Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o ator e dublador Jimmy Weldon, a voz do Patinho Duque



O ator e dublador Jimmy Weldon, um dos últimos dubladores da Hanna Barbera, morreu no dia 06 de julho, aos 99 anos de idade. Weldon também era um herói da Segunda Guerra Mundial.

Nascido em 1923, Weldon começou a carreira como locutor de rádio, mas logo foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. No front na Europa, criou um programa de rádio que apresentava ao lado de um boneco (Jimmy Weldon era ventríloco), um patinho chamado Webster Webfoot, que ficou tão popular, que os soldados ligavam para o programa, querendo falar apenas com Webster.

Enquanto servia na Alemanha, seu pelotão foi responsável por libertar o famoso e temido campo de concentração de Buchenwald, um dos mais mortais do exército nazista. Foi em Buchenwald que a princesa italiana Mafalda de Saboia foi morta, e entre os sobreviventes resgatados por Wledon estão três ganhadores do prêmio nobel e o então astro mirim francês Robert Clary, que mais tarde ficaria conhecido como o francês Lepeau na série Guerra, Sombra e Água Fresca. Morto em 2022, Clary era o último dos prisioneiros resgatados ainda vivo.

Ao retornar da guerra, Jimmy Weldon levou seu patinho para a televisão, tornando-se um fenômeno entre as crianças.

E|m 1955 Jimmy Weldon começou a trabalhar como ator, aparecendo em algumas séries de televisão. Pouco tempo depois, começou a trabahar como dubalador, e em 1961 foi convidado por William Hanna e Joseph Barbera para duplar o Patinho Duque (Yakke Doodle), amigo do fiel buldogue Chooper.

O personagem, além de ter sua própria série, fazia parte dos desenhos da Turma do Zé Colméia.


Como dublador, também fez personagens em desenhos como Scooby Doo, Super Amigos, Riquinho e Os Flintostones. Jimmy Weldon também apareceu como ator em alguns filmes como O Planeta Fantasma (1961), Chatanooga Choo Choo (1988) e Chutando o Pau da Barraca (1988). Ele também atuou em séries como Os Waltons e Arnold.

Jimmy Weldon em Planeta Fantasma

Apesar de quase centenário, Jimmy Weldon mantinha um canal do Youtube, onde falava sobre suas memórias da guerra.

Leia também:  Atriz Marge Champion, a modelo da Branca de Neve, morre aos 101 anos de idade

Leia também: Curiosidades sobre O Mágico de Oz

Leia também: William Phipps, a voz do Príncipe Encantado de Cinderela

Leia também: Heather North, a voz da Daphne do Scooby Doo

Veja também: Antes e Depois do Elenco de Terra de Gigantes

Veja também: O Primeiro Brasileiro Indicado ao Oscar

Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Siga também nosso Instagram

Siga também no Kwai

Postar um comentário

0 Comentários