Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre Mickey Kuhn, o último sobrevivente do elenco de ...E o Vento Levou


Morreu no dia 20 de novembro o ator Mickey Khun, que era o último dos integrantes do elenco do clássico ...E o Vento Levou (...Gone With the Wind, 1939). Kuhn morava em um asilo, e morreu de causas naturais, aos 90 anos de idade.


Theodore Matthew Michael Kuhn Jr., nasceu em 21 de setembro de 1932, no Illiois, Estados Unidos. Mais conhecido pelo nome artístico de Mickey Kuhn, ele ficou eternizado nas telas do cinema como o pequeno Beau Wilkes, o filho de Ashley e Melanie Wilkes em ...E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939).



Filho de imigrantes alemães, Mickey migrou com os pais para Los Angeles durante a grande depressão causada pela quebra da bolsa de valores de 1929. Aos dois anos de idade, estreou no cinema no filme O Seu Primeiro Amor (Change of Heart, 1934), estrelado por Janet Gaynor e Charles Farrell. Sua mãe o levara para fazer o teste na Fox Films após ver um anúncio no jornal, mas ela não sonhava com o estrelato do filho, apenas se interessou pelo dinheiro do cachê, que seria um bom complemento da renda familiar nos tempos da forte crise econômica em que o país vivia.

Mickey Kuhn no colo de Leslie Howard em ...E O Vento Levou

Mickey Kuhn e Janet Gaynor em O Seu Primeiro Amor

A Fox gostou do menino, e o contratou, matriculando-o no jardim de infância dos atores mirins do estúdio, mas o menino só voltaria às telas aos 5 anos de idade, no filme A Missão do Médico (A Doctor's Diary, 1937), emprestado para a Paramount. Já sem contrato, atuou em Contra a Lei (King of the Underworld, 1939), com Humprey Bogart.
O ano de 1939 foi um dos mais importantes na carreira do menino, que atou em seis produções neste ano, incluindo dois dos maiores clássicos do cinema: o já citado ...E o Vento Levou e Juarez (Idem, 1939), ao lado da estrela Bette Davis. Em Juarez ele interpretou o jovem príncipe herdeiro Augustin.

Bette Davis e Mickey Kuhn em Juarez

Na década de 40, o ator trabalhou muito e foi crescendo em frente as câmeras. Ele atuou em filmes como Mania do Divórcio (I Want a Divorce, 1940), O Preço da Felicidade (Roughly Speaking, 1945), Sublime Indulgência (This Love of Ours, 1945), Dick Tracy, O Audacioso (Dick Tracy, 1945) e Cidade Encantada (Magic Town , 1947).

Em Rio Vermelho (Red River, 1948), interpretou outro dos papéis mais importantes de sua carreira, o do jovem Matt, o filho adotivo de John Wayne (Montgomey Clift interpreta o mesmo papel na fase adulta do personagem).

Rosalind Russell, Johnny Calkins, Jo Ann Marlowe, Ann Lawrence e Mickey Kuhn
em O Preço da Felicidade

Cartaz de Dick Tracy, O Audacioso

Mickey Kuhn em Cidade Encantada

Walter Breenam, John Wayne e Mickey Kuhn em Rio Vermelho

Na adolescência, Kuhn começou a interpretar personagens de jovens problemáticos, mas sem obter muito sucesso. Na década de 50 fez apenas pequenos papéis em figurações, em filmes como O Filhinho de Papai (That's My Boy , 1951). Em Um Bonde Chamado Desejo (A Streetcar Named Desir, 1951) ele voltou a atuar com Vivien Leigh. Ele é o marinheiro que ajuda Blance a tomar o bonde correto para chegar até a casa de sua irmã.

Viven Leigh e Mickey Kuhn em Um Bonde Chamado Desejo

Descontente com sua carreira, ele abandonou o cinema aos 19 anos, para alistar-se na marinha. Após servir por quatro anos, retornou ao cinema, mas sem muito destaque, deixando Hollywood definitivamente em 1957. Em 1956 ele começou a trabalhar na American Airlines, e depois tornou-se funcionário do aeroporto de Boston.

Em 1976 ele encontrou sua antiga colega Bette Davis no aeroporto, e a abordou dizendo: "Senhora Davis, meu nome é Mickey Kuhn, e tive a honra, o privilégio e o prazer de trabalhar com você em Juarez em 1938 e agora eu trabalho para a American Airlines. Existe alguma coisa que eu possa fazer para tornar sua viagem mais agradável?".

Davis, friamente, respondeu "Que bom para você, e não, você não pode!".

Na década de 80 Mickey Kuhn se aposentou da aviação, e passou a ser convidado para eventos em homenagem ao ...E o Vento Levou.

Mickey Kuhn, Ann Rutherford, Cammie King, o produtor Daniel Selznick e Patrick Curtis em 2009.
Após a norte de Olivia de Havilland, que interpretou sua mãe em ...E O Vento Levou, Mickey se tornou um dos últimos atores do elenco deste clássico ainda vivo. Ainda vivem Greg Wise e Patrick Curtis, que também interpretaram Beau Wilkes (quando bebê, se revezando no papel), ambos tinham poucos meses de vida quando o filme foi rodado.
Em 2005, Mickey Kuhn ganhou Golden Boot Award por seu trabalho em westerns.
Mickey Kuhn recebendo o Golden Boot Award, em 2005.

Victor Fleming, diretor de ...E o Vento Levou, segurando o ator Mickey Kuhn no colo.

Mickey Kuhn




Veja também: Beulah, uma série pioneira, estrelada por Hattie McDaniel


Veja também: Tributo a Cary Grant

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

7 Comentários

  1. Bette Davis,era uma grande atriz ma.um ser humano de quinta categoria.Não se esforçava em ser simpática com ninguém.Talvez por isso sua filha BeeDee,tenha tido muita antipatia dela.

    ResponderExcluir
  2. A Bette Davis era uma excelente atriz mas era totalmente insuportável na vida real. Talvez serja por isso que a sua filha a odiava.

    ResponderExcluir
  3. Talvez o termo certo sería pouca paciência, até porque Bette Davis era uma atriz muito além do seu tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não foi falta de paciência, foi ignorância mesmo. Coisa de gente esnobe.

      Excluir
    2. Isso não foi falta de paciência, foi ignorância mesmo. Coisa de gente esnobe.

      Excluir
  4. Parabens as grandes atores
    🏪

    ResponderExcluir
  5. Parabens as grandes atores
    🏪

    ResponderExcluir