Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Ralph Macchio, de Karate Kid, Completa 62 Anos de Idade


Ralph Macchio entrou para a história do cinema como o Daniel LaRusso, ou Daniel Sam, um adolescente tímido e franzino que aprende a superar o bullying na nova escola através do karatê, na trilogia clássica da década de 1980 Karatê Kid.




Ralph George Macchio Jr. nasceu em Huntington, Nova York, em 04 de novembro de 1961. Seus pais tem origem italiana e grega, e ele foi criado em um rancho, apesar de ter feito o ensino médio já na cidade de Nova York.

Aos três anos de idade ele começou a ter aulas de sapateado, e aos 16 foi descoberto por um agente de talentos, que o escalou para viver Jeremy Andretti na série de TV Oito é Demais (Eight is Enough, 1980-1981).


Ralph Macchio em Oito é Demais

No mesmo ano, o jovem ator fez sua estreia no cinema, atuando na comédia Rebeldes da Academia (Up the Academy, 1980). Ralph Macchio foi conquistando seu espaço devagar, participando ocasionalmente também, de alguns feitos para a televisão.


Ralph Macchio em Rebeldes da Academia

Sua primeira grande chance no cinema, entretanto, veio quando ele foi escalado por Francis Ford Coppola para viver o estudante de música Johnny Cade no filme Vidas Sem Rumo (The Outsiders, 1983), que reunia uma nova geração de jovens galãs talentosos, incluindo Tom Cruise, Matt Dillon, Patrick Swayze, C. Thomas Howell, Rob Lowe e Emilio Estevez.


Os astros de  Vidas Sem Rumo

Apesar de dividir a atenção com os novos rostos de Hollywood, o rapaz impressionou no papel, e acabou sendo convidado para viver Daniel LaRusso em Karatê Kid: A Hora da Verdade (The Karate Kid, 1984). O filme fez um enorme sucesso, e fez de Ralph Macchio uma estrela conhecida mundialmente.


Ralph Macchio e Pat Morita em Karatê Kid: A Hora da Verdade

Macchio então atuou em Escola da Desordem (Teachers, 1984) e Os Três Desejos de Billy Grier (The Therre Wishes of Billy Grier, 1984), e no auge da popularidade, resolveu dedicar-se ao teatro, fazendo uma imersão nos palcos da Broadway.

Ele retornou ao cinema dois anos depois, no papel de um musico de Blues no clássico A Encruzilhada (Crossroads, 1986). Macchio era dublado por Ry Cooder nas cenas com dedilhados de guitarra.




Ainda em 1986 ele retomou o papel de Daniel "Sam" em Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua (The Karate Kid Part II, 1986), e voltou novamente para o teatro.


Ralph Macchio em Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua

Depois, retornou novamente ao teatro por mais dois anos, até atuar no filme Torturado Pelo Passado (Distant Thunder, 1988).


John Lithgow e Ralph Macchio em Torturados Pelo Passado


Em 1989 Macchio viveu Daniel pela terceira vez em Karatê Kid 3: O Desafio Final (The Karate Kid Part III, 1989), que não foi tão bem recebido pela crítica e nem pelo público, e rendeu ao ator uma indicação ao Framboesa de Ouro de Pior Ator do Ano.





Após atuar em Os Loucos Casais da Califórnia (Too Much Sun, 1990), Macchio emplacou um grande sucesso, atuando na comédia Meu Primo Vinny (My  Cousin Vinny, 1992), onde interpretava um rapaz preso injustamente em uma pequena cadeia do interior. O filme foi muito bem recebido, e rendeu a Marisa Tomei um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.



Ralph Macchio e Joe Pesci em Meu Primo Vinny


No ano seguinte ele fez parte do elenco do cult Nu em Nova York (Naked in Nova York, 1993), um filme mais artístico, com direção de Daniel Algrant e com produção do lendário Martin Scorsese.


Ralph Macchio em Nu em Nova York



Mas na década de 1990 os fãs viram poucos trabalhos seus nas telas. Casado desde 1987 com Phillys Fierro (que ele começou a namorar aos 15 anos de idade), Macchio preferiu dedicar-se ao teatro, e a criação de seus dois filhos.

Sempre muito discreto e família, o ator fez poucos trabalhos no período, aparecendo eventualmente em uma produção independente ou fazendo alguma participação especial em uma série na TV. No cinema, fez apenas o filme Truques de Sedução (Can't Be Heaven, 1999) e dublou um personagem na animação A Ratinha Valente 2: O Segredo do Ratinho (The Secret of NIMH 2: Timmy to the Rescue, 1998).

Seu retorno ao cinema ocorreu somente em 2003, quando atuou em Morte Certa (A Good Night to Die, 2003). Depois só voltaria a atuar novamente em 2005, quando interpretou a si mesmo em um episódio da série Entourage.



Ralph Macchio em Entourage


Entre 2008 e 2009 o ator esteve no elenco da série Ugly Betty (2008-2009), que foi seu trabalho mais marcante no período.


Ralph Macchio em Ugly Betty




Macchio voltaria a brincar com sua carreira, e apareceu como ele mesmo outras séries e filmes, como Minha Desconhecida Fama (He's Way More Famous Than You, 2013) e How I Meet Your Mother (2013), onde os personagens da trama não acreditam que ele seja o verdadeiro Ralph Macchio.



Ralph Macchio em How I Meet Your Mother


O ator também esteve no elenco de alguns filmes pouco conhecidos, e interpretou Joseph Stefano (o roteirista de Psicose) no filme Hitchcok (Idem, 2012), cinebiografia do mestre do suspense de Hollywood.

Ralph Macchio também fez algumas participações na série Psych, e interpretou o mesmo papel na versão cinematográfica, Psych: O Filme (Psych: The Movie, 2017). Entre 2017 e 2019 ele também fez parte do elenco da série The Deuce (2017-2019).


Ralph Macchio em Psych: O Filme



Mas seu grande retorno ao estrelado ocorreu em 2018, quando ele retomou o papel de Daniel LaRusso na série Cobra Kai (2018-2021), muitos após o sucesso do lançamento de Karatê Kid, em 1984.

A série mostra os personagens nos dias atuais, 34 anos após os tempos de escola, e traz de volta diversos atores do elenco original da trilogia. Macchio é também um dos produtores da série, e foi indicado ao prêmio Emmy (nesta categoria) no ano de 2021.


William Zabka e Ralph Macchio em Cobra Kai


Ralph Macchio em Cobra Kai


Ainda casado, o ator também aproveita boa parte de seu tempo em reuniões e eventos familiares.


Ralph Macchio e os filhos


Ralph Macchio em família



Foto montagem do artista Ard Gelinck



Postar um comentário

3 Comentários

  1. Ótima matéria. Só uma correção, em Vidas Sem Rumo o personagem Johnny Cade não é estudante de música, mas um garoto normal do grupo dos greasers, filho de pais alcoólatras. Em A Encruzilhada ele é um estudante de música querendo ser músico de blues.

    ResponderExcluir
  2. Bateu uma Saudade dos bons tempos da "Sessão da tarde". Ralph Macchio só boas lembranças! Daniel "Sam" forever.

    ResponderExcluir
  3. É possível encontrar alguns filme dele em DVD? Era fã dele em Karatê Kid, adorei a reportagem.

    ResponderExcluir