Morre o diretor e produtor Bob Rafelson, o criador dos Monkees, aos 89 anos de idade



O diretor, produtor e roteirista Bob Rafelson morreu em sua casa na Califórnia no dia 23 de julho, aos 89 anos de idade. De acordo com sua esposa o cineasta morreu de causas naturais.

Conhecido por revolucionar a geração da "Nova Hollywood" na década de 1970, Bob Rafelson começou a trabalhar como editor de televisão na década de 1950, e em 1966 junto com o amigo Bert Schneider foi o criador da série Os Monkees (The Monkees, 1966-1968), uma série de TV estrelada por uma boy band, surgida na cola da Beatlemania.

Os Monkees fizeram um enorme sucesso, não só na televisão, como também musicalmente, vendendo milhões de cópias. O programa também rendeu aos produtores um prêmio Emmy, em 1967.


Bob Rafelson, Bert Schneider e Os Monkees no Emmy de 1967

Bob também era o narrador do programa, que fazia as vezes de entrevistador com os cantores e chegou a aparecer em um dos episódios. Ele também estreou como diretor cinematográfico com o Os Monkees Estão de Volta (Head, 1968), o longa estrelado pelo quarteto.

Em 1969 ele se juntou com o amigo Jack Nicholson, para quem produziu o sucesso Sem Destino (Easy Ryder, 1969), que alavancou a carreira de Nicholson, até então considerado um ator de filmes B. Rafelson foi produtor da maioria dos filmes que dirigiu, e também produziu A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show, 1971), para Peter Bogdagovich.



Ele voltou a trabalhar com Jack Nicholson em Cada Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces, 1970), que valeu a Bob duas indicações ao Oscar, como diretor e roteirista. Ele e o ator trabalhariam juntos em diversas outras produções.

O diretor ainda fez O Rei da Ilusão (The King of Marvin Gardens, 1972), Guarda-Costas (Stay Hungry, 1976), O Destino Bate à Sua Porta (The Postman Always Rings Twice, 1981), O Mistério da Viúva Negra (Black Widow, 1987), As Montanhas da Lua (Mountains of the Moon, 1990), O Cão de Guarda (Man Trouble, 1992) e Sem Risco Aparente (No Good Deed, 2002).

Ele também foi o diretor do clip All Night Long, de Lionel Richie.

Bob Rafelson era pai de cinco filhos, incluindo o compositor Peter Rafelson, que co-escreveu Open Your Heart, gravada por Madonna.


Jack Nicholson, Jessica Lange e Bob Rafelson nos bastidores de O Destino Bate à Sua Porta






0 comentários:

Postar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil