Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Elza Soares e o Cinema





Elza Soares é considerada uma das mais importantes cantoras brasileiras, tendo sido eleita em 1999 pela BBC de Londres como a brasileira do milênio. Respeita e premiada, Elza teve uma vida difícil, a começar por sua origem humilde, nascida na favela da Moça Bonita.

Nos documentos, Elza Gomes da Conceição nasceu em 23 de junho de 1930. Mas esta data, na verdade, diz respeito a emancipação da cantora para ela poder se casar, ainda criança (por volta dos 13 anos de idade), após ser estuprada. Seu pai obrigou que ela se casasse com seu agressor. Elza acredita que pode ter nascido em 1933, ou 1937, mas não há registros. Apenas seu pai, seu Avelino, poderia responder, mas ele faleceu há muitos anos.

Após ser forçada a casar, ela teve que abandonar a escola, e passou muitas dificuldades antes de começar a cantar, com 32 anos de idade. Foi nesta época também que Elza conheceu o jogador Garrincha, com quem teve um conturbado relacionamento.


Elza e Garrincha em 1962

Sua trajetória artística é riquíssima, com uma carreira com várias décadas e louros profissionais. Mas como aqui é um site dedicado ao cinema, vamos registrar a trajetória da artista nas telas.

Elza Soares também participou do cinema brasileiro, como cantora, algo muito comum na época. Seu primeiro filme foi Briga, Mulher e Samba (1960), cantando ao lado de Monsueto.


Elza Soares em sua estreia no cinema

Ela ainda apareceria em outros filmes ao longo de sua extensa carreira, inclusive em três do cineasta Mazzaropi: O Vendedor de Linguiça (1962), O Puritano da Rua Augusta (1965) e Um Caipira em Bariloche (1972).



Elza em O Vendedor de Linguiça

Elza em O Puritano da Rua Augusta

Participou também dos filmes A Morte em Três Tempos (1964), Cinema Falado (1986), Chega de Saudade (2007) e Histórias Antes de Uma História (2014), este último uma animação, onde ela dubla a personagem "Feiticeira".


No filme Garrincha: Estrela Solitária (2003), ela foi interpretada pela atriz Thais Araujo.

Thais Araujo e André Gonçalves (que interpretou Garrincha)

Elza Soares sendo homenageada no desfile da escola de samba Mocidade, em 2020


Elza Soares morreu em 20 de janeiro de 2022, aos 91 anos de idade.


Veja Também: Os Artistas Que faleceram em 2022 (In Memoriam)







Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Michael Carvalho Silva22 de janeiro de 2022 às 13:00

    Do pó viestes e ao pó retornarás. Das cinzas às cinzas, do pó ao pó.

    ResponderExcluir