Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Rosemary Harris, de O Belo Brumel a Tia May de Homem-Aranha


Rosemary Harris é uma lenda do teatro, e estreou no cinema no começo da década de 1950, tendo inclusive uma indicação ao Oscar. Porém, as novas gerações a conhecer como a doce Tia May, a tia de Peter Parker nos filmes do Homem-Aranha.


A jovem Rosemary Harris



Rosemary Ann Harris nasceu em Londres, em 19 de setembro de 1927. Seu pai era membro da Força Aérea Inglesa, e por causa do trabalho do pai Rosemary passou sua infância na Índia.

Adolescente, ela voltou para à Inglaterra, onde começou seu estudos de atuação na Royal Academy of Dramatic Art. Rosemary estreou nos palcos londrinos em 1948, e em 1951 recebeu um convite para atuar pela primeira vez na Broadway, onde desenvolveu uma sólida carreira.

Por sua atuação no teatro, ela ganhou quatro Drama Desk Award e foi nove vezes indicada ao Tony, tendo sido agraciada com o prêmio por seu desempenho em O Leão No Inverno (1966). Entretanto, ela perdeu o papel para Katharine Hepburn, quando a peça foi adaptada para o cinema, em 1968.


Robert Foster e Rosemary Harris em O Leão no Inverno


Rosemary estreou no cinema ao lado de Elizabeth Taylor e Stewart Granger no filme O Belo Brumel (1954), uma produção luxuosa da MGM.



Rosemary Harris (de vestido roxo) ao lado de Elizabeth Taylor em o Belo Brumel



Priorizando sua carreira no teatro, ela só retornaria ao cinema em Carga Perigosa (1957), uma produção da MGM filmada na Inglaterra. Em 1959 a atriz se casou com o ator e diretor Ellis Rabb, com quem montou sua própria companhia teatral.

Ela só voltaria atuar no cinema em Tio Vânia (1963), baseado na famosa peça de Anton Chekhov. Em 1967 Rosemary e Ellis se separaram, e ela casou-se novamente, agora com o escritor John Ehle, pai de sua filha, a atriz Jennifer Ehle (nascida em 1969). A união durou até a morte do escritor, em 2018.

Jennifer é conhecida por interpretar a Irmã Mary na série 1923.



Jennifer Ehle na série 1923



Em 1968 ela atuou na comédia Com a Pulga Atrás da Orelha (1968), em um raro papel de protagonista (dividido com Rex Harrison).



Rosemary Harris e Louis Jordan em Com a Pulga Atrás da Orelha




Rosemary geralmente recusava papéis no cinema pois eles lhe tomavam muito tempo de filmagens, mas desde a década de 1950, aceitava trabalhos na televisão, cujas gravações duravam menos tempo.

Ela ganhou um Emmy por interpretar a escritora George Sand na minissérie Notorious Woman (1974), e também ganhou um Globo de Ouro pelo seu desempenho na minissérie Holocausto (1978).



Rosemary Harris e Meryl Streep em Holocausto




Em 1978 ela atuou no filme Os Meninos do Brasil (1988), e só retornaria ao cinema uma década depois, em Amor à Segunda Vista (1988).



Rosemary Harris em Os Meninos do Brasil



Em 1989 Rosemary esteve no filme Amor Ilícito (1989), e passou a ser vista com mais frequência no cinema nos anos seguintes, ela também atuou em A Prisioneira do Amor (1991), e em Tom e Viv (1994), que lhe rendeu um Bafta e uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.



Willem Dafoe e Rosemary Harris em Tom e Viv



No cinema, ainda atuou em Símbolo de Liberdade (1996), Hamlet (1996), Tempo de Inocência (1999) e Sunshine - O Despertar do Século (1999), onde dividiu o mesmo papel com a filha, que interpretaram encarnações jovem e idosa, respectivamente, da mesma personagem.

No ano 2000 Rosemary também atuou no grande sucesso O Dom da Premonição (2000), um dos primeiros filmes em que apareceu que alcançaram grandes bilheterias. No ano seguinte, esteve no filme De Cabelos em Pé (2001).

E após muitos anos de carreira Rosemary Harris finalmente se tornou um rosto conhecido do grande público quando foi escalada para viver a Tia May no grande sucesso Homem Aranha (2002). Ele repetiu o papel de tia de Peter Parker no filme seguinte, Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha 3 (2007).



Rosemary Harris e Tobey Maguire em Homem Aranha 2



Outro papel notável da atriz no cinema foi como a mãe de Annette Benning em Adorável Julia (2004). Nas telonas, ainda atuou em Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007), Guerra é Guerra (2011), e The von Trapp Family: A Live of Music (2015), interpretando uma das filhas do Capitão von Trapp, a família que inspirou o filme A Noviça Rebelde, na maturidade.

Aos 91 anos de idade, Rosemary retornou a Broadway, atuando na nova montagem de My Fair Lady (2018).


Rosemary Harris em My Fair Lady


Ainda atuando, seu último trabalho foi na série Search Party, em 2022.









Veja também: Quentin Tarantino Já Foi Figurante








Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários