Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A breve e conturbada atriz Esperanza Baur, a esposa de John Wayne que tentou matá-lo


Em 1946 John Wayne se casou com a atriz mexicana Esperanza Baur, com quem ficou casado por quase uma década. Mas a união do casal era turbulenta, cheia de brigas e acusações, e até uma tentativa de assassinato, que felizmente deu errado.



Esperanza Diaz Ceballos Baur nasceu no México, em 17 de julho de 1920. Neta de um empresário francês que migrou para o México, Esperanza Baur, cujo apelido era Chata, tornou-se atriz na década de 1930.

Ela atuou nos filmes Rancho Alegre (Jalisco Nunca Pierde, 1937), La Valentina (1938), Una Luz en Mi Camino (1939), El Conde de Montecristo (1942) e Guadalajara (1943).


Cartaz de La Valentina, estrelado por Esperanza Baur

Em 1941, enquanto passava férias no México, o astro dos filmes de faroeste John Wayne conheceu Esperanza durante sua viagem. Eles começaram uma relação, mas Wayne ainda era casado com sua primeira esposa, a panamenha Josephine Saenz.

Josephine era a mãe dos quatro filhos do ator (incluindo o ator Patrick Wayne). Wayne pediu o divórcio de Josephine, assinado na noite de natal de 1945. Em janeiro do ano seguinte, ele se casou com Esperanza Baur.


John Wayne e Esperanza Baur

Esperanza foi morar na mansão do ator, junto com os quatro filhos dele. Ela também levou sua mãe para viver com eles em Los Angeles. E tanto Esperanza quanto a sua genitora bebiam muito, o que logo tornou a relação do casal muito turbulenta.

Esperanza ficava frustrada por não ter filhos com Wayne, e por ter abandonado a sua carreira para virar uma dona de casa. 

Em 1947 John Wayne trabalhou no filme O Anjo e o Malvado (Angel and the Badman, 1947), ao lado da jovem Gail Russell. Gail estava começando, e ainda ficava muito nervosa enquanto atuava, e este era o seu primeiro grande filme.

Ela e John Wayne se tornaram amigos, e o famoso cowboy a aconselhava sobre a vida em Hollywood, e dava dicas de atuação. Esperanza Baur começou a acreditar que Wayne e Russell tinham um caso, o que resultou em diversas brigas.


John Wayne e Gail Russell no cartaz de O Anjo e o Malvado

Na noite em que as filmagens acabaram, Wayne chegou tarde em casa, após ter ido na festa do elenco. Chata, como era chamada, estava esperando pelo ator, embriagada. Muito irritada, ela atirou contra o ator assim que ele cruzou a porta de casa, mas errou o alvo.

Na manhã seguinte, ela implorou o perdão de Wayne, e disse que ira parar de beber e agir como "uma esposa de verdade". Esperanza Baur parou então de beber. Mas com uma mãe alcoólatra, sua sobriedade não durou muito tempo.

Wayne despachou a sogra de volta para o México, e fez Esperanza parar de beber novamente. O casal então viveu tranquilamente por um tempo.




A paz, entretanto, durou pouco. Em 1952 o casal hospedou o magnata Conrard Hilton (dono da rede de hotéis Hilton), recém separado da atriz Zsa Zsa Gabor. Wayne teria pego a esposa na cama com Esperanza, e saiu de casa. Conrad Hilton é tio avô de Paris Hilton.

Ele foi viajar por uma longa turnê na América Latina, indo do México a Buenos Aires, com direito a uma passada no Brasil, hospedando-se no famoso Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.




Durante a viagem, o ator conheceu outra atriz mexicana, Pilar Pallette, com quem começou um novo caso. 

John Wayne se divorciou oficialmente em 01 de novembro de 1954. Duas horas depois da assinatura, ele se casou oficialmente com Pilar Pallette.

O divórcio foi amplamente divulgado pela imprensa da época, e diversas acusações vieram à tona. Esperanza afirmava que o marido era infiel, violento, e que a espancava, enquanto o ator descreveu a esposa como "uma festeira bêbada que cairia e depois o acusaria de empurrá-la".

A mexicana ficou com uma gorda pensão, e retornou ao México, onde desapareceu da mídia, só voltando a ser notícia em 10 de março de 1961, quando morreu vítima de um ataque cardíaco, com apenas 40 anos de idade.

Meses depois também morreria Gail Russell, a atriz que ela acreditava ser amante de seu marido, com apenas 36 anos de idade.







Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários