Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

O filme que inspirou o Coringa


Batman, um dos heróis mais populares das histórias em quadrinhos surgiu nas páginas da revista Detective Comics #27, em maio de 1939. Já o Coringa (Joker), seu arqui-inimigo, é um pouco mais novo, tendo surgido na primeira edição de Batman, em abril de 1940.

Criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane, o personagem deveria morrer em sua primeira aparição, mas a editora (futura DC Comics) achou que o personagem poderia render mais, e claro, estavam certos.

Mas você sabia que o Coringa teve os traços inspirados em um antigo filme mudo?


A imagem de um dos maiores vilões dos quadrinhos foi inspirado no personagem Gwynplaine, interpretado pelo ator Conrad Veidt, no filme O Homem Que Ri (The Man Who Laughs, 1928). O personagem, por sua vez, é baseado no livro de mesmo nome do escritor Victor Hugo (o mesmo de Os Miseráveis O Corcunda de Notre Dame).

Gwynplaine, é filho de um nobre Inglês que teria traído o Rei James II da Inglaterra. As sentenças do monarca foram a execução do pai de Gwynplaine na Dama de ferro e a solicitação a um cirurgião, Dr. Hardquannone, que desfigurasse o rosto do menino, condenado a "rir" para sempre.

Conrard Veidt em O Homem que Ri

Primeira aparição do Coringa (Joker), nos quadrinhos

Assista a um trecho de O Homem Que Ri (1928)

O próprio visual do personagem Batman também foi inspirado em um filme mudo, O Morcego (The Bat, 1926), estrelado por Charles Herzinger


O livro de Victor Hugo, publicado em 1869, teve inúmeras adaptações para o cinema, sendo a primeira de 1909. Mas as mais famosas são as versões de 1921, feita na Alemanha, com  Franz Höbling, a versão de 1928, com Veidt, a de 1966, com Jean Sorel (rebatizado de Angelo no filme), a de 1971 (feita para a televisão) e estrelada por Philippe Bouchet e a de 2012, com  Marc-André Grondin como Gwynplaine, e Gerard Depardieu como seu amigo e protetor.

Em 1921 o ator John Barrymore também interpretou o personagem, mas nos palcos teatrais.

1) Marc-André Grondin, 2)  Franz Höbling, 3) John Barrymore,
4) Philippe Bouchet, 5) Conrard Veidt

Cartaz da versão de 1966, com Jean Sorrel

No cinema, o Coringa já foi vivido por Cesar Romero, Jack Nicholson, Heather Ledger, Jared Leto e Joaquin Phoenix


Qual o seu Coringa favorito?


Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários