Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A trágica cantora Selena, morta por uma fã, aos 23 anos de idade


Selena foi um fenômeno da música, e é considerada uma das mais importantes cantoras latinas da história, tendo vendido mais de 18 milhões de discos ao longo de sua curta carreira. Sua fama e popularidade lhe valeu comparações com a cantora Madonna, considerada a rainha do pop.



Selena Quintanilla nasceu em Lake Jackson, no Texas, em 16 de abril de 1971. Filha de um casal de mexicanos, e descendente de indígenas cherokees, Selena nasceu em uma família pobre.

Ela sempre teve o sonho de ser cantora, influenciada pelo pai, que na juventude teve uma banda chamada "Los Dinos". Vendo que a filha tinha talento, ele comprou uma bateria uma guitarra e um microfone, e criou a banda Selena y Los Dinos, formada por seus três filhos: Selena, Suzette e Abraham.



O primeiro palco de Selena foi no restaurante de seu pai, mas logo ela estava cantando em festas, bailes e outras casas da região de Lake Jackson. Mas os altos impostos e a política anti-imigração do governo Ronald Reagan fez com que sua família falisse, e tivesse que fechar o restaurante.

Em dificuldades financeiras, a família Quintanilla mudou-se para a casa de parentes em Corpus Christi, também no Texas. A banda de Selena passou a ser a principal fonte de renda da família, paralelamente, sua mãe trabalhava como costureira e seu pai como sapateiro.

Selena começou a participar de concursos musicais, e venceu a maioria deles, chamando a atenção da indústria fonográfica. E em 1984, aos treze anos de idade, ela gravou seu primeiro disco.



A carreira de Selena começou a deslanchar, e ela desenvolveu o gosto por cantar o estilo Tejano, que era predominantemente masculino. Em 1986 ela chamou a atenção de Ricky Trevi, fundador do prêmio Tejano Music Award e de Jonny Canales, um famoso apresentador do Texas, e em 1987 a cantora venceu o Tejano Award como melhor vocalista feminina do ano, que acabou rendendo um convite para assinar com uma grande gravadora, que via na artista uma "nova Gloria Stefan"

Selena passou a fazer shows por todo os Estados Unidos, e em 1989 assinou um contrato milionário para ser garota propaganda da Coca-Cola, passando também a fazer diversos comerciais para o refrigerante. A cantora seria representante da marca até a sua morte.



Nesta época ela conheceu o guitarrista Chistopher-Pérez, que passou a integrar seu conjunto. Selena e Christopher começaram a namorar, mas o pai da artista foi contra o relacionamento. Ela fingiu que terminou o namoro, mas eles continuaram a se relacionar escondidos, e se casaram no cartório, também escondidos, em 1992. 


Selena e Christopher Pérez

A partir de 1990 Selena era uma estrela reconhecida pela mídia americo-mexicana, e já vendia mais discos contanto Tejano que os os cantores masculinos tradicionais do gênero. Ela também montou uma rede de lojas, onde também era a estilista das roupas.

Seu pai, que era seu empresário desde os primeiros tempos da carreira, estava atarefado demais com os negócios da filha, e uma antiga fã da artista, Yolanda Saldívar, se ofereceu para ajudar na administração, sem salário, apenas para ter mais oportunidades ao lado de Selena.

Yolanda era fã de Selena desde o começo dos anos 80, antes da fama. A artista via em Yolanda uma espécie de irmã mais velha, e sempre a recebia no camarim antes de seus shows. Yolanda era enfermeira, mas mentiu que tinha experiência em administração de empresas.

A princípio o pai da cantora não queria contratar Yolanda, mas Selena insistiu. A fã já oferecia seus serviços voluntários desde 1987, e acabou contratada em 1990.


Selena e Yolanda

Yolanda fundou o Selena's Fan Clube, e passou a administrar as lojas de roupa da cantora. Ela também administrava a agenda da cantora, e basicamente não saia do lado da cantora, frequentando até mesmo festas ao seu lado.

Em 1994 Selena estava no auge, ela havia lançado seu quinto disco de estúdio, e a música Amor Prohibido alcançou o topo das paradas de sucesso latinas. No mesmo ano, ela venceu o Grammy de melhor álbum mexicano-latino. 

Ela também gravou seu primeiro álbum em inglês, e a música Dreaming of You estourou, abrindo as portas para o mercado pop norte-americano, um mercado que ela ainda desejava explorar.




Em 01 de março de 1995 ela compareceu na premiação do Grammy, onde tinha sido novamente indicada (embora não tenha vencido). A artista vivia um momento muito especial, sua carreira estava no auge, ela era feliz no casamento, e já havia gravado quatro músicas, de sua autoria, em inglês, que fariam parte de seu novo álbum.

Selena também começava a conquistar Hollywood, tendo aparecido no filme Don Juan DeMarco (1994), um grande sucesso de bilheterias, estrelado por Johnny Depp, Marlon Brando e Faye Dunaway.


Selena, Marlon Brando e Faye Dunaway em Don Juan DeMarco

Porém, fãs começaram a escrever cartas para o pai de Selena, informando que haviam comprado produtos de sua loja, que nunca foram entregues. Selena e o pai confrontaram Yolanda, que estava desviando o dinheiro das vendas, e havia sumido com diversos documentos da contabilidade da cantora.

Mesmo descobrindo que Yolanda estava roubando seu patrimônio, Selena confidenciou ao marido que ainda queria manter a amizade com a enfermeira, por quem nutria um grande carinho. Na manhã de 31 de março de 1995 Yolanda marcou um encontro com Selena em um hotel, alegando que lhe entregaria todos os documentos fiscais, e que provaria sua inocência.

As duas discutiram, e Yolanda tirou uma arma da bolsa, assustada, a cantora tentou fugir, mas acabou baleada pelas costas, e o tiro acertou uma artéria de seu coração. Mesmo assim, a artista conseguiu se arrastar até a recepção do hotel, e disse que Yolanda havia atirado nela. Leva para o hospital, Selena não resistiu a hemorragia, e faleceu com apenas 23 anos de idade.

Yolanda se trancou em seu carro, e colocou a arma em sua própria cabeça, dizendo que ia se matar. Ela se entregou a polícia, após dez horas de negociações. Ela foi condenada a prisão perpétua, com direito a pedir liberdade condicional após 30 anos de pena, em 2025.



No cinema, Selena foi interpretada por Jennifer Lopez no filme Selena (Idem, 1997), e também voi vivida por Christian Serratos em Selena: A Série (Selena, The Series, 2020-2021), produzida pela Netflix. Há também uma série feita pelo Prime, chamada El Secreto de Selena (2018), cuja protagonista é a atriz Maya Zapata.


As atrizes que interpretaram Selena nas telas


A cantora Selena em seu último show, em 1995



Postar um comentário

1 Comentários