Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Coadjuvantes que Amamos: Rui Rezende


Alto e magro, Rui Rezende ficou marcado por interpretar personagens estranhos e exóticos, e talvez seja mais lembrado como o misterioso Professor Astromar Junqueira, na novela Roque Santeiro (1985).

Na lendária novela de Dias Gomes, Rui Rezende interpretava um personagem que se transformava em lobisomem na obra.


José Pereira Rezende Filho nasceu em Araguari, Minas Gerais, em 18 de novembro de 1937. A carreira de ator surgiu por acaso, quando Rezende vendia livros nas ruas, oferecendo aos clientes que frequentavam bares próximos a teatros.

Certo dia um diretor de TV gostou do seu tipo exótico, e disse que o levaria para a televisão. Mas como este estava um pouco embriagado, Rezende não acreditou no convite. Até que um dia, um assistente do diretor o localizou trabalhando como ambulante, e disse que estava há dias o procurando.

Rezende foi fazer um teste de câmera na TV Tupi, e foi aprovado, estreando na novela Somos Todos Irmãos (1966). Antes dele, havia um apresentador e produtor de nome Rui Rezende, muito famoso na década de 50, com quem sua carreira por vezes é confundida.
Rui Rezende, em pé, no centro, em sua primeira novela

Em seguida, o ator atuou em Angústia de Amar (1967) e foi o "Bicho Magro" em Beto Rockfeller (1968), um dos maiores sucessos da história da teledramaturgia, e depois migrou para a Excelsior, onde atuou em O Tempo e o Vento (1967) e Os Tigres (1968).

Rui Rezende e Fúlvio Stefanini em Os Tigres

De volta a Tupi, atuou em novelas como o sucesso Beto Rockfeller (1968), A Gordinha (1970) e Simplesmente Maria (1970).

Rui Rezende e Nicete Bruno gravando uma cena de A Gordinha

Em 1972, estreou no cinema no filme Jogo de Vida e Morte (1972). No cinema, o ator atuou em quase 30 filmes, entre eles Motel (1974), O Casal (1975), O Pistoleiro (1976), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), Kuarup (1989), Menino Maluquinho 2 - A Aventura (1998), Amor & Cia (1998), Narradores de Javé (2003), Noel - Poeta da Vila (2006), O Homem Que Desafiou o Diabo (2007) e O Segredo dos Diamantes (2014), seu último filme, até o momento.

Ele também atuou em Luar Sobre Parador (Moon Over Parador, 1988), filme norte-americano, dirigido por Paul Mazursky, que tinha no elenco os astros Raul Julia, Richard Dreyfuss e Sammy Davis Jr., além dos brasileiros Sônia Braga, Milton Gonçalves e José Lewgoy.

Betty Faria e Rui Rezende em O Casal

João Carlos Barroso e Rui Rezende em O Pistoleiro

Rui Rezende em O Segredo dos Diamantes

Mas apesar da extensa filmografia, o ator é mais lembrado por seus papéis na televisão. Além do professor de Roque Santeiro, ele também destacou-se como o fotógrafo lambe-lambe Bob Lamb em A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), produzida pela TV Manchete, e como o pianista Menandro Olinda na minissérie Incidente em Antares (1994).

Rui Rezende e Lucinha Lins em Roque Santeiro

Diogo Villela, Elias Gleiser, Paulo Betti, Fernanda Montenegro, Rui Rezende, Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri em Incidente em Antares

Na televisão, também atuou em novelas como O Casarão (1976), Chega Mais (1980), Hipertensão (1986), Olho Por Olho (1988), Kananga do Japão (1989), Aquarela do Brasil (2000), Bang Bang (2006) e A Favorita (2008). Também participou de diversas minisséries e programas como Você Decide, Zorra Total e do humorístico A Grande Família, onde fez seu último trabalho na TV.

Também atuou em A Grande Família - O Filme (2007), filme derivado da serie da Rede Globo.

Rui Rezende e Marieta Severo em A Grande Família

Em 2008 o ator lançou sua biografia, Um Lobisomem Passado a Limpo & Outras Histórias, que fazia referência ao seu personagem em Roque Santeiro.



Em novembro de 2019, aos 81 anos de idade, Rui Rezende reapareceu na mídia, após anunciar que era o mais novo residente do Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.


Em 2021 o ator fez uma participação especial na novela Um Lugar ao Sol (2021).


Marieta Severo e Rui Rezende em Um Lugar ao Sol




Veja Também: A História de Ana Ariel, Filha do Palhaço Piolin




Leia também:  Morre a atriz Djenane Machado 
Veja Também: Shazan, Xerife & Cia

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários