Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Douglas Croft, o primeiro Robin dos cinemas




Douglas Croft foi um ator mirim popular no começo da década de 1940, quando era contratado pela Warner Brothers. E aos 16 anos de idade, tornou-se o primeiro ator a interpretar Robin, o menino prodígio e fiel parceiro de Batman, na primeira adaptação cinematográfica de Batman e Robin para o cinema.

Croft é até hoje o mais jovem ator a interpretar o personagem, que era um adolescente nas páginas dos gibis.


Douglas Croft e Lewis Wilson em O Morcego (1943)

Douglas Malcom Wheatcroft nasceu em Seattle, em 12 de agosto de 1926. Ele era filho do ator do cinema mudo Stanhope Wheatcroft, e ainda bebê se mudou com a família para Los Angeles, devido ao trabalho do pai.

Mas seus pais se separaram pouco tempo depois, e Stanhope chegou a declarar que a ex esposa havia morrido, para não precisar pagar a pensão alimentícia.

Em 1941 Douglas Croft estava brincando perto de um estúdio, quando foi descoberto por um produtor, que lhe ofereceu trabalho no cinema. Ele estreou nas telas como o aluno traquinas da professora interpretada por Claudette Colbert em Lembra-te Daquele Dia (Remember the Day, 1941).


Geroge Croft e Ann Todd em Lembra-te Daquele Dia

O jovem Croft então atuaria em alguns filmes importantes da Warner, fazendo parte do elenco de Em Cada Coração um Pecado (Kings Row, 1942) e no ano seguinte teve seu primeiro grande papel em Gentil Madrasta (Not a Ladies' Man, 1943), interpretando o filho de Paul Kelly e enteado de Fay Wray, a estrela de King Kong (1933).


Douglas Croft, Paul Kelly e Fay Wray no cartaz de Gentil Madrasta

Ainda em 1942 ele atuou no filme vencedor do Oscar, A Canção da Vitoria (Yankee Doodle Dandy, 1942), interpretando o papel do protagonista quando jovem, enquanto na fase adulta ele era interpretado por James Cagney.


Douglas Croft em A Canção da Vitória



Douglas Croft também atuou em Sacrifício de Pai (Flight Lieutenant, 1942), e teve outro papel de destaque em Ídolo, Amante e Herói (The Pride of the Yankees, 1942), onde interpretou o jovem Lou Gehrig (interpretado por Gary Cooper, na fase adulta).

Seus créditos também incluem Mania de Antiguidades (George Washington Slept Here, 1942), O Grande Momento (Harrigan's Kid, 1943) e Lilly, a Teimosa (Presenting Lily Mars, 1943).



Douglas Croft em Lily, a Teimosa, estrelado por Judy Garland


Em 1943 o ator foi escalado pela Columbia Pictures para viver o primeiro Dick Grayson, o Robin, no filme O Morcego (The Batman, 1943). Batman havia surgido nos quadrinhos em 1939, e em 1943 ainda não era tão popular no Brasil, por isto, por aqui, o filme foi chamado de O Morcego. Na verdade, a produção não é exatamente um filme, mas um seriado de 15 episódios.


Douglas tinha 16 anos de idade, e foi o único ator a interpretar o personagem que realmente era adolescente. Dick Wilson era o interprete do Homem Morcego.



Douglas Croft e Lewis Wilson em O Morcego


Douglas Croft, o primeiro Robin dos cinemas


Croft fez uma pausa na carreira quando foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, e retornou ao cinema em Despertar Revelador (River Gang, 1945). Mas como muitos antigos atores mirins, Croft deixou de ser interessante para os produtores de cinema após atingir a adolescência.





Ele só conseguiria mais um papel no cinema, muito pequeno, no filme Despertar Revelador (River Gang, 1947), e depois deixo o cinema. No mesmo ano de 1947, ele sofreu um grave acidente de moto, onde um amigo seu acabou morrendo.


Douglas Croft, o rapaz de cabelos encaracolados, em Despertar Revelador 



Croft ficou com sequelas do acidente, e nunca mais trabalhou no cinema, desaparecendo da mídia a partir de então. O jovem ator passou a beber demais, tornando-se alcoólatra. 


Em 24 de outubro de 1963 o corpo de Douglas Croft foi encontrado em um hotel barato de Los Angeles. Ele havia bebido até entrar em coma alcóolico, e a autópsia revelou que ele também sofria de cirrose.










Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários