Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre a atriz sueca Bibi Andersson, aos 83 anos de idade

Liv Ullman e Bibi Andersson em Persona

A atriz sueca Bibi Andersson, musa do cineasta Ingmar Bermgan, faleceu em Estocolmo, aos 83 anos de idade.



Berit Elisabeth Andersson nasceu em Estocolmo, em 11 de novembro de 1935. Ela estudou atuação na escola Terserus Drama School e no Royal Dramatic Theatre. Depois de terminar os estudos, fez parte da Royal Dramatic Theatre em Estocolmo, permanecendo como membro da companhia durante dez anos. 

Ela estreou no cinema em seu país natal, a Suécia, em Senhorita Júlia (Fröken Julie, 1951), no mesmo ano em que trabalhou com Bergman pela primeira vez, quando o cineasta a dirigiu em um comercial para detergentes. 

Com o diretor ela atuou em clássicos como O Sétimo Selo (Det sjunde inseglet, 1957), Morangos Silvestres (Smultronstället, 1957) e No Limiar da Vida (Nära livet, 1958), que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Eles voltariam a trabalhar juntos em diversos outros trabalhos, como Quando Duas Mulheres Pecam (Persona, 1966), A Hora do Amor (The Touch, 1971) e Cenas de um Casamento (Scener ur ett äktenskap, 1973).

Bibi Andersson em Morangos Silvestres

Em Hollywood, Bibi não teve uma carreira muito bem sucedida, mas atuou em filmes como Duelo em Diablo Canyon (Duel at Diablo, 1966), Carta ao Kremlin (The Kremlin Letter, 1970), Quinteto (Quintet, 1979) e Aeroporto 79: O Concorde (The Concorde... Airport '79, 1979).

Bibi Andersson em Aeroporto 79: O Concorde


No fim dos anos 1980 e iníco dos anos 1990, Andersson trabalhou principalmente na televisão e em cinema, novamente com Bergman, entre outros. Também foi supervisora do projeto humanitário Estrada para Saravejo.
Em 1990, trabalhou como diretora em Estocolmo. Com mais de 100 trabalhos no currículo, Bibi Andersson trabalhou até 2010. A atriz faleceu em 14 de abril de 2019, aos 83 anos de idade.
A sua morte foi confirmada pela diretora Christina Olofsson, grande amiga de Bibi, que sofria de câncer há alguns anos. Bibi Andersson tinha de sérios problemas de saúde desde 2004, quando sofreu o primeiro ataque cardíaco.

Bibi Andersson, em foto recente

Leia também: O grande Alan Bates

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Por falar na saudosa diva sueca Bibi Andersson, vale afirmar que Anita Strindberg, Maud Adams, Max Von Sydow, Ola Rapace, Stellan Skarsgard e Ulla Bergryd são os seis maiores ícones sexuais suecos de todos os tempos.

    ResponderExcluir