O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, está exibindo a exposição Musicais no Cinema. Concebida originalmente pelo Musée de La Musique - Philharmonie de Paris, a mostra traça um panorama sobre os filmes musicais, agrandando uma legião de cinéfilos.
Cartazes, filmes, objetos originais, fotografias e até figurinos originais compõe a exposição, que traça um panorama sobre a história do gênero, iniciada nos primórdios do cinema falado, em 1927. Mas obras recentes, como La La Land (2017) e La La Land (2019) também são lembradas.
Figurinos originais de Rocketman
Claro, há grande destaque para os grandes clássicos, como Cantando na Chuva (1952), Amor, Sublime Amor (1961), A Noviça Rebelde (1965), e os bailados de Fred Astaire.
Apesar da curadoria original ser francesa (e alguns dos cartazes estarem em francês), o cinema brasileiro está presente, desde as chanchadas da Atlântida até produções recentes como as cinebiografias musicais feitas nos últimos anos. Até Roberto Carlos e Xuxa foram lembrados na versão brasileira.
E embora os filmes de Mazzaropi não sejam exatamente musicais, é possível ver alguns números musicais apresentados em sua obra, sendo possível inclusive ver a jovem Elza Soares cantando no cinema.
Elza Soares em O Puritano da Rua Augusta
A parte mais rica referente ao Brasil, é a galeria dedicada a Carmen Miranda, onde são exibidos figurinos, sapatos, jóias e turbantes originais, que foram usados pela Pequena Notável. Os objetos foram emprestados pelo Museu Carmen Miranda, do Rio de Janeiro.
Ainda é possível ver depoimentos de nomes como Sílvio de Abreu, Cláudia Raia e Léa Garcia, além de figurinos usados por La Raia em alguns de seus musicais mais famosos.
A exposição Musicais no Cinema já está em cartaz há algum tempo, e fica até dia 16 de fevereiro (então ainda dá tempo de visitar). As terças feiras, a entrada é grátis. Mais informações podem ser obtidas no site do MIS (aqui).
Galeria de Fotos da Exposição
E este sou, Diego Nunes, o autor desta página
* Colaboração de Alex Godinho.
Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
0 Comentários