Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre a cantora e atriz Milita Meireles, do trio português Irmãs Meireles



A cantora e atriz portuguesa Milita Meireles morreu no dia 27 de outubro, aos 93 anos de idade. Milita era integrante do famoso trio Irmãs Meireles, que era composto por suas irmãs Rosária e Cidália Meireles. O trio, que foi um dos nomes mais famosos do rádio português, também fez muito sucesso no Brasil, e chegou a ser contratado pela Rádio Record, em 1947, que as apresentava como grandes cartazes internacionais.


Milita Meireles

As Irmãs Meireles


Emiloa Meireles Seabra nasceu na cidade do Porto, em 25 de setembro de 1928, e era a irmã do meio do trio. As Irmãs Meireles começaram a carreira em 1941, na Rádio Nacional de Lisboa, e logo se tornaram um dos grandes nomes do meio artístico português.

A fama das irmãs atravessou os oceanos, e elas fizeram turnês em diversos países, inclusive no Brasil, onde tiveram uma sólida carreira. O Trio também conquistou o cinema, e Milita foi a irmã que mais fez filmes, aparecendo sozinha ou com as outras Meireles nos filmes Um Homem ás Direitas (1944), O Diabo São Elas (1945), Os Vizinhos do Rés-do-Chão (1947), Aqui Portugal (1947) e Bola ao Centro (1947).



As Irmãs Meireles no filme Bola ao Centro





Milita teve também uma breve carreira solo, mas deixou de cantar quando a irmã Cidália Meireles deixou o trio para se casar. Cidália chegou a apresentar o programa Adega da Cidália, na TV Record.

Milita Meireles também se casou em 1952, com um empresário Ricardo Seabra, com quem teve três filhos. Após o casamento, ela se aposentou da vida artística definitivamente. Milita Meireles morreu no Rio de Janeiro, de causas naturais.









A morte de Milita Meireles nos foi informada pelo pesquisador português Paulo Borges, autor do livro Irmãs Meireles, os Rouxinóis de Portugal. Colaboraram também para está nota o pesquisador português Luís Miguel Ribeiro e a pesquisadora e editora brasileira Thais Matarazzo.




Para conhecer mais o trabalho de Thais Matarazzo, acesse aqui.

Com agradecimento especial aos pesquisadores portugueses Luis Miguel Ribeiro  e Paulo Borges, especialista em cinema português. Eles são os donos do acervo fotográfico aqui apresentado.


Leia também: Morre a cantora e atriz Olivinha Carvalho, pioneira do rádio brasileiro

Leia também:  Morre a atriz Joselita Alvarenga, a brasileira que foi casada com Raul Solnado

Leia também:  Morre a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália

Veja também: Homenagem a Ruth de Souza


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram




Postar um comentário

0 Comentários