Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Nichelle Nichols, a eterna Tenente Uhura de Jornada nas Estrelas (Star Trek)




Nichols ficou conhecida por interpretar a tenente Uhura na série clássica Jornada nas Estrelas (Star Trek), e seu personagem virou um marco na luta conta o racismo nos Estados Unidos na década de 1960.

Whoopi Goldenberg, atriz vencedora do Oscar, declarou em uma entrevista certa vez que virou atriz por causa de Nichelle. Ela tinha 10 anos quando viu Jornada nas Estrelas pela primeira vez, e ao ver Nichelle atuando saiu correndo até sua mãe, dizendo "acabei de ver uma mulher negra na televisão, e ela não era uma empregada!".

Nichelle Nicols

Grace Nichols em 28 de dezembro de 1932 em Robbins, Illinois. Ela iniciou sua carreira como dançarina, aos 15 anos de idade, na companhia de Katherine Dunham, em 1947. No ano seguinte ingressou como dançarina e cantora na na orquestra de Duke Ellington. Ela também cantou com Lionel Hampton antes de estrear no cinema.

Nichelle Nicholson na companhia de Katherine Dunham, em 1947

Nichelle estreou no cinema como dançarina em Porgy & Bess (Porgy and Bess, 1959), estrelado por Dorothy Dandridge. Nichelle só retonarnia ao cinema em Feita em Paris (Made in Paris, 1966), em um pequeno papel. Seu primeiro papel de destaque foi em A Mulher Sem Rosto (Mister Buddwing, 1966).

Nichelle Nichols em A Mulher Sem Rosto

Após aparecer no filme Doutor, o Senhor Está Brincando! (Doctor, You've Got to Be Kidding!, 1967) e em dois episódios da série Tarzan, estrelada por Ron Ely e Manuel Padilla Jr., ela foi convidada para viver a Tenente Uhura em Jornada nas Estrelas (Star Trek, 1966-1969).

Nichelle foi convidada pelo criador da série, Gene Roddenberry. A atriz havia impressionado Gene quando atou em um episódio da série The Lieutenant, também criada por ele. 

Leonard Nimoy e Nichelle Nichols em Jornada nas Estrelas

Nichelle interpretava a Tenete Nyota Uhura, mais tarde promovida a capitão-de-fragata da Enterprise. Sua personagem revolucionou a televisão norte-americana. Uhura tinha um papel de comando, e foi a primeira artista negra em um papel de destaque, sem ser uma criada, na televisão nos Estados Unidos.

Junto com William Shatner ela também protagonizou o primeiro beijo interracial da televisão americana, no episódio Plato's Stepchildren (1968). Após o beijo, a série recebeu milhares de cartas de todo o país, com elogíos e críticas por parte da audiência.

Nichelle Nichols e William Shatner em Plato's Stepchildren

Em 1968 a atriz declarou que desejava sair da série. Martin Luther King então a procuou, e pediu para ela continuar, pois sua personagem era uma inspiração para a juventude negra. Nichelle renovou o contrato, e pouco tempo depois Martin Luther King foi assassinado. Ela permaneceu na série até 1969, quando ela foi cancelada.

Com o fim da série, ela não encontrou muitos papéis. Fez poucas aparições na televisão e atuou no filme Truck Turner (1973). Jornada nas Estrelas voltou a ser produzida entre 1973 e 1974, com Nichelle Nichols de volta ao elenco.

Ela também atuou em Jornada nas Estrelas: O Filme (Star Trek: The Motion Picture, 1979), e diversos outros filmes derivados da série, como Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (Star Trek II: The Wrath of Khan, 1982), Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (Star Trek III: The Search for Spock, 1984), Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa (Star Trek IV: The Voyage Home, 1986), Jornada nas Estrelas V - A Última Fronteira (Star Trek V: The Final Frontier, 1989) e Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (Star Trek VI: The Undiscovered Country, 1991). Ela também participou de alguns especiais da série, além de dublar diversos video games.

Nichelle Nichols e elenco original em Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida

Longe da série Nichelle Nichols atuou em poucos filmes, dos quais destacamos Os Sobrenaturais (The Supernaturals, 1986), Neve pra Cachorro (Snow Dogs, 2002), Querem Acabar Comigo (Are We There Yet?, 2005) e Sharknado 5: Voracidade Global (Sharknado 5: Global Swarming, 2017). Em 2007 ela interpretou Nana Dawson na série Heroes.


Sisqo (Mark Durell Andrews). Nichelle Nichols, Cuba Gooding, Jr. em Neve pra Cachorro

Na década de 80 Nichelle foi convidada para participar do conselho de administração da NASA, que lhe pediu para participar de seu programa de recrutamento de astronautas para o projeto do ônibus espacial. Infelizmente três de seus recrutas faleceram na explosão da nave Challenger.

Outra tragédia enfrentada pela atriz ocorreu em 1997, quando seu irmão mais novo morreu em um suicídio coletivo em uma seita em Rancho Santa Fé, na Califórnia.

Em 2015 ela sofreu um Acidente Isquêmico Transitório, que limitou seus movimentos. Apesar disto, ela também esteve no elenco de Star Trek: First Frontier (2020) e de Star Trek Renegades OMINARA, que ainda não tem dada para ser lançado.

Nichelle Nichols faleceu no dia 30 de julho de 2022, aos 89 anos de idade. 






Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

3 Comentários