Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por onde anda? Phillip Paley, o Cha-Ka de O Elo Perdido



Em 1974 a rede de televisão NBC lançou a série O Elo Perdido (Land of Lost, 1974-1976), que contava a história da família Marshall, presa em uma terra pré-histórica, cheia de dinossauros e mistérios.

Além dos dinossauros, existia um povo meio humano, meio macaco, chamados Pakuni. Cha-ka, um dos Pakuni, ficava amigo da família.




Existem algumas lendas sobre quem seria o ator que interpretou Cha-ka. Algumas histórias dizem que era o ator Clint Howard, outras que era o guitarista Rodney Sheppard, da banda Sugar Ray. Mas na verdade, o interprete de Cha-Ka era o ator mirim Phillip Paley, que tinha apenas 10 anos de idade.

Nascido em 15 de setembro de 1963, Phillip Paley começou a treinar artes marciais muito pequeno e aos 9 anos de idade tornou-se faixa preta em karatê. Essa façanha levou o garoto ao programa de entrevistas de Jack Carson, onde ele lutou com Chuck Norris.


Phillip Paley e Chuck Norris no programa de Jack Carson


O carismático menino chamou a atenção e logo recebeu convites para trabalhar como ator. Ele estreou em um episódio da série Apple's Way, em 1974, e logo ingressou no elenco fixo da série O Elo Perdido, usando maquiagem e fantasia de Pakuni. 

Porém Phillip Paley chegou a aparecer sem a caracterização em um episódio da série.


Phillip Paley, sem a caracterização, em O Elo Perdido


Feita para crianças, a série fez um enorme sucesso na primeira temporada. Porém, as crianças se assustavam com as histórias de mistério e com os sleestakas. As mães reclamaram, e a série passou a ter um lado mais cômico, o que derrubou sua audiência, e consequentemente seu orçamento.

Com a série decaindo, o ator Spencer Milligan (que interpretava o pai das crianças) não quis renovar seu contrato. O ator Ron Harper entrou então na série como o Tio Jack, que passou a cuidar de Holly e Will Marshall (interpretados pelos atores Kathy Coleman e Wesley Eure).

As mudanças acabaram levando a série ao fim. Ela foi cancelada em 1976, após 43 episódios. No Brasil, O Elo Perdido foi inicialmente exibida na Rede Globo, e depois na TVS (depois chamada de SBT).

Após o cancelamento, Phillip Paley parou de atuar para terminar os estudos. Em 1985, aos 21 anos, ele tentou retornar a carreira, participando de um episódio da série Águia de Fogo (Airwolf). 



Phillip Paley em Águia de Fogo, em 1985


Em 1988 ele estrelou a comédia adolescente Jogos de Praia (Beach Balls, 1988), onde interpretava um jovem de 17 anos que sonha em se tornar guitarrista, enquanto tenta conquistar a garota de seus sonhos. O filme era produzido por Roger Corman, o rei dos filmes de baixo orçamento.


Steven Tash e Phillip Paley em Jogos de Praia


Depois, ele desistiu da carreira de ator. Phillip Paley formou-se bacharel em inglês na Universidade da Califórnia, e atualmente trabalha em um escritório de advocacia em Los Angeles, ajudando advogados a coletar e preservar evidências durante o julgamento.

Em 2020 ele voltou a atuar, fazendo uma participação especial em The Last Page Of Summer (2020).



Phillip Paley atualmente





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Muito legál saber por onde andão esses atores que fizerão parte da nossa infancia

    ResponderExcluir
  2. Quanta saudade desse tempo. Deveria voltar esses seriados. Um abraço.

    ResponderExcluir