Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Douglas Trumbull, especialista em efeitos visuais, morre aos 79 anos de idade



Lendário especialista em Efeitos Visuais Douglas Trumbull, responsável por alguns dos mais audaciosos filmes de ficção científica de todos os tempos – como “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968), “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” (1977) e “Blade Runner” (1982) – Douglas Trumbull morreu nesta segunda, dia 07, aos 79 anos, vítima de um tumor cerebral.




Douglas Huntley Trumbull nasceu em Los Angeles, a 08 de abril de 1942,  filho de um engenheiro mecânico e especialista em efeitos visuais, Don Trumbull, que trabalhou em filmes que vão de “O Mágico de Oz” (1939) a “Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança” (1977),.

Douglas Trumbull foi responsável pelos efeitos visuais de clássicos com "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968), “O Enigma de Andrômeda” (1971), “Corrida Silenciosa” (1972), “Jornada nas Estrelas: O Filme” (1979), e até de “A Árvore da Vida” (2011), entre muitos outros.

Recebeu indicações ao Oscar por “Contatos Imediatos”, “Jornada nas Estrelas: O Filme” e “Blade Runner”, além de criar, para os estúdios e parques temáticos da Universal, o simulador “Back to the Future: The Ride”. Além dos efeitos de uma série de clássicos do gênero, Trumbull também criou e patenteou dúzias de ferramentas e técnicas fotográficas para a indústria cinematográfica. 


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Michael Carvalho Silva22 de julho de 2022 às 03:16

    Descanse em paz e fique com Deus, querido e saudoso Douglas Trumbull. Seu trabalho em Blade Runner foi simplesmente memorável. Por falar em Blade Runner, as duas esplêndidas atrizes e modelos americanas Sean Young e Joanna Cassidy haviam sido especialmente escolhidas pelo diretor inglês dessa mesma produção Ridley Scott, irmão mais velho do saudoso cineasta britânico Tony Scott para interpretarem respectivamente as duas belas e icônicas replicantes Rachel e Zhora nesse mesmo filme pelo fatos de ambas Sean e Joanna terem a mesma beleza clássica e o mesmo perfil físico estético de atriz e modelo estadounidense e também a mesma altura de um metro e setenta e cinco centímetros tão apreciados exclusivamente pelo próprio Ridley a ponto dele ter inclusive ter namorado essas duas grandes beldades e estrelas hollywoodianas e mundiais quando ele mesmo havia dirigido o próprio Blade Runner há exatos quarenta anos atrás. Do mesmo modo, a atriz americana de origem sueca Daryl Hannah que interpretou a replicante Pris nesse mesmo filme e que sempre foi fisicamente idêntica à loura e belíssima atriz de cinema e modelo de moda estadounidense Lori Singer que foi de longe um dos maiores símbolos sexuais hollywoodianos e mundiais dos anos oitenta e também de todos os tempos declarou ter ficado profundamente impressionada com a beleza física absolutamente perfeita e angelical da morena americana Stacey Nelkin e da loura holandesa Monique van de Ven quando ambas também fizeram o teste para interpretar Pris no cinema. Além disso, Joanna Cassidy quase interpretou a Mulher Maravilha no seriado de televisão setentista e original da personagem antes de ter perdido esse mesmo papel para Lynda Carter definitivamente.

    ResponderExcluir