Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Kitty O'Neil, dublê de Lynda Carter, era "A Mulher Mais Rápida do Mundo"


Kitty O'Neil era um exemplo de superação. Uma doença na infância a deixou surda, e uma lesão interrompeu seus planos olímpicos. Mesmo assim, ela tornou-se piloto, e até 2019 era a dona absoluta do recorde de velocidade na categoria feminina. Além disto, tornou-se uma das mais requisitadas dublês de Hollywood, devido a sua capacidade de fazer cenas que ninguém mais conseguia.



Kitty Lin O'Neil nasceu no Texas, em 24 de março de 1946. Filha de um oficial da força aérea, e de uma nativa Cherokee, Kitty perdeu o pai em um acidente de avião quando ainda era bebê. Pouco tempo depois, aos dois anos de idade, ela perdeu a audição após contrair múltiplas doenças infantis.

Sempre muito ativa, aos dez anos de idade ela começou a competir em torneios de saltos em trampolim, vencendo alguns campeonatos como mergulhadora. Em 1964 ela estava na pré-seleção da equipe olímpica norte-americana, que iria disputar as olímpiadas daquele ano.

Porém, Kitty quebrou o pulso, e contraiu meningite espinhal, que quase a deixou impossibilitada de andar, e fez com que ela perdesse a vaga para disputar as olímpiadas. Mas um ano depois, já recuperada, competiu no Summer Deaflympics de 1965, nas categorias 100 metros de costas e 100 metros livres. Porém, logo ela perdeu o interesse no salto ornamental, e passou a dedicar-se ao esqui aquático, mergulho, paraquedismo e asa delta.

Com pouco mais de 20 anos, ela descobriu que tinha câncer, e precisou fazer quimioterapia, encerrando suas atividades por um breve período. Kitty retornou em 1970, agora com uma nova carreira.

Ela conheceu o duble Hal Needham, e passou a correr de motocicletas, Needham também era dublê, e levou Kitty O'Neil para o cinema. Ela tornou-se a primeira dublê de Hollywood a fazer cenas de alta periculosidade.

Seu primeiro trabalho no cinema foi no filme catástrofe Aeroporto 75 (1974). Ela também trabalhou no filme Aeroporto 77 (1977). No cinema, também trabalhou nos filmes Pânico na Multidão (1976), O Espírito de James Dean (1977) e Foes (1977).

Mas foi na televisão que ela ganhou maior destaque como dublê. Kitty era a dublê de Lindsay Wagner na série A Mulher Biônica (1976-1978), e foi a dublê de Lynda Carter em Mulher Maravilha (1977-1979).

A atriz Jeannie Epper era a dublê oficial de Lynda Carter, mas Kitty era quem fazia as cenas mais perigosas, principalmente as que envolviam saltos e quedas. Ela bateu o recorde feminino ao pular de um prédio de 39 metros (12 andares) para fazer uma cena, depois saltaria de 55 metros, pulando de um helicóptero.







Em 1976 Kitty O'Neil estabeleceu o recorde de velocidade terrestre para o sexo feminino ao pilotar um carro foguete, que atingiu 825,127 km por hora. O feito foi noticiado mundialmente.

Porém, o carro tinha potencial para atingir 1100 km/h, mas ela foi obrigada a assinar um contrato que a impedia de atingir a velocidade máxima, que bateria o recorde mundial geral. O patrocinador do evento queria que Hall Needham batesse o recorde oficial, impedindo assim que Kitty ficasse com tal marca. 






Suas façanhas eram tão famosas que a Matel lançou uma boneca em homenagem a Kitty O'Neil em 1978, e em 1979 sua vida foi contada no filme A Vitória do Silêncio (1979), tendo a atriz Stockard Channing como protagonista. Curiosamente, Kitty foi a dublê da atriz que a interpretava nesta produção.


Stockard Channing e Kitty O'Neil


Como dublê, ela ainda atuou em A Profecia II (1978), Golpe Sujo (1978), Os Irmãos Cara de Pau (1980) e Desta vez Te Agarro (1980), que foi dirigido por Hal Needham.

Porém, em 1982, alguns amigos seus, que também eram dublês, morreram durante a gravação de um filme, e Kitty O'Neil resolveu se aposentar. Quando deixou a carreira, ela havia estabelecido 22 recordes de velocidade em terra e na água, que lhe garantiram o apelido de "A Mulher Mais Rápida do Mundo".

Em 02 de novembro de 2018 Kitty O'Neil faleceu em consequências de uma pneumonia, aos 72 anos de idade.



Em 2023 ela foi homenageada pelo Google, no dia do seu aniversário.







Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários