Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A inesquecível Regina Dourado


Carismática e dona de um talento enorme, a atriz baiana Regina Dourado deixou a sua marca no cinema, teatro e televisão durante sua breve passagem por aqui. Regina nos deixou com 59 anos de idade.





Regina Maria Dourado nasceu em Salvador, Bahia, em 22 de agosto de 1953. Ela começou a atuar aos 15 anos de idade, na Companhia Baiana de Comédias, de Leonel Nunes. Mas Regina não sonhava em ser atriz, queria ser dançarina, cantora, ou professora universitária.

Ela começou a dançar no Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, e fez parte do Grupo Zambo e do Coral Ars Livre.

Em 1978 ela foi convidada pelo diretor Walter Avancini para participar do especial A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água (1978), exibido no programa Caso Especial. No mesmo ano, acabou contratada pela Rede Globo, estreando na novela Pai Herói (1979).



Tessy Callado, Regina Dourado e Glória Menezes em Pai Herói


Ainda em 1979, Regina Dourado estreou no cinema no filme Amante Latino (1979), estrelado por Sidney Magal. Regina interpretava uma cigana, e basicamente aparecia engrossando as cenas de dança durante os musicais protagonizados pelo cantor.



Regina Dourado e Sidney Magal em Amante Latino


Depois a atriz foi para a TV Bandeirantes, onde atuou nas novelas Cavalo Amarelo (1980) e Rosa Baiana (1981). E voltou ao cinema, desta vez como cantora, fazendo parte da trilha sonora de O Encalhe - Sete dias de Agonia (1982), de Denoy de Oliveira.

E foi com Denoy de Oliveira que ela fez seu primeiro grande papel no cinema, interpretando O Baiano Fantasma (1984), que lhe valeu um prêmio no Festival de Cinema de Gramado. Dois anos depois, sob direção de Pedro Jorge de Castro, estrelou o belo Tigipió - Uma Questão de Amor e Honra (1986).

Mas após um bom começo no cinema brasileiro, priorizou a carreira na televisão.


Regina Dourado e Denoy de Oliveira em Gramado





De volta a Globo, a atriz atuou nas minisséries Lampião e Maria Bonita (1982) e O Pagador de Promessas (1988), e viveu a inesquecível Laura (Lala) Sereno em Pão Pão, Beijo Beijo (1983). Também atuou na icônica novela Roque Santeiro (1985).



Regina Dourado em Lampião e Maria Bonita


Laura Cardoso, Regina Dourado e Marcela Muniz em Pão Pão, Beijo Beijo



Regina Dourado e Leina Krespi em Roque Santeiro


Em 1990 Regina Dourado foi para a Manchete, onde atuou em outra importante novela da história da televisão brasileira, o grande sucesso Pantanal (1990). Novamente trabalhando na Rede Globo, emendou diversas novelas, atuando em Felicidade (1991), Renascer (1993) e Tropicaliente (1994) e nas minisséries O Sorriso do Largarto (1991) e Tereza Batista (1992). Por seu trabalho em Renascer, ganhou o Troféu da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor atriz coadjuvante.



Regina Dourado em Renascer


Em 1995 ela fez um enorme sucesso com a Lucineide Salgado na novela Explode Coração (1995), de Glória Perez. Na época, Regina emplacou o bordão "Stop Salgadinho!", que era destinado ao seu marido, vivido pelo ator Rogério Cardoso.





Regina Dourado e Rogério Cardoso em Explode Coração


A atriz ainda fez O Rei do Gado (1996), onde interpretou uma índia, Anjo Mau (1997), Andando nas Nuvens (1999) e Esperança (2002).



Regina Dourado em Anjo Mau



Em 2003 a atriz foi diagnosticada com câncer na mama direita, e precisou se afastar para tratar a doença.

Ela voltou a atuar, fazendo o filme Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco (2004), que acabou sendo seu último trabalho no cinema. O diretor Marcus Vinícius César, na época, definiu a atriz como "uma força da natureza". Por este trabalho Regina Dourado, que ainda atuou nos filmes Corpo em Delito (1990), Corisco & Dadá (1996) e No Coração dos Deuses (1999), ganhou o prêmio de melhor atriz no Cine PE- Festival Audiovisual de Recife.



Regina Dourado em Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco 


Regina ainda atuou na novela Seus Olhos (2004), no SBT, e fez América (2005), sua última novela na Rede Globo.


Regina Dourado em América


Depois Regina Dourado foi para a TV Record, onde fez Bicho do Mato (2006) e Caminhos do Coração (2007), seus últimos trabalhos na televisão. Infelizmente, pouco tempo depois seu câncer retornou, e a atriz afastou-se da vida artística para tratar a doença.



Regina Dourado em Caminhos do Coração


Regina Dourado


Já bastante doente, a atriz participou da encenação de A Paixão de Cristo (2011), na Bahia. No ano seguinte, em 20 outubro de 2012, ela foi internada em um hospital em Salvador. Sete dias depois, em 27 de outubro de 2012, Regina Dourado faleceu, com apenas 59 anos de idade.



Regina Dourado em A Paixão de Cristo








Veja também: Raul Gil já foi ator

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram



Postar um comentário

1 Comentários