Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A verdadeira história de Angelines Fernández


Angelines Fernández ficou conhecida no Brasil por seu papel no seriado Chaves (El Chavo del 8, 1979-1990), dirigido por Roberto Gomez Bolaños, progama exibido há muitos anos no Brasil pelo SBT. Porém, Angelines já era uma veterana quando ingressou para o elenco da série, já tendo uma carreira artística de mais de trinta anos de atuação. 




Nascida em Madrid, Espanha, em 9 de julho de 1922, Angelines tinha apenas 17 anos quando viu a ditadura de Francisco Franco assolar seu país. Indignada com o avanço fascista e com a miséria imposta ao seu povo, ingressou nos grupos rebeldes que combatiam o governo franquista. Aos 25 anos foi descoberta pelos militares e passou a correr risco de vida. Foi quando então tomou uma decisão difícil, a de exilar-se no exterior para escapar da morte.








Após passar por Cuba, seu destino original, a jovem migrou para o México em 1947. Lá encontrou com o ator espanhol Ángel Garasa, também refugiado da Guerra Civil espanhola. Para ajudar a compatriota, ele arranjou-lhe um pequeno papel como atriz em uma peça no Teatro Fabregas. Ela agradou tanto que no ano seguinte já era protagonista da peça La Casa del Loca (1948), no Teatro Ideal.






Angelines também começou a trabalhar como rádio-atriz, trabalhando nas rádio-novelas da Rádio XEW, na Cidade do México. Quando a televisão mexicana foi inaugurada em 31 de agosto de 1950, Angelines já era uma atriz popular, sendo o primeiro rosto a aparecer na transmissão inaugural da XE1GC, Canal 02 do México.

Meses antes, ela retornara a Cuba para também inaugurar a televisão por lá.

Ela passou a fazer diversas peças televisivas e só estreou em novelas em 1959, atuando na primeira versão de Teresa, estrelada por Maricruz Oliver. A novela era curta e teve a duração de apenas três capítulos.


Angeline Fernández, a direita, em 1961


A atriz já era uma veterana das telas mexicanas, sendo uma das atrizes da época de ouro do cinema do país. Ela estreou nas telas grandes em Maternidade Imposible (1955), estrelado por María Elena Marqués. Ela atuou em vinte e cinco filmes, tendo contracenado com grandes astros mexicanos como Arturo de Córdoba, Pedro Infante e Libertad Lamarque.


Veja Angelines Fernández no Cinema Mexicano



Com Cantinflas, o cômico mexicano mundialmente famoso, ela fez vários filmes, entre eles O Padrezinho (El Padrecito, 1964) e O Professor (El Profe, 1971). Neste último, trabalhou com outro veterano do cinema mexicano, Ramón Valdez, que mais tarde ficaria conhecido como Seu Madruga (Don Ramón no original), na série Chaves. Ficaram amigos e foi ele quem sugeriu Angelines para o papel de Dona Clotilde, a Bruxa do 71. E em1966 ela contracenou com María Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, em Un Novio para dos Hermanas (1966).

 Apesar de uma longa carreira, foi com a série de Bolanõs que a atriz conquistou maior popularidade.




Ela permaneceu no elenco da série até 1990, quanto teve de se afastar devido a um câncer de pulmão. Neste mesmo ano ela interpretou uma freira em Sor Batalla (1990), novamente ao lado de María Antonieta de Las Nieves. Seu último filme foi Bella entre Las Flores (1990).



Angelines Fernández e María Antonieta de Las Nieves em Sor Batalla


Fumante inveterada, Angelines Fernandes faleceu em 25 de março de 1994 aos 71 anos.

Há diversas informações desencontradas e até mesmo falsas na internet sobre a atriz. A mais famosa delas é a que lhe atribui o retrato de outra atriz espanhola, a famosa Sarita Montiel, como sendo ela jovem. Apesar de bastante difundida, obviamente esta é uma informação equivocada. Há também uma foto de uma jovem com uma arma, que também não é um retrato da atriz.



Foto de Marina Ginestà, muitas vezes creditada erroneamente como sendo Angelines Fernández

 
A verdadeira Angelines Fernández




Hector Bollina VS Rogelio Guerra, as duas versões de Um Astro Cai na Vila (Episódios Semelhantes de Chaves)


Postar um comentário

0 Comentários