Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Harold Sakata, o eterno Oddjob de 007 Contra Goldfinger




Além de interpretar um  dos vilões mais icônicos da saga 007, Harold Sakata faz parte do time de medalhistas olímpicos que conquistou Hollywood.



Toshiyki Sakata nasceu em Honolulu, Havaí, em 01 de julho de 1920. Ele neto de imigrantes japoneses, e era de origem humilde. Aos 15 anos de idade precisou abandonar a escola, para ir trabalhar em uma fazenda de abacaxis.

Aos 18 anos ele era um menino franzino, medindo 1,73 metros, ele pesava apenas 51 quilos, mas queria ser forte como os rapazes das revistas de fisiculturismo, e então começou a praticar levantamento de peso.

Logo, o que era um hobbie tornou-se profissão, e ele começou a participar de competições de levantamento de peso, carreira que não interrompeu mesmo quando foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial.



Como atleta, ele quebrou alguns recordes, e acabou classificado para os Jogos Olímpicos de Londres, de 1948, onde ficou com a medalha de prata no levantamento de peso dos meio pesados.


Harold Sakata nas Olimpíadas de 1948


Após as Olímpiadas, ele abandonou o levantamento de peso, passando a lutar luta livre profissionalmente. Ele se tornou extremamente popular no Japão, e chegou a morar no país, onde trabalhava como lutador.

Ele se casou com uma mulher japonesa, mas acabou retornado aos Estados Unidos, devido a contratos de trabalho. Seu casamento também não sobreviveria as constantes viagens entre os dois países.



Mas a sua bem sucedida carreira na luta livre foi interrompida após ele ser acusado de jogar sujo (Sakata teria jogado sal nos olhos de um lutador oponente), e ele perdeu o cartaz.

Em 1964 sua carreira seguiria um novo rumo, quando ele foi convidado para fazer um teste para o papel de Oddjob, o capanga de Auric Goldfinger em 007 Contra Goldfinger (Goldfinger, 1964), dono de seu chapéu arma.

O papel estava entre ele e também lutador Milton Reid, que chegou a desafiar Sakata para uma luta, e o vencedor ficaria com o personagem. Porém, Reid já havia atuado em O Satânico Dr. No (Dr. No, 1962), e os produtores preferiram optar por um ator novato.

Harold Sakata não tinha experiência em atuação, mas seu personagem era mudo, e não exigia muita dramaticidade, apenas músculos poderosos.


Gert Frobe, Sean Connery e Harold Sakata 007 Contra Goldfinger


O filme fez sucesso, e seu personagem também. O ator recebeu novos convites para atuar, geralmente interpretando personagens brutos e musculosos, e repetindo muitas vezes o papel de seguranças mudos em outras produções.

Na Alemanha, atuou em 4 Schulüssel (1966) e na França atuou em Operação Ouro (Zarabanda Big Bang, 1966) e Un garçon, Un Fille. Le Dix-Septième Ciel (1966).

De volta aos Estados Unidos, estrelou a ficção Dimensão 5 (Dimension 5, 1966) e esteve no elenco de O Ópio Também é Uma Flor (Poppies Are Also Flowers, 1966).

Ele também atuou em um episódio da série A Ilha dos Birutas (Gilligan's Island), em 1967.


Cartaz de Dimensão 5


Gilbert Roland em O Ópio Também é Uma Flor



Harold Sakata também fez diversos comerciais na década de 1960, vestindo os trajes de Oddjob.


Comercial com Harold Sakata



Ele faria o mesmo personagem no filme The Phynx (1970), e conseguiu um papel regular na série Sarge (1970-1971), além de atuar em alguns filmes menores (inclusive um feito nas Hong Kong), e fazer participações em outras séries, como Havaí 5.0 (Hawaii 5-0).

Seus melhores papéis nesta época foram nos filmes Impulse (1974), Mako, o Tubarão Assassino (Mako: The Jaws of Death, 1976) e Happy Hooker Vai a Washington (The Happy Hooker Goes to Washington, 1977).



Harold Sakata em  Happy Hooker Vai a Washington



Ele fez mais dois filmes em Hong Kong, Xiong Zhong (1982) e Horror Safari (1982).



Harold Sakata e Woody Stronde em Horror Safari


Sua última aparição pública foi na entrega do Oscar de 1982. Pouco tempo depois, em 29 de julho de 1982, vítima de câncer de fígado, aos 62 anos de idade.



Postar um comentário

0 Comentários