Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Maurice Tillet, o lutador francês que inspirou o Shrek?


Maurice Marie Joseph Tillet nasceu nos Montes Urais, Rússia, em 23 de outubro de 1903. Filho de engenheiro das ferrovias reais do Czar Russo e de uma professora, foi criado em meio a nobreza. Seu pai morreu durante a Revolução de 1917 e sua mãe fugiu para a França, levando o menino de rosto angelical (daí o apelido “O Anjo”).


Maurice aos 13 anos

Aos dezessete anos começou a desenvolver os sintomas da acromegalia, uma espécie de gigantismo, que deformou seu corpo. Maurice estudava direito em Toulouse na época, mas abandonou o curso por saber que nenhum tribunal daria credibilidade para uma figura grotesca e com uma voz falhada, quase um sussurro (consequências da doença também).

Alistou-se então na Armanda Francesa, onde trabalhou como marinheiro durante alguns anos. Em 1935 estreou como ator, fazendo uma pequena participação em Princesa Tam-Tam (Princesse Tam-Tam. 1935), produção francesa protagonizada pela dançarina Josephine Baker.

Maurice aparecia pouco, sentado em uma mesa de bar, numa ponta não creditada. Aliás, sua participação no cinema nunca foi creditada, mas alguns historiadores conseguiram encontrá-lo ainda nos filmes Quermesse Heróica (La kermesse héroïque, 1935) e Les Bateliers de La Volga (1936). Sempre papéis pequenos, de figuras grotescas que não necessitavam de maquiagem. Nesta mesma época deixou a marinha, devido ao medo da guerra que se evidenciava na Europa.


Cena de Princesa Tam-Tam (Maurice é homem de boina sentado no bar, que aparece em 3:17



Um dia Maurice Tillet andava pelas ruas de Paris quando foi abordado por um homem, que queria lhe fazer uma proposta. Ele foi logo recusando, achando que era mais uma pessoa querendo lhe contratar como aberração circense. Mas o convite era para ser lutador de Wrestling (espécie de luta livre), nos Estados Unidos. Tillet aceitou.








Era o ano de 1937 quando ele chegou à América, e logo se tornou um lutador popular do começo da década de quarenta, ganhando inclusive títulos de campeão peso-pesado pela American Wrestling Association, de Boston. Também ganhou o título de “o anjo francês”, uma piada com seu antigo apelido e sua aparência. E apesar de ser russo (algo não muito bem visto nos EUA daqueles tempos), era creditado como francês por ter vivido no país boa parte de sua vida. Sempre anunciado como uma besta festa, era um homem tranquilo e gentil, que falava quatorze idiomas e gostava de poesia e músicas clássica.

Lutando em Barcelona em 1948



Apesar de seu corpo grande e da força demonstrada nos ringues, o lutador tinha uma saúde frágil devido a sua doença. Em 04 de setembro de 1954, aos 50 anos, ele faleceu devido a problemas cardíacos. A acromegalia não só afeta a estrutura corporal, mas também os órgãos internos, que nunca param de crescer. E o coração do lutador acabou crescendo demais, ficando comprimido em sua caixa torácica.





O visual “monstruoso” de Maurice Tillet fez dele uma celebridade muito popular em seu tempo, e ele fazia muito sucesso inclusive com as crianças. Algumas pessoas dizem que ele serviu de inspiração para o personagem Shrek, protagonista da série de animações de mesmo nome, lançadas a partir de 2001.



Maurice Tillet e Johnny Weismuller


A produtora Dream Works nega, e diz que a figura de Shrek remete ao personagem original do livro de William Steig, publicado em 1990. Aliás, o estúdio havia comprado os direitos do livro muitos anos antes de produzir o filme que conhecemos. A intenção original era fazer um filme live-action (com atores de verdade), protagonizado pelo comediante Chris Farley. Mas devido a dificuldades de maquiagem e caracterização, decidiram fazer o filme animado, com o comediante emprestando a voz para o ogro verde. Porém, Chris faleceu prematuramente em 18 de dezembro de 1997 (vítima de overdose), deixando cerca de 80% das dublagens prontas. 


Capa do livro

Chris Farley e esboço original de Shrek, repare que ele tem alguns traços do comediante


Mike Myers, antigo colega de Farley dos tempos do programa Saturday Nigh Life foi chamado para ser seu substituto, sendo ainda o dublador oficial de Shrek.

Chris Farley e a dublagem original de Shrek



Confira uma galeria de imagens e
tire suas próprias conclusões:




Com a modelo e atriz Dorian Leigh Parker

Seria Maurice Tillet o modelo inspirador de Shrek?





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários