman e Katharine Ross, estrelou uma das maiores bilheterias daquele ano. O sucesso do filme o consagrou como um astro lucrativo, carismático e confiável.


Robert Redford e Paul Newman em Butch Cassidy


Redford não foi indicado ao Oscar nem ao Globo de Ouro por este desempenho, mas recebeu um Bafta pelo trabalho, na Inglaterra. Seus filmes seguintes, Os Amantes do Perigo (Downhill Racer, 1969), Willie Boy (Tell Them Willie Boy is Here, 1969), As Máquinas Quentes (Little Fauss and Big Halsy, 1970) e Os Quatro Picaretas (The Hot Rock, 1972), não foram tão bem sucedidos. Mas O Candidato (The Candidate, 1972) teve uma bilheteria moderada e foi muito elogiado pela crítica.





Robert Redford voltou a liderar as bilheterias após o sucesso do western Mais Forque que a Vingança (Jeremiah Johnson, 1972) e no ano seguinte estrelou, ao lado de Barbra Streisand o sucesso romântico Nosso Amor de Ontem (The Way We Were, 1973), uma das maiores bilheterias de 1973.



robert Redfod e Barbra Streisand em Nosso Amor de Ontem


Ainda em 1973 ele voltou a contracenar com Paul Newman em Golpe de Mestre (The Sting, 1973), que lhe valeu sua única indicação ao Oscar como ator. Redford não levou o prêmio, mas o filme tornou-se a produção mais vista do ano de 1974.


Paul Newman e Robert Redford em Golpe de Mestre


No ano seguinte, O Grande Gatsby (The Great Gatsby, 1974) também foi o recordista de bilheterias, e fez com quem Butch Cassidy retornasse a ser exibido nos cinemas, e também foi um dos filmes mais vistos do ano de 1974.

Robert Redford se tornou o primeiro artista desde Bing Crosby (no ano de 1946), a ter três filmes entre os dez mais vistos do ano, em Hollywood.



Robert Redford e Mia Farrow em O Grande Gatsby


Seus filmes seguintes, Quando as Águias se Encontram (The Great Waldo Pepper, 1975) e Três Dias do Condor (Three Days of the Condor, 1975), não foram campeões de bilheteria, mas renderam bastante lucro para os estúdios.

Em 1976 Redford estrelou, ao lado de Dustin Hoffman, o segundo filme mais lucrativo do ano, Todos Os Homens do Presidente (All The President's Man, 1976), que foi aclamado pela crítica. Os atores interpretavam os repórteres do jornal Washington Post que deflagraram o escândalo de Watergate, que derrubou o presidente Richard Nixon. O filme foi um marco na carreira do ator, que também estreou na produção executiva, e fez com que Redford começasse a manifestar suas posições e lutar por causas políticas que acreditava.

Todos Os Homens do Presidente recebeu oito indicações ao Oscar.





Depois Redford fez o drama de guerra Uma Ponte Longe Demais (A Bridge Too Far, 1977), e afastou-se das telas por 2 anos. Mas mesmo durante este hiato na carreira, o ator ganhou o Globo de Ouro de Estrela do Cinema Mundial Favorita do Público (categoria que não existe mais) nos anos de 1975, 1977 e 1978.

Seu retornou as telas ocorreu em O Cavaleiro Elétrico (The Eletric Horseman, 1979), dirigido pelo seu amigo Sydney Pollack, e co-estrelado pela amiga Jane Fonda.





Após atuar em Brubaker (1980), o ator surpreendeu a todos quando estreou na direção com o tocante Gente Como a Gente (Ordinary People, 1981). O filme mostrava a desintegração de uma família americana de classe alta após a morte de um filme, e foi aclamado pela crítica. O filme venceu 4 Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor, para Redford.





Robert Redford e seu Oscar de Melhor Diretor



Redford voltou a atuar em Um Homem Fora de Série (The Natural, 1984), e no ano seguinte fez Entre Dois Amores (Out of Africa, 1985), ao lado de Meryl Streep. O filme novamente foi um dos campeões de bilheteria do ano, e deu ao amigo Sydney Pollack o Oscar de Melhor Diretor.



Robert Redford e Meryl Streep em Entre Dois Amores



Após atuar em Perigosamente Juntos (Legal Eagles, 1986), Redford retornou a direção com Rebelião em Milagro (The Milagro Beanfield War, 1988), que não repetiu o sucesso de Gente Como a Gente. O filme era estrelado pela brasileira Sônia Braga, com quem o artista namorou.



Robert Redford e Sônia Braga



Seu próximo filme como diretor, Nada é Para Sempre (A River Runs Thought It, 1992), ajudou a firmar a carreira de Brad Pitt, um ator em ascensão na época. Redford também trabalhou como o narrador da produção.

Na década de 1990 sua carreira de ator se manteve em alta, e ele atuou nos filmes Havana (Idem, 1990), Quebra de Sigilo (Sneakers, 1992) e no grande sucesso Proposta Indecente (Indecent Proposal, 1993), no papel de um bilionário que oferece uma fortuna para ter uma noite de amor com a personagem de Demi Moore.






Em 1994 Redford foi novamente indicado ao Oscar de Melhor diretor pelo filme Quiz Show: A Verdade dos Bastidores (Quiz Show, 1994), que também concorreu ao prêmio de Melhor Filme. Na frente das telas, estrelou o romântico Íntimo & Pessoal (Up Close & Personal, 1996), ao lado de Michelle Pffeifer e com Kristin Scott Thomas (e a jovem Scarlet Johansson) fez O Encantador de Cavalos (The Horse Whisperer, 1998), primeiro filme que dirigiu e também atuou.



Robert Redford e Scarlet Johansson em O Encantador de Cavalos



Em 2000 dirigiu Will Smith e Matt Dammon em Lendas da Vida (The Legend of Bagger Vance, 2000), e apareceu como ator fazendo um general do exército em A Última Fortaleza (The Last Castle, 2001). No mesmo ano contracenou com Brad Pitt no sucesso Jogo de Espião (Spy Game, 2001).






Em 2002 Redford ganhou um Oscar Honorário, pelo conjunto de sua obra e pela criação do Sundance Festival, um festival de cinema independente que deu muitas oportunidades aos jovens diretores. O festival foi criado em 1981, e hoje o Sundance Institute é uma renomada instituição que promove, produz e incentiva os novos cineastas, e fica localizada em seu rancho em Utah, propriedade comprada pelo ator em 1963. O local serviu de cenários para o filme Mais Forque que a Vingança, em 1972.


Foi a atriz Barbra Streisand quem lhe entregou a honraria.



Robert Redford e Barbra Streisand, Oscar de 2002



Engajado na causa ambiental, o ator narrou o documentário Sacred Planet (2004), e voltou ao cinema no thriller Refém de Uma Vida (The Clearing, 2004). No mesmo ano produziu o filme Diários de Motocicleta (2004), dirigido pelo brasileiro Walter Salles.  O filme contava parte da vida de Ernesto Che Guevera e seu amigo Alberto Granado, e explorou questões políticas e sociais da América do Sul. A produção que durou 5 anos, foi a responsável por afastar Redford das telas por um período.


Redford voltou a atuar em Um Lugar Para Recomeçar (An Unfished Life, 2005), e reencontrou Meryl Streep no filme Leões e Cordeiros (Lions For Lambs, 2007), que também dirigiu.







Em 2010 ele dirigiu Conspiração Americana (The Conspirator, 2010) e dirigiu e estrelou Sem Proteção (The Company Your Keep, 2012). Também atuou em Até O Fim (All Is Lost, 2013), que lhe rendeu uma nova indicação ao Globo de Ouro como ator, e dirigiu o documentário Cathedrals of Culture (2014), seu último trabalho como diretor até o momento.

Em abril de 2014 Robert Redford foi escalado para viver Alexander Pierce, o chefe da SHIELD e líder da célula Hydra no grande sucesso Capitão América: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier, 2014), um blockbuster inspirado nos quadrinhos da Marvel.



Robert Redford em Capitão América: O Soldado Invernal



Com quase 80 anos de idade, o ator atuou em Uma Caminhada na Floresta (A Walk in the Woods, 2015), Conspiração e Poder (Truth, 2015), e seguiu atuando em Meu Amigo, o Dragão (Pete's Dragon, 2016) e A Descoberta (The Discovery, 2017). Em 2017 reencontrou Jane Fonda no tocante Nossas Noites (Our Souls at Night, 2017), um filme sensível sobre o amor na terceira idade, produzido pela Netflix.




Robert Redford e Jane Fonda em Nossas Noites


Em 2018 o ator recebeu outra indicação ao Globo de Ouro pelo papel do assaltante de bancos Forrest Tucker em O Velho e a Arma (The Old Man & The Gun, 2018). Pouco tempo depois de atuar neste filme, anunciou sua aposentadoria das telas. Porém, em agosto de 2018 deu uma entrevista dizendo que se arrependeu da declaração, e que nunca se sabe o dia de amanhã.






Felizmente, para a alegria dos fãs, o ator voltou ao cinema em Vingadores: Ultimato (Avengeres: Endgame, 2019). Ele também dublou a animação Omniboat: A Fast Boat Fantasia (2020).







E embora ainda trabalhe como produtor, Robert Redford não atuou mais desde a morte de seu filho David James Redford. David, que também era diretor, faleceu em 16 de outubro de 2020, aos 58 anos de idade. Leia mais sobre David James Redford aqui.



Robert Redford e o filho David James Redford



Robert Redford foi casado com a historiadora Lola Van Wagenen (entre 1958 e 1985), e teve quatro filhos com ela. Além de David James, seu primeiro filho, Scott, morreu em 1959, com apenas 2 meses e meio de idade. O bebê foi vítima de morte súbita infantil.

Sua filha, Amy Hart Redford (nascida em 1970), também é atriz.



A atriz Amy Hart Redford



Em 2009 o ator voltou a se casar, com Sibylle Szaggars, com quem namorava desde 1990. Na estante de Robert Redford, entre seus diversos prêmios, também estão um Leão de Ouro especial (concedido no Festival de Cinema de Veneza em 2017) e um César Honorário ganho na França, em 2019.




Robert Redford atualmente




Postar um comentário

1 Comentários