Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A estrela Olivia Newton-John




Cantora, compositora e atriz, Olivia ficou ´mundialmente famosa ao estrelar Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease, 1978), um clássico recente do cinema.


Olivia nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 26 de setembro de 1948. Seu pai era um oficial do MI5 e trabalhou no Projeto Enigma, e sua mãe era filha de Max Born, físico e matemático alemão, que venceu o Prêmio Nobel de Física, e por ser judeu, fugiu da Alemanha devido a perseguição nazista.

Quando Olivia era criança, sua família mudou-se para Melbourne, onde seu pai passou a dar aulas em uma universidade. Aos 14 anos, ela montou uma banda só de garotas, a Soul Four, que começou a se apresentar em programas de rádio e posteriormente na televisão. Na década de 1960 ela venceu um concurso televisivo de talentos, e foi incentivada a ir para a Inglaterra, para alavancar sua carreira. Inicialmente Olivia não queria ir, mas sua mãe incentivou a filha a buscar a fama.

Na época, ela namorava o cantor e ator Ian Turpie, com quem havia estrelado o filme australiano Funny Things Happen Down Under (1966). Ela então terminou o namoro, e mudou-se para a Inglaterra.


No Reino Unido, começou sua carreira cantando ao lado da também australiana Pat Carrol, mas o visto desta venceu e ela precisou retornar ao seu país, fazendo Olivia seguir carreira solo. Em 1968 ela gravou seu primeiro single, mas depois ingressou no conjunto Tomorrow, criado pelo produtor Don Kishner. Com o grupo, atuou no filme Toomorrow (1970), um musical de ficção científica, que foi um retumbante fracasso. Após o lançamento do filme, o grupo se desfez.


Olivia Newton-John seguiu na carreira de cantora, e em 1974 representou o Reino Unido no famoso concurso da Eurovision, ficando em quarto lugar. Os vencedores do ano foram os suecos do Abba, com a canção Waterloo. Encorajada pela cantora Helen Reddy, migrou para os Estados Unidos, onde também continuou fazendo sucesso na música, acumulando 10 músicas no Top 1 das paradas musicais.

Em 1978 o produtor Alan Carr convidou Olivia para estrelar o musical  Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease, 1978). Mas a artista, ainda traumatizada com o fracasso de Toomorow, feito quase 10 anos antes, não se sentia confiante para retornar ao cinema. Olivia pediu para fazer um teste de elenco, para ver se os produtores aprovavam sua interpretação.

Os produtores gostaram, mas reescreveram o roteiro, devido o sotaque australiano de Olivia. Assim, Sandy passou a ser uma aluna australiana, nos Estados Unidos. Mas a cantora não havia sido a primeira opção para o papel.

Susan Dey, de A Família Dó-Ré-Mi (The Partdridge Family) foi a primeira escolhida, mas recusou o papel, que também foi oferecido a Deborah Raffin. Carrie Fisher quase acabou sendo a protagonista, mas não conseguiu conciliar as filmagens com seus trabalhos como princesa Lea na saga Star Wars. John Travolta, para poder atuar no filme, recusou um papel em Menina Bonita (Pretty Babby, 1978), de Louis Malle.




O filme se tornou a maior bilheteria do ano, e sua trilha sonora ficou 12 semanas consecutivas no topo paradas de sucesso. Por seu trabalho, Olivia Newton-John foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz e a canção Hopelessly Devot To You foi indicada ao Oscar de Melhor Canção.

Mas apesar do sucesso, Olivia preferiu dedicar-se a sua carreira de cantora. Ela retornou ao cinema somente após dois anos, no musical Xanadu (Idem, 1980), ao lado de Michael Beck e do veterano Gene Kelly.

Na música, a canção Physical, foi uma das mais tocadas em 1981.

Olivia Newton-John, Gene Kelly e Michael Beck em Xanadu

O filme foi bastante criticado, e Olivia foi indicada ao Framboesa de Ouro, prêmio dado as piores atuações do ano. Apesar disto, seu estilo kitsch fez dele uma obra cultuada por milhares de fãs.

Ainda em 1980, ano de Xanadu, sua irmã mais velha, a também atriz Rona Newton-John, casou-se com o ator Jeff Conway, o Kenickie de Grease. Eles permaneceram juntos até 1985. Leia mais sobre Rona Newton-John aqui.

Olivia Newton-John, Rona Newton-John e Jeff Conway

Com uma carreira esporádica no cinema, Olivia aventurou-se em outros filmes. Seu próximo trabalho cinematográfico foi em Embalos a Dois (Two of a Kind, 1983), onde novamente contracenou com o colega e amigo John Travolta.

Olivia Newton-John e John Travolta em Embalos a Dois

Na década de 80, só retornaria ao cinema em uma participação especial, como ela mesmo, na comédia Ela Vai Ter Um Bebê (She's Having a Baby, 1988). Na década de 90 fez algumas participações em séries de televisão, e atou em três telefilmes, todos eles natalinos. Neste período, atuou em um único filme lançados nas salas de cinema, A Última Festa (It's My Party, 1996), dirigido por Randal Kleiser, o diretor de Grease.

Olivia Newton-John, Doug Sheenan e Juliet Sorci
em Uma Mãe Pelo Natal (A Mom for Christmas, 1990)

Em 2000 retornou ao cinema na comédia Uma Família e Tanto (Sordid Lives, 2000) e em 2008 atuou na série derivada do filme, que foi cancelada após 13 episódios.


Olivia ainda atuou em alguns filmes pouco relevantes, e esteve em Sharknado 5: Voracidade Global (Sharknado 5: Global Swarming, 2017), um filme propositalmente trash, que também é bastante cultuado. Nesta produção, ela contracenou com sua filha, a atriz Chloe Lattanzi.

Chloe Lattanzi e Olivia Newton-John em Sharknado

Chloe é a única filha da artista, fruto de seu casamento com o ator Matt Lattanzi (com quem ficou casada entre 1978 e 1992). Matt contracenou com Olivia em Xanadu, e atuou em Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram (Grease 2, 1982), que era estrelado por Michelle Pffeifer. Este segundo filme não tinha Olivia e Travolta no elenco.

Matt Lattanzi e Olivia-Newton John

O segundo marido de Olivia, o cinegrafista Patrick McDermott, desapareceu durante uma viagem de navio em 1995. Após vários dias de buscas, ele foi dado como morto e a polícia concluiu que ele havia caído ao mar. Porém, em 2016 Patrick foi encontrado vivo, morando no México. Cheio de dívidas, ele havia forjado a própria morte, e foi preso após ser descoberto.

Em 2008 Olivia casou-se novamente, desta vez com o empresário John Easteling.

John Travolta e Olivia Newton-John em 2013

Seu último filme é The Very Excellent Mr. Dundee (2020), protagonizado pelo australiano Paul Hogan (o Crocodilo Dundee).


Rona Newton-John, sua irmã, faleceu de câncer, em 2013.


Lutando contra um câncer mama há anos, Olivia Newton-John faleceu em 08 de agosto de 2022, aos 73 anos de idade.







Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

10 Comentários

  1. Para mim, ouvir Olivia é viajar no tempo, muito talento e sua voz doce e forte embala a gente em uma gostosa sensação dos tempos em que éramos mais felizes, atemporalmente falando, linda demais.

    ResponderExcluir
  2. Uma celebridade inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  3. Linda e talentosa . Uma pena .

    ResponderExcluir
  4. Que descanse em paz, mulher incrível!

    ResponderExcluir
  5. descanse em paz muito linda

    ResponderExcluir
  6. Michael Carvalho Silva10 de agosto de 2022 às 11:00

    Descanse em paz e fique com Deus, querida e belíssima Olivia Newton-John. Ela era espetacularmente sexy, linda, maravilhosa e inesquecível. O mundo infelizmente perdeu para sempre um de seus maiores e mais extremamente sensuais e estonteantes símbolos sexuais femininos e artísticos recentemente. Lamentável.

    ResponderExcluir
  7. Michael Carvalho Silva10 de agosto de 2022 às 11:35

    A saudosa e querida Olivia Newton-John será eternamente cobiçada e admirada pelo mundo inteiro ao longo das gerações.

    ResponderExcluir
  8. Une femme admirable, belle et courageuse. Elle restera toujours dans mon cœur.

    ResponderExcluir