Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Bruce Dern, o único ator que "matou" John Wayne


Com quase 200 créditos em sua carreira, Bruce Dern marcou sua história no cinema ao atuar em quase 200 papéis ao longo de 60 anos de carreira. Pai da atriz Laura Dern, Bruce Dern foi o único ator que matou um personagem de John Wayne nas telas, no filme Os Cowboys (The Cowboys, 1972), filme de Mark Rydell.




Bruce MacLeish Dern nasceu em Chicago, Illinois, em 04 de junho de 1936. Seu avô George era governador de Utah, e seu tio avô materno era o poeta Archibald MacLeish. No ensino médio, Bruce Dern foi uma estrela do atletismo, e tentou uma vaga na equipe olímpica de 1956.




Após deixar o esporte, ele estudou atuação no lendário Actors Studio, sendo aluno de Elia Kazan e Lee Strasberg. Em 1956 fez sua estreia nos palcos, e conquistou a Broadway em 1959, quando atuou em Sweet Bird of Youth, ao lado de Paul Newman e Geraldine Page.

Foi Elia Kazan que o levou para o cinema, escalando o rapaz para um pequeno papel em Rio Violento (Wild River, 1960). Mas foi na televisão que o ator encontrou os próximos papéis de sua carreira, participando de episódios de diversas séries de TV, como Caravana (Wagon Train), O Fugitivo (The Fugitive), Gunsmoke e Bonanza.

Ele retornou ao cinema em um papel modesto em Marnie, Confissões de Uma Ladra (Marnie, 1964), de Alfred Hitchcok e ganhou destaque como o amante da jovem Charlotte Hollis em Com A Maldade na Alma (Hush... Hush... Sweet Charlotte, 1964).


Bruce Dern em Com A Maldade na Alma


Ao lado de Diane Ladd, sua esposa na época (com quem se casou em 1960), atuou no filme Os Anjos Selvagens (The Wild Angeles, 1966). A primeira  filha do casal, Diane Elizabeth Dern (nascida em 29 de novembro de 1960), morreu aos dezoito meses, devido os ferimentos causados em sua cabeça após cair em uma piscina, em 18 de maio de 1962. A segunda filha do casal, Laura Dern (nascida em 10 de fevereiro de 1967) também é atriz.

Bruce Dern e Diana Ladd se separaram em 1969.


Diane Ladd e Bruce Dern

Bruce Dern, Diane Ladd e a pequena Laura Dern


Em 1969 Bruce Dern teve um desempenho brilhante como um trabalhador agrícola pobre, que acompanha a sua esposa grávida em um cruel e intenso concurso de dança em A Noite dos Desesperados (The Shoot Horses, Don't They?, 1969), de Sidney Pollack.


A Noite dos Desesperados

Na década de 1960 o ator atuou em diversos westerns, como Gigantes em Luta (The War Wagon, 1967), ...E o Bravo Ficou Só (Will Penny, 1967), A Marca da Forca (Hang 'Em High, 1968), Uma Cidade Contra o Xerife (Support Your Local Sheriff!, 1969).


Bruce Dern e Clint Eastwood em A Marca da Forca


Neste período, também fez filmes como Viagem ao Mundo da Alucinação (The Trip, 1967) e Os Cinco de Chicago (Bloody Mama, 1970).

Em 1972 ele interpretou um ladrão de gado em Os Cowboys (The Cowboys, 1972), de Mark Rydell. Fazendo o vilão do filme, Bruce Dern matou o fazendeiro interpretado por John Wayne, um lendário cowboy de Hollywood, que nunca havia morrido em cena. Antes de gravarem a cena de morte, Wayne falou para Dern: "A América Vai Odiar Você Por Isto!"

Bruce Dern chegou a receber ameaças de morte após este filme, e Laura Dern relembrou em entrevista, que na escola as crianças a rejeitavam porque o pai dela "havia matado John Wayne".




Enquanto filmava Os Cowboys, Bruce também trabalhava na ficção científica Corrida Silenciosa (Silent Running, 1972). E ainda em 1972 estrelou, ao lado de Jack Nicholson, o drama O Rei da Ilusão (The King of Marvin Gardens, 1972), de Bob Rafelson.



Bruce Dern e Jack Nicholson em O Rei da Ilusão

Em 1974 ele foi indicado ao Globo de Ouro pelo papel do mau-caráter Tom Buchanan, o homem que quebra o nariz de Karen Black em O Grande Gatsby (The Great Gatsby, 1974). 


Karen Black e Bruce Dern em O Grande Gatsby

 

Dirigido por Kirk Douglas, atuou em Ambição Acima da Lei (Posse, 1975). E foi o astro masculino de Trama Macabra (Family Plot, 1976), último filme dirigido por Alfred Hitchcok. Também esteve no elenco do aclamado Domingo Negro (Black Sunday, 1977), de John Frankenheimer. E recebeu sua primeira indicação ao Oscar pelo papel do marido perturbado de Jane Fonda em Amargo Regresso (Coming Home, 1978). No mesmo ano, fez Caçador de Morte (The Driver, 1978).


Barbara Harris e Bruce Dern em Trama Macabra


Jane Fonda e Bruce Dern em Amargo Regresso


O ator recebeu severas críticas (e foi indicado ao Framboesa de Ouro de Pior Ator) por seu papel no thriller erótico Tatuagem (Tattoo, 1981), onde interpretava um tatuador que sequestra uma modelo (papel de Maud Adams), por que ele era obcecado. O filme foi alvo de controvérsias, e levou mais de um ano para ser lançado, após de pronto.

No entanto, ele recuperou o prestígio ao vencer o Urso de Prata de Melhor Ator no Festival de Berlim, por sua atuação em O Campeão da Temporada (Championship Season, 1982).


Bruce Dern em O Campeão da Temporada



Nos anos seguintes o ator permaneceu ocupado com diversos trabalhos. Em 1988 Bruce interpretou o vizinho, veterano da Guerra do Vietnã, na comédia Meus Vizinhos São Um Terror (The 'Burbs, 1989), de Joe Dante.


Rick Ducommun, Corey Feldman, Tom Hanks e Bruce Dern em Meus Vizinhos São Um Terror



O ator ainda apareceu em filmes como Ânsia de Vencer (On the Edge, 1985), 1969 - O Ano Que Mudou Nossas Vidas (1969, 1988), Dominados Pelo Desejo (After Dark, My Sweet, 1990), O Golpe Perfeito (Diggstown, 1992), Wild Bill, Uma Lenda no Oeste (Wild Bill, 1996), O Último Matador (Last Man Standing, 1996), Por Água Abaixo (Down Periscope, 1996), Espírito Selvagem (All the Pretty Horses, 2000), A Casa de Vidro (The Glass House, 2001), Monster: Desejo Assassino (Monster, 2003) e O Buraco (The Hole, 2009).



Bruce Dern em Wild Bill, Uma Lenda no Oeste


Bruce Dern e Leelee Sobieski em A Casa de Vidro



Entre 2006 e 2011 também atuou na série Amor Imenso (Big Love, 2006-2011), ao lado do ator Bill Paxton.


Bill Paxton e Bruce Dern em Amor Imenso



Em 2011 foi dirigido por Francis Ford Coppola em Virgínia (Twixt, 2011), e no ano seguinte trabalhou em seu primeiro filme do aclamado diretor Quentin Tarantino em Django Livre (Django Unchained, 2012).




Bruce Dern em Django Livre


Com o diretor atuaria ainda em mais dois filmes, Os Oito Odiados (The Hateful Eight, 2015) e Era Uma Vez... em Hollywood (Once Upon a Time... In Hollywood, 2019).



Bruce Dern em Os Oito Odiados


Brad Pitt e Bruce Dern em Era Uma Vez... em Hollywood


Em uma entrevista, Dern declarou: "Sempre digo que sinto que trabalhei para seis gênios em minha carreira ... E os seis diretores, sem nenhuma ordem, seriam o KazanHitchcockDouglas TrumbullAlexander PayneQuentin Tarantino e Francis Coppola.


Alexander Payne é o diretor do aclamado Nebraska (Idem, 2013), filme estrelado por Bruce Dern. Pelo papel de Woody Grant, um idoso veterano da Guerra da Coréia, Dern foi indicado ao Oscar, e recebeu o prêmio de Melhor Ator em Cannes.



Bruce Dern em Nebraska


Em 2010 Bruce Dern, Diane Ladd e Laura Dern foram agraciados com uma estrela na calçada da fama, colocadas uma ao lado da outra, tornando-se a primeira família cinematográfica homenageados com a honraria ao mesmo tempo.





Em 2019 ele atuou com Dakota Johnson em O Falcão Manteiga de Amendoim (The Peanut Butter Falcon, 2019), tonando-se um dos poucos artistas que atuou com três gerações de atrizes. Ele contracenou com Melanie Grifitth, mãe de Dakota, em O Preço da Traição (Mulholland Falls, 1996) e com a avó da atriz, Tippi Hedren em Marnie, Confissões de Uma Ladra (Marnie, 1964).

No mesmo ano de 2019 esteve no elenco de Era Uma Vez... Em Hollywood (Once Upon a Tinme... In Hollywood, 2019), de Quentin Tarantino.


Bruce Dern em O Falcão Manteiga de Amendoim


Ainda atuando muito, ele está no elenco de mais de 10 produções que estão sendo realizadas no momento, Bruce Dern diz que não pensa em se aposentar: "Se você acha que eu vou me aposentar para que o James Caan possa conseguir os meus papéis, vocês está absolutamente errado!" Porque viverei até os 100 anos, e meu objetivo é fazer papéis de personagens mais velhos, que outras pessoas nunca tiveram a chance de fazer, porque não viveram suficiente...


Bruce Dern atualmente




Veja Também: Mães e Filhas Atrizes





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários

  1. "Em 1974 ele foi indicado ao Globo de Ouro pelo papel do mal caráter Tom Buchanan". O correto é mau-caráter.

    ResponderExcluir